Brasil X EUA marca finais na Bahia

Neco Padaratz, Billabong Costa do Sauípe 2005, Bahia

Neco Padaratz segue quebrando as ondas da Bahia. Foto: Ader Oliveira.
Em mais um dia de disputas acirradas foram definidos os semifinalistas do Billabong Costa do Sauípe, etapa de nível 5 estrelas do WQS que acontece no litoral norte baiano.

 

A prova termina neste domingo e distribui um total de US$ 100 mil em prêmios, com o campeão recebendo um cheque de US$ 12 mil e somando 2 mil pontos no ranking da divisão de acesso do circuito mundial.

 

Apenas brasileiros e norte-americanos permanecem na briga pelo título da primeira competição internacional sediada pela Bahia.

 

Brett Simpson surge como zebra na prova e encara Neco na semifinal. Foto: Ader Oliveira.
E o duelo Brasil x EUA toma conta das semifinais, com Adriano Mineirinho enfrentando Alex Gray na abertura da semi e Neco Padaratz duelando contra Brett Simpson na bateria seguinte.

 

O sábado teve início com as baterias restantes da quinta rodada. Neco Padaratz garantiu a segunda posição na disputa contra o norte-americano Ben Bourgeois e o havaiano TJ Barron.

 

Em seguida, o paulista Beto Fernandes caiu diante dos jovens Shaun Cansdell e Daniel Redman.

 

Com o novo formato do WQS, as etapas de níveis 5 e 6 estrelas contam com baterias homem-a-homem a partir das oitavas-de-final. Seis brazucas chegaram a este round, mas quatro deles se enfrentaram nas primeiras baterias.

 

No primeiro confronto das oitavas, Adriano Mineirinho não teve dificuldades para barrar o carioca Yuri Sodré. Em seguida, o cearense Dunga Neto arrebentou para dar fim à trajetória do pernambucano Paulo Moura.

 

Duas baterias depois, o alagoano Tânio Barreto perdeu por pouco para o taitiano Alain Riou. Tânio ficou boa parte do tempo na liderança, mas Riou virou nos últimos minutos.

 

O sexto confronto contou com o catarinense Neco Padaratz e o aussie Shaun Cansdell. O bicampeão mundial do WQS abusou das fortes rasgadas e batidas de frontside para arrancar nota 8.00 dos juízes em sua melhor onda, deixando Cansdell fora da prova.

 

 

##

Adriano Mineirinho está em ótima fase e desponta como candidato ao título no Sauípe. Foto: Eduardo Moody.
Nas quartas-de-final, Adriano Mineirinho travou um belo duelo com o cearense Dunga Neto. Mineirinho abriu a disputa com duas boas ondas e dificultou bastante as ações de Dunga, que ainda reagiu com fortes pauladas de backside, mas não conseguiu sobreviver à batalha.

 

?Pôxa, consegui vencer duas baterias inacreditáveis hoje, mas espero que o meu dia seja amanhã, pois quero muito vencer este campeonato?, revela Adriano, que vem de uma semifinal na etapa realizada nas Ilhas Maldivas.

 

Num confronto com ondas demoradas, o norte-americano Alex Gray despachou o taitiano Alain Riou e surge como uma das revelações da prova.

Alex Gray comemora 19 anos com um belo desempenho na etapa. Foto: Ader Oliveira.

 

?Estou muito feliz, hoje é o meu aniversário e esse é o meu melhor presente. Eu queria muito me classificar, mas já estava sentindo um pouco de cansaço agora. Como vou viajar amanhã, já tive que arrumar as malas, mas está difícil se concentrar. Este lugar é lindo, o hotel é maravilhoso, as pessoas, a música, as meninas são lindas e não dá nem vontade de ir embora?, diz um deslumbrado Alex Gray, que está completando 19 anos de idade, um a menos do que seu adversário Adriano de Souza.

 

?Estou louco para chegar logo amanhã para disputar esta bateria. O Adriano é um dos melhores que eu vi surfar aqui nestas ondas, também já vi ele competindo lá nos Estados Unidos, é um ótimo surfista, está em casa, mas quero ver se consigo pegar boas ondas para tentar chegar na final?, falou Gray.

