Billabong Rio Pro

Brasil mantém status

Adriano de Souza, Billabong Rio Pro 2011, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). Foto: © ASP / Kirstin.

Adriano de Souza é o atual campeão do Billabong Rio Pro. Foto: © ASP / Kirstin.
Passagem do evento pelo Brasil leva mais de 80 mil pessoas à praia da Barra da Tijuca. Foto: © ASP / Kirstin.

Pelo segundo ano consecutivo, as ondas do litoral carioca serão o palco da elite do surf mundial. Surfistas como Joel Parkinson, Taj Burrow, Kelly Slater, Owen Wright e Jordy Smith disputam o Billabong Rio Pro, válido pela terceira etapa do ASP World Championship Tour.

O evento conta com apresentação da Prefeitura do Rio e Riotur. A realização é da GEO Eventos. Pela primeira vez, uma lista com sete surfistas brasileiros participa do campeonato: Adriano de Souza, Heitor Alves, Gabriel Medina, Miguel Pupo, Raoni Monteiro, Jadson André e Alejo Muniz.

A etapa, que celebra a única parada do circuito na América Latina, levou em 2011 mais de 80 mil pessoas para a praia e ultrapassou os 2 milhões de espectadores na transmissão ao vivo pela internet, além de contar com premiação na casa dos US$ 625 mil dólares e chegar aos Trending Topics Brasil do Twitter durante a final masculina.

“Este é o segundo ano da GEO na realização do evento e para nós é um prestígio imenso ter levado a etapa de volta ao Rio de Janeiro em 2011. Novamente será uma grande oportunidade para o público conferir o campeonato com ídolos mundiais e as estrelas brasileiras da modalidade brilhando nas ondas cariocas”, ressalta Leonardo Ganem, presidente da GEO Eventos.

A Billabong, uma das principais representantes dos esportes de ação e da cultura surf, promove e dá nome à etapa nacional. Além do Brasil, a marca patrocina as mais importantes competições do circuito como Teahupoo (Tahiti) e Pipeline (Hawaii), que encerra a temporada anual no mês de dezembro.

“As etapas masculina e feminina proporcionaram dias de praia cheia. Tivemos a presença do Adriano de Souza na final e a torcida brasileira mostrou toda a sua paixão pelo esporte e possibilitou uma excelente repercussão nacional e internacional”, afima Alessandra Berlinck, CEO do Grupo GSM para América Latina.

“Com o Rio a Billabong reforça os investimentos no Brasil, dando continuidade à maior premiação do circuito e trazendo novidades para que o público interaja cada vez mais com o evento. Além disso, o apoio da Prefeitura do Rio mostra o potencial que temos, seja no surf no Brasil ou na realização de eventos no Rio de Janeiro, com sua beleza e alegria. E dessa vez, a presença de sete brasileiros no tour, uma maioria histórica, nos motiva a fazer da etapa um grande sucesso”, continua Berlinck.

Além dos 34 surfistas que compõem o ranking da ASP (Associação Profissional de Surf), mais dois nomes entram no line-up masculino do evento. Um deles é Peterson Crisanto, surfista paranaense de 20 anos, que venceu uma das etapas do Pro Junior no mês de fevereiro na Austrália e competiu entre os ídolos da elite mundial no Rio Pro de 2011.

“Meu sonho era estar entre os tops do surf e pude realizá-lo no ano passado. Agora tenho a oportunidade de voltar, aprender mais e fazer ainda melhor. O surf jovem do Brasil está em alta e temos que fazer desse momento uma constante, aproveitando a oportunidade de competir em casa e vibrar com a torcida”, comenta Petersinho.

Os outros surfistas do time Billabong, Ricardo dos Santos e Yan Daberkow, também estarão no Rio durante o evento.

A elite feminina está de volta à cidade maravilhosa em 2012 por meio do Billabong Girls Rio Pro, quinta etapa do circuito mundial das mulheres, que traz as brasileiras Silvana Lima, número 5 do ranking, e Jacqueline Silva, além das surfistas estrangeiras como Courtney Conlogue, Stephanie Gilmore, Sally Fitzgibbons, Carissa Moore, Sofia Mulanovich e Alesa Quizon, havaiana vice-campeã mundial do World Junior que entra na lista como wild card.

O evento contará ainda com a presença de Maya Gabeira, big rider carioca que assinou coleção de verão para a Billabong e desembarca no Brasil para acompanhar a etapa e apoiar os atletas, além de atuar na transmissão ao vivo do campeonato via internet.

Diferente do ano passado, desta vez a estrutura da competição contará com três sedes para a realização das baterias, sendo a principal na Barra da Tijuca (Postinho) e as outras duas alternativas no Arpoador e no Canto do Recreio, sempre dependendo das ondas e das condições climáticas. O objetivo da organização do evento é proporcionar melhores condições de onda nessa época do ano, garantindo um evento espetacular.

Sobre o Billabong Rio Pro O Billabong Rio Pro é a etapa brasileira circuito mundial de surf. Está será a terceira etapa do ASP World Championship Tour. O evento é apresentado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e a Riotur, com apoio da Sony Smartphone, Feserj (Federação de Surfe do Rio de Janeiro), Arpoador Surf Club, ASBT, ASCR, FSC. A mídia oficial é Fluir e Waves e a realização é da Geo Eventos.

Sobre a Geo Eventos Dedicada à promoção e realização de eventos nas áreas de esportes, entretenimento e negócios, a GEO tem como objetivo criar eventos com qualidade e emoção em uma experiência que traga valor para as empresas parceiras e para os consumidores.

Sobre a Billabong A Billabong é uma marca australiana fundada em 1973 pelo surfista e shaper Gordon Merchant e por sua esposa, Rena Merchant. Apaixonados pelo lifestyle da cultura surf, foram os inovadores do mercado de boardshorts. No Brasil desde 2000, pelo Grupo GSM Brasil, a Billabong se destaca como uma das principais representantes dos esportes de ação.

Com mais de mil pontos de venda no país, a Billabong desenvolve e distribui produtos de vestuário e acessórios masculinos e femininos para mais de 100 países e possui lojas espalhadas pelas principais cidades do mundo, entre elas Nova York, Sidney, Tóquio, Honolulu, Londres, Los Angeles e Barcelona.

A marca produz uma vasta gama de produtos que incluem a marca Billabong Girls, focada em moda feminina, uma linha especial de boardshorts com mais de 60 modelos desenvolvidas com tecidos tecnológicos, que garantem elasticidade e secagem ultra-rápida, e a coleção sustentável produzida com a fibra de garrafa pet.

Serviço Billabong Rio Pro / Billabong Girls Rio Pro

Quando 9 a 20 de maio de 2012
Locais Barra da Tijuca (sede principal), Arpoador e Canto do Recreio (sedes alternativas), Rio de Janeiro (RJ).
Twitter @billabongbrasil
Facebook Billabong Pro Brasil

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