Brasil segue com seis no mundial

Leandro Bastos, Billabong World Junior Championships, North Narrabeen, Sydney, Austrália

Leandro Bastos passou pela repescagem e está na terceira fase do Billabong World Junior Championships. Foto: ASP World Tour.com / Tostee.
Nesta quarta-feira o carioca Leandro Bastos e o catarinense Thomas Hermes foram os únicos brasileiros a vencerem suas baterias nas ondas irregulares de até 1,5 metros na praia de Narrabeen, Sydney.

 

O paulista Giancarlo Zampieri foi derrotado na repescagem e terminou em 33o lugar na competição masculina e paraibana Diana Cristina, de apenas 15 anos, ficou em quinto lugar na estréia da categoria feminina no Billabong World Junior Championship.

 

A Austrália tem duas favoritas para levar o primeiro título das surfistas com até 21 anos
da história da Association of Surfing Professionals, mas o Brasil busca o tetra no masculino com seis classificados.

 

O atual campeão Pablo Paulino, Jean da Silva, Thiago Camarão e Eduardo Rolins já tinham garantido seus nomes com as estréias vitoriosas no último dia de 2005, quando foi disputada a primeira fase classificatória da sétima edição do mundial.

 

Depois da folga geral na terça-feira devido à falta de boas ondas em North Narrabeen, a competição foi reiniciada no dia seguinte, em condições ainda bastante irregulares, com as quartas-de-final femininas.

 

A sul-africana Nikita Robb somou imbatíveis 15,50 pontos entre as meninas para despachar a sensação havaiana Carissa Moore na primeira bateria do dia. Na segunda, a grande favorita Jessi Miley-Dyer marcou 14,66 pontos para bater a francesa Pauline Ado.

 

Na terceira, Nicola Atherton venceu o confronto australiano com Stephanie Gilmore, a algoz da brasileira Taís de Almeida nas oitavas-de-final realizadas na segunda-feira em Sydney.

 

A última esperança de o Brasil conquistar o primeiro título feminino da história do mundial era a paraibana Diana Cristina, mas ela atrapalhou uma onda da japonesa Mizuki Hagiwara e como penalidade somou apenas a nota de uma onda e metade da outra, contra duas da adversária.

 

Ela só pegou uma onda boa e nela tirou a maior nota da bateria – 4,17. Porém, totalizou somente 5,06 pontos e foi derrotada pelas notas 3,60 e 2,97 da japonesa, que seguiu para enfrentar a australiana Nicola Atherton nas semifinais.

 

As condições do mar não eram boas para as fases decisivas do primeiro título feminino, então a repescagem masculina foi atração do restante do dia.

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos do Billabong World Junior Championships

 

##

 

Prejudicada por uma interferência que cometeu, Diana Cristina deu adeus à prova em North Narrabeen, Sydney, Austrália. Foto: ASP World Tour.com / Tostee.
Três dos sete representantes do Brasil no Billabong World Junior Championship 2005 não venceram suas baterias de estréia na Austrália e competiram na quarta-feira de ondas irregulares e céu nublado em North Narrabeen: Thomas Hermes, Giancarlo Zampieri e Leandro Bastos.

 

O catarinense Thomas Hermes foi o primeiro a se apresentar e vingou a derrota de Diana Cristina ao despachar o japonês Masato Nakano pelo apertado placar de 13,67 x 12,90 pontos.

 

A vitória foi confirmada com uma nota 7,67 em sua quarta onda, quando superou as notas 6,17 e 6,73 que seu adversário já tinha recebido.

 

Mas, na disputa seguinte, o paulista Giancarlo Zampieri acabou eliminado pelo sul-africano Keegan Nel também por uma pequena diferença: 11,10 x 10,67 pontos.

 

No entanto, o saldo terminou positivo para o Brasil com o carioca Leandro Bastos atropelando o espanhol Gonzalo Zubizareta. O brasileiro não começou bem, mas assumiu a ponta com uma nota 6,17 em sua terceira tentativa e depois pegou mais duas ondas abrindo uma parede mais longa para manobras.

 

Nelas, arrancou notas 7,17 e 7,67 dos juízes para garantir classificação para a terceira fase com uma folgada vantagem de 14,84 x 10,57 pontos.

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos do Billabong World Junior Championships

Baterias da terceira rodada

 

1 TJ Barron (Haw) x Brandon Jackson (Afr)
2 Hank Gaskell (Haw) x Yujiro Tsuji (Jap)
3 Keegan Nel (Afr) x Granger Larsen (Haw)

4 Aritz Aranburu (Esp) x Thomas Hermes (Bra)
5 Stirling Spencer (EUA) x Dion Agius (Aus)
6 Kekoa Bacalso (Haw) x Eduardo Rollins (Bra)
7 Rhys Bombaci (Aus) x Damien Fahrenfort (Afr)

8 Pablo Paulino (Bra) x Laurie Towner (Aus)
9 Dustin Cuizon (Haw) x Beau Walker (Aus)
10 Alex Gray (EUA) x Mitchell Coleborn (Aus)
11 Jordy Smith (Afr) x Matt Wilkinson (Aus)

12 Michel Bourez (Tah) x Thiago Camarão (Bra)
13 Shaun Payne (Afr) x Bobby Hansen (Nzl)
14 Brian Toth (Pri) x Romain Laulhe (Fra)
15 Jean da Silva (Bra) x Kai Barger (Haw)
16 Jeremy Flores (Fra) x Leandro Bastos (Bra)

 

 

Exit mobile version