Com belas atuações dos cariocas Sergio Penna e Andrea Lopes, o Brasil encerrou sua participação no ISA Masters 2010, disputado em Santa Catalina, no Panamá, com a medalha de bronze por equipes. A Austrália ficou com o título, quebrando uma hegemonia de dois anos da vice-campeã África do Sul.
No último domingo (5/9), foram disputadas as finais das cinco categorias individuais. Sergio Penna e Andrea Lopes alcançaram o segundo lugar nas categorias Kahuna (mínimo de 45 anos) e Feminino Master (mínimo de 35), respectivamente.
Penna, o primeiro brasileiro a garantir vaga na decisão, foi derrotado pelo australiano Rod Baldwin que, vindo da repescagem, soltou seu potente backside nas boas ondas de até 2 metros do pico. O sul-africano David Malherbe (3º) e o peruano Martin Jeri (4º) completaram o pódio.
Já Andrea Lopes, depois de ser eliminada da chave principal por apenas um décimo, garantiu o título da repescagem com uma bela atuação, mas acabou barrada na final pela sul-africana Heather Clark. Andrea somou 14.70 pontos contra 17.86 de Clark.
A terceira colocação ficou com a taitiana Patricia Rossi (12.57) e a australiana Sandra English (11.13) completou o pódio no quarto lugar.
Na Master (mínimo de 35), o catarinense Carlinhos Santos e o carioca Victor Ribas, recuperado de lesão, foram eliminados na decisão da repescagem. O mesmo aconteceu com Fábio Gouveia na Grand Master (mínimo de 40 anos).
O Brasil ainda foi representado na Grand Master por Junior Maciel (9º lugar) e na Kahuna por Alexandre Morse (8º). Entre os veteranos com 50 anos ou mais da Grand Kahuna, Roberto Andrade terminou na oitava colocação.
O ISA Masters 2010 reuniu mais de 120 atletas de 21 países nas ondas de Santa Catalina. Para obter mais informações, acesse o site Panamá ISA World Masters.
Resultados do ISA Masters 2010
Master
1 Andrew Banks (Afr)
2 Brett Bannister (Aus)
3 Dean Hall (Aus)
4 Juan Ashton (Prc)
5 Victor Ribas (Bra)
6 Carlinhos Santos (Bra)
Feminino Master
1 Heather Clark (Afr)
2 Andrea Lopes (Bra)
3 Patricia Rossi (Tah)
4 Sandra English (Aus)
Grand Master
1 Juan Ashton (Prc)
2 Glen Pringle (Aus)
3 Andre Malherbe (Afr)
4 Ricardo Villanueva (Prc)
5 Fábio Gouveia (Bra)
9 Junior Maciel (Bra)
Kahuna
1 Rod Baldwin (Aus)
2 Sergio Penna (Bra)
3 David Malherbe (Afr)
4 Martin Jeri (Per)
8 Alexandre Morse (Bra)
Grand Kahuna
1 Chris Knutsen (Afr)
2 Javier Huarcaya (Per)
3 Kenneth Mayer (Pan)
4 Javier Gorbea (Prc)
8 Roberto Andrade (Bra)
Equipes
1 Austrália – 10.456 pontos
2 África do Sul – 10.196
3 Brasil – 8.770
4 Porto Rico – 8.684