Katherine Melo 2009

Brasil nas duas finais

Uri Valadão, Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009, Estaleirinho, Balneário Camboriú (SC)

O Brasil já confirmou presença nas decisões do Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009, mas as semifinais que abrem o domingo em Balneário Camboriú também têm representantes de outros países. O octacampeão mundial Mike Stewart é o único estrangeiro no masculino. O havaiano ganhou a bateria mais espetacular do sábado de grandes ondas e ótimo público na praia do Estaleirinho. Ele enfrenta o baiano Renê Xavier, enquanto o atual campeão mundial Uri Valadão pega o capixaba Lucas Nogueira para depois tentar o bicampeonato na etapa catarinense do Circuito Mundial da International Bodyboarding Association (IBA), que ele venceu em 2008.

Na categoria feminina, a defensora do título, Joselaine Amorim, foi barrada pela porto-riquenha Natasha Sagardia. Ela está na primeira semifinal com a espanhola Eunate Aguirre, que foi vice-campeã na etapa de abertura da temporada em Pipeline, Hawaii. A outra vaga será disputada pela tetracampeã mundial Neymara Carvalho e pela cearense Isabela Souza, única menina que tirou uma nota 10 no Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009. No último confronto do dia, ela derrotou a atual vice-campeã mundial Jessica Becker, mas Neymara é a grande favorita.

“Já repeti meu resultado do ano passado aqui e agora pretendo fazer melhor ainda”, promete a capixaba Neymara. “Eu fiquei em terceiro lugar lá em Pipeline e quero subir posições. A Isabela é um dos grandes talentos da nova geração e sei que não vai ser fácil. Mas, sempre que as competições vão afunilando, eu consigo lidar bem com a pressão para continuar fazendo boas apresentações. Vamos ver como vai estar o mar amanhã. Hoje já melhorou a formação e espero que tenha boas ondas ainda para o campeonato terminar bonito neste domingo”, deseja Neymara Carvalho.

A vencedora do confronto brasileiro pega uma estrangeira na final, pois a outra bateria ficou formada por uma atleta de Porto Rico e uma da Espanha. Apesar de Eunate Aguirre ter começado bem o ano no Hawaii, Natasha Sagardia foi uma das destaques do sábado ao igualar o recorde de 16,25 pontos de Neymara Carvalho. O feito foi na vitória sobre a campeã do Katherine Melo Bodyboarding Pro no ano passado, a gaúcha Joselaine Amorim.

“Estou muito feliz por chegar à semifinal aqui no Brasil”, vibrou a porto-riquenha Natasha Sagardia. “Este é o país dos melhores bodyboarders do mundo, sempre me inspirei nos atletas daqui e é um prazer muito grande chegar ao último dia. Quero muito fazer um bom papel amanhã e minha expectativa é conseguir fazer a final neste país lindo”.

No masculino, o baiano Uri Valadão conquistou a última vaga nas semifinais derrotando o nota 10 Roberto Bruno. Ele continua na briga para tentar o bicampeonato no Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009. “Amanhã é um novo dia, hoje já passou e agora quero somente pensar no dia decisivo”, disse Uri Valadão, que falou um pouco sobre o confronto com o cearense. “Eu fiz a semifinal com ele no ano passado e o Roberto Bruno é um dos caras mais casca-grossa que tem no circuito mundial. Todas as disputas com ele são muito difíceis, como foi hoje aqui também”.

O confronto mais sensacional do dia foi o que reuniu o mestre e o pupilo, o octacampeão mundial Mike Stewart e o representante das suas pranchas Science no Brasil, o capixaba Magno Oliveira. O havaiano só conseguiu virar o resultado em sua última onda, quando tirou um 7,75 para somar com a nota 8,25 que já tinha recebido na melhor apresentação da lenda-viva do esporte no Estaleirinho. Maguinho acabou derrotado com a maior nota da bateria – 9,75 – no placar encerrado em 16,00 x 15,25 pontos.

“Eu conversei muito com o Magno antes de entrarmos na água. Para mim, ele é o cara a ser batido, pois tem um estilo muito bonito e surfa muito bem”, elogiou Mike Stewart. “Quando você começa com uma nota alta, a confiança aumenta. No entanto, quando ele tirou aquele 9,75, tive que manter a tranqüilidade para pegar uma onda boa. Foi difícil manter a paciência, mas no final ela veio e consegui a nota que precisava. Espero acordar amanhã e ver ondas maiores. Para mim, fica melhor assim, mas não tenho nem idéia como vou fazer para enfrentar o Renê Xavier, que é muito bom também”.

Outro grande destaque do sábado foi o capixaba Lucas Nogueira, adversário do defensor do título da etapa catarinense na segunda semifinal, o baiano Uri Valadão. Ele estabeleceu um novo recorde de 17,75 pontos para o Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009 na vitória sobre o português Rui Pereira, somando uma nota 9,25 na melhor onda que surfou. “Cheguei até aqui e agora quero ser campeão, pois sei do meu potencial. Acabei de chegar do Hawaii e treinei bastante neste tipo de onda. Estou tendo sorte para achar boas ondas nas baterias e vou em busca do título com certeza. Está tudo conspirando a meu favor, sinto isso”, acredita Lucas Nogueira.

Semifinais Masculina

1 Mike Stewart (Haw) x Renê Xavier (Bra)

2 Uri Valadão (BA) x Lucas Nogueira (Bra)

Semifinais Femininas

1 Eunate Aguirre (Esp) x Natasha Sagardia (Pri)

2 Neymara Carvalho (Bra) x Isabela Souza (Bra)

 

Exit mobile version