ASP World Masters

Brasileirão no Arpex

0

Victor Ribas mantém 100% de aproveitamento e garante classificação às quartas. Foto: © ASP / Cestari.

As tradicionais esquerdas do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ), voltaram a funcionar na manhã deste sábado e os brasileiros deram um grande passo rumo às quartas-de-final do SuperSurf ASP World Masters 2011.

 

Em ondas de até 1 metro e boa formação, foram realizadas todas as baterias da quarta rodada da categoria Master. Pela primeira vez em todo o campeonato, as maiores séries quebraram bem encostadas ao famoso pontão de pedras do Arpex.

 

Sete brasileiros continuam firme na briga por uma das oito vagas para a próxima fase. Victor Ribas manteve 100% de aproveitamento e lidera o ranking geral com 40 pontos. Situação parecida com Fábio Silva e Guliherme Herdy, que também venceram neste sábado e praticamente garantiram classificação.

 

Fábio Gouveia, Teco Padaratz e Peterson Rosa também mandaram bem e estão próximos das quartas. Gouveia e Teco ganharam suas respectivas baterias e Peterson foi o segundo na disputa vencida por Fábio Silva. Renan Rocha ficou em terceiro na sua e é outro na briga. Resta apenas um round para o término da primeira fase e os atletas têm direito a descartar o pior resultado.

 

Fábio Gouveia e o paulista Ricardo Toledo foram os primeiros a entrar em ação. Quem se deu melhor foi o paraibano, que confirmou a vitória depois de espancar uma esquerda e conseguir nota 6.15. Ricardo Toledo acabou em terceiro, atrás do australiano Nathan Webster. Barton Lynch, campeão mundial de 1988, ficou em último e não surfou nenhuma onda na bateria.

 

“Foi engraçado, o Barton (Lynch) não tinha pegado nenhuma onda e no final me perguntou o que deveria fazer. Orientei ele a ir mais para o inside, pois eu já tinha surfado duas e estava esperando uma melhor no pontão. Ele remou para dentro e a série apareceu bem nessa hora (risos)”, relata Gouveia.

 

“As ondas aumentaram um pouco só que estão demoradas. Em alguns momentos fica difícil. Eu dei sorte de pegar uma ali no começo e depois uma mais para o meio. Mas é aquela coisa, algumas baterias vão ter mais onda e outras não. Continua uma loteria”, comenta o brasileiro. 

 

A bateria seguinte teve boas ondas e o cearense Fábio Silva soube aproveitar para garantir mais 10 pontos e praticamente selar sua classificação às quartas-de-final, quando os confrontos passam a ser em formato homem-a-homem na capital carioca.

 

Foi a segunda vitória do brasileiro, que inverteu a direção da prancha com snaps, jogou muita água nas rasgadas e até arriscou um aéreo para somar 12.75 pontos e vencer o conterrâneo Peterson Rosa (2º), o australiano e tricampeão mundial Master Gary Elkerton (3º) e o norte-americano Marty Thomas (4º).

 

“Vai chegando as baterias decisivas e temos que arriscar cada vez mais. Soltei aquele aéreo e deu certo. Agora pretendo soltar cada vez mais esse tipo de manobra. Fui campeão da triagem, cheguei até aqui e agora quero vencer. As ondas estão boas, graças a Deus, e o público tem sido maravilhoso”, diz Fábio.

 

Jojó de Olivença ficou em quarto lugar na última bateria do dia, vencida pelo brasileiro Victor Ribas e que teve aussie Luke Egan em segundo e o norte-americano Shea Lopez em terceiro. Com os resultados de hoje, Jojó e Ricardo Toledo deram adeus às chances de classificação.

 

Agora é a vez da categoria Grand Master entrar na água no Arpex. Clique aqui para ver o evento ao vivo.

 

Confira mais notícias em nossas próximas atualizações.

 

Ranking geral da primeira fase da categoria Master depois de quatro rodadas (classificam-se os oito primeiros)*

 

1 Victor Ribas (Bra) – 40 pontos

2 Fábio Silva (Bra)34

2 Guilherme Herdy (Bra) – 34

4 Renan Rocha (Bra) – 31

4 Peterson Rosa (Bra) – 31

4 Luke Egan (Aus) – 31

4 Shea Lopez (EUA) – 31

7 Nathan Webster (Aus) – 28

7 Fábio Gouveia (Bra) – 28

7 Teco Padaratz (Bra) – 28

7 Mark Occhilupo (Aus) – 28

12 Richard Lovett (Aus) – 25

12 Tom Curren (EUA) – 25

12 Kaipo Jaquias (Haw) – 25

15 Rob Bain (Aus) – 22

16 Ricardo Toledo (Bra) – 16

17 Derek Ho (Haw) – 13

17 Jojó de Olivença (Bra) – 13

19 Richie Collins (EUA) – 10

19 Jake Patterson (Aus) – 10

21 Barton Lynch (Aus) – 7

21 Gary Elkerton (Aus) – 7

21 Brad Gerlach (EUA) – 7

24 Marty Thomas (EUA) – 4 

 

*O pior resultado é descartado.

 

Leia mais 

 

Sudoeste atrapalha legends

 

Gerlach é bossa nova