As séries passaram a ficar cada vez mais escassas no Sauípe, deixando as baterias tensas. Neco Padaratz largou na frente no confronto contra o norte-americano Ben Bourgeois e pouco tempo depois a calmaria tomou conta do outside.

 

Depois de alguns minutos, Bourgeois reagiu com uma boa esquerda que emendou até o inside e passou a ameaçar o catarinense. Mas, para a alegria da torcida brasileira, o norte-americano não conseguiu virar a bateria e terminou a prova na quinta posição.

 

?A condição do mar está muito dificil, tipo loteria, porque você pega a onda mas não sabe realmente o que vai acontecer. Quando a série entra, parece que vai vir aquele tapete cheio de onda, mas aí dá aquela morrida e isso traz muita tensão para a gente lá dentro. Ainda bem que minha primeira onda abriu inteira e deu para tirar a nota que foi decisiva, pois a gente ficou praticamente boiando a bateria toda?, contou Neco

 

 

##

Ben Bourgeois foi barrado por Neco Padaratz nas quartas-de-final. Foto: Eduardo Moody.
A última bateria do dia marcou a eliminação do aussie Adrian Buchan, atual líder do WQS. Buchan foi surpreendido pelo norte-americano Brett Simpson, que ocupava a 199a posição no ranking antes desta etapa.

 

?Tudo bem, eu não podia fazer nada porque não veio muita onda na bateria. Mas gostei muito daqui da Bahia, o lugar é muito bonito, o hotel que a gente ficou é excelente e o campeonato deu onda todo dia?, falou Adrian Buchan, que ainda não quer pensar em título mundial do WQS.

 

?Consegui mais um bom resultado para tentar confirmar minha vaga no WCT, mas ainda têm muitos campeonatos pela frente?.

Adrian Buchan, atual líder do WQS, foi surpreendido por Brett Simson na última bateria do dia. Foto: Ader Oliveira.

 

Já Brett Simpson era só alegria, pois mesmo que seja derrotado por Neco Padaratz, este já é o melhor resultado da sua carreira.

 

?Dei sorte em pegar uma boa onda no início e de não ter entrado mais nenhuma série boa durante a bateria. As ondas estão legais aqui e mesmo que diminua ainda mais, tem esse inside que está funcionando bem?, opinou Simpson, que comentou sobre seu confronto com Neco Padaratz na semifinal.

 

?Ele é o surfista mais forte que está aqui e eu vou ter que jogar o meu jogo amanhã. Tomara que dê certo?, disse Brett Simpson.

 

As semifinais começam às 10h20, logo depois das primeiras baterias do Von Zipper Air Show, que serão iniciadas às 9 horas. Depois, vem a final da disputa especial de aéreos que vai dar 600 dólares ao campeão e às 12h10 entra no mar a grande final do Billabong Costa do Sauipe WQS.

 

Também subirá no pódio o surfista que conseguir tirar a maior nota da competição e por enquanto o dono do cheque de 600 dólares oferecido no Kustom Best Wave é do australiano Shaun Cansdell, que recebeu uma nota 9,57 em sua estréia na Bahia na quinta-feira.

 

O Billabong Costa do Sauipe WQS é válido como a 14a etapa do World Qualifying Series, tem nível 5 estrelas e distribuirá 100.000 dólares em prêmios com o patrocínio da Costa do Sauípe e Billabong, co-patrocinio da Von Zipper e Kustom, apoio das lojas de surfwear Bali, Star Point, Central Surf, Overboard, Bleat Surf Shop, SP Surf, Mahalo, G-Zero, Surf Trip, KYW Boardstore e Uluwatu Surfstore e da Federação Baiana de Surf (FBS), com organização da ASP South America e divulgação oficial do programa Zona de Impacto do Sportv, Rádio Transamérica FM, Revista Fluir e site Waves.Terra.

 

Exit mobile version