Brasil experimenta o WCT com melhores do mundo na Joaca

A Joaquina teve dias clássicos, com esse, com ondas quilométricas.

A Joaquina recebe o WCT 2003. A partir desta segunda-feira, os melhores do mundo tem encontro marcado com a galera do Brasil. Foto: Felipe Fernandes.
Começa nesta segunda-feira na praia da Joaquina, Florianópolis, a janela de espera do Nova Schin Festival WCT Brasil 2003, décima do Circuito Mundial de Surfe Profissional promovido pela ASP (Association of Surfing Professionals). Paulo Moura (foto) é o brasileiro melhor colocado no WCT, ocupando o vigésimo lugar. Kelly Slater, líder do Tour empatado com o havaiano Andy Irons, chega a Floripa nesta segunda-feira.


Um total de 17 brasileiros compete no Nova Schin Festival WCT Brasil 2003 em Santa Catarina. Além dos nove que integrantes da elite mundial, Renan Rocha (SP), Marcelo Nunes (RN), Rodrigo Dornelles (RS) e Odirlei Coutinho (SP), substituem quatro atletas contundidos: o bicampeão brasileiro Leonardo Neves (RJ), Tânio Barreto (AL) e Diego Rosa (SC), participam como convidados dos organizadores.

 

A Guarda do Embaú é uma praia alternativa para a realização do Nova Schin Festival. Foto: Cristiano Aguiar.
Além deles, o local da Joaquina Fabrício Machado foi chamado na última hora para entrar no lugar de Tim Curran (EUA), que adoeceu e não vem ao Brasil competir.

 

O prazo da décima etapa do ASP World Championship Tour (WCT) começa nesta segunda-feira e vai até 4 de novembro.

 

A sede principal é a praia da Joaquina, Forianópolis, Santa Catarina, mas o evento é móvel e será disputado onde apresentar as melhores ondas no litoral catarinense.

 

Primeira chamada às 10 horas – “O mar está em transformação. Hoje (domingo), tem meio metro de onda no litoral e chuva, porém a previsão é ocorrer a entrada de uma frente fria de Sul, com fortes ventos nesta madrugada ou amanhã (segunda-feira) de manhã”, adianta Xandi Fontes, diretor de prova, ex-juiz do quadro internacional da ASP e atual vereador de Florianópolis, além de presidente da FECASURF (Federação Catarinense de Surf), que organiza o Nova Schin Festival WCT Brasil – junto com as empresas Gate e One Stop.

 

“Vai entrar um swell (ondulação) com mais de 6 pés (2 metros) e nosso objetivo é realizar as baterias nas melhores ondas possíveis”, garante Xandi, que anunciou uma primeira chamada para às 10 horas desta segunda-feira na Praia da Joaquina, quando será decidido pelo início ou não do campeonato no primeiro dia.

 

De toda a elite mundial, o único que não chegou no final de semana em Santa Catarina é o hexacampeão mundial Kelly Slater, que desembarca nesta segunda-feira em Florianópolis.

 

Ele perdeu o vôo que saía da Espanha, onde conquistou sua terceira vitória na temporada e assumiu a liderança do WCT 2003 pela primeira vez desde que retornou ao Circuito Mundial há dois anos.

 

A lista dos brasileiros no ranking é encabeçada por Paulo Moura (PE) em vigésimo lugar, com Victor Ribas (RJ) em 22o., Guilherme Herdy (RJ) em 24o., Peterson Rosa (PR) em 27o., Armando Daltro (BA) em 29o., Neco Padaratz (SC) em trigésimo, Flávio Padaratz (SC) em 31o., Danilo Costa (RN) em 37o. e Fábio Gouveia (PB) na 41a. colocação.

 

Da relação extra de brasileiros, Renan Rocha, Marcelo Nunes e Rodrigo Dornelles, perderam as vagas na elite mundial no ano passado e entram nos lugares dos contundidos Sunny Garcia (Haw), C. J. Hobgood (EUA), Nathan Webster (Aus) e Pat O’Connell (EUA), junto com Odirlei Coutinho (SP), escolhido por ser atleta da equipe Tropical Brasil, marca 100% catarinense que divide o patrocínio do Nova Schin Festival WCT Brasil.

 

O carioca Leonardo Neves, que neste domingo garantiu o bicampeonato brasileiro na etapa final do SuperSurf 2003 em Saquarema (RJ), já era um dos convidados. O alagoano Tânio Barreto e o catarinense Diego Rosa ganharam as duas vagas de wildcard dos organizadores na Tropical Brasil WCT Trials, competição especial que reuniu 32 surfistas do estado e alguns convidados na praia da Joaquina, em Florianópolis, há duas semanas.

 

Organizado pelas empresas Gate e One Stop e pela Federação Catarinense de Surf, o Nova Schin Festival WCT Brasil conta com o patrocínio da cerveja Nova Schin do Grupo Schincariol, do Governo do Estado de Santa Catarina e da Tropical Brasil, primeira marca de surfwear a patrocinar a etapa brasileira do WCT, além do apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Um total de US$ 250 mil será disputado pelos 45 melhores surfistas do mundo e pelos três convidados pelos organizadores.

 

Além da sede na Praia da Joaquina, as outras principais praias que poderão sediar o evento são Campeche, também em Florianópolis; Guarda do Embaú, no município de Palhoça; Silveira, em Garopaba; praia da Vila, em Imbituba; e Prainha, São Francisco do Sul.

 

A transmissão online no Waves.Terra, com vídeo ao vivo e locução em português, depende de onde serão realizadas as baterias.

 

Ranking mundial WCT 2003 após 9a etapa – Billabong Pro Mundaka 2003
 
1 Kelly Slater (EUA) 7428
1 Andy Irons (Haw) 7248
3 Taj Burrow (Aus) 7020
4 Mick Fanning (Aus) 6528
5 Joel Parkinson (Aus) 6300
6 Kieren Perrow (Aus) 6036
7 Taylor Knox (EUA) 5412
8 Michael Lowe (Aus) 5388
9 Dean Morrison (Aus) 5340
10 Daniel Wills (Aus) 5112 –
11 Luke Egan (Aus) 5040
12 C. J. Hobgood (EUA) 5004
13 Cory Lopez (EUA) 4992
14 Shea Lopez (EUA) 4944
15 Damien Hobgood (EUA) 4848
16 Mark Occhilupo (Aus) 4788
20 Paulo Moura (Bra) 4488
22 Victor Ribas  (Bra) 4452
24 Guilherme Herdy  (Bra) 4356
27 Peterson Rosa  (Bra) 4176
29 Armando Daltro  (Bra) 4056
30 Neco Padaratz  (Bra) 4044
31 Flávio Padaratz  (Bra) 3996 
37 Danilo Costa  (Bra) 3372
41 Fábio Gouveia (Bra) 3168

Exit mobile version