Brasileiras arrepiam em Fistral

0

Silvana Lima não teve dificuldades para vencer a segunda bateria do dia. Foto arquivo: Nancy Geringer.
Depois de dois adiamentos consecutivos, o Rip Curl Newquay Board Masters tinha que ser iniciado na quarta-feira em qualquer condição de mar, já que as duas categorias têm que terminar até domingo na Inglaterra.

 

E foi em ondinhas de meio metro que as duas competições estrearam na mais uma vez lotada Fistral Beach.

 

As disputas começaram com o Nokia Pro e a campeã brasileira Silvana Lima marcou com vitória a estréia do Brasil em Newquay.

 

Nas baterias seguintes, a paulista Cláudia Gonçalves passou em segundo e a catarinense Jacqueline Silva também venceu, mas a paulista Suelen Naraisa acabou eliminada por incríveis dois centésimos de diferença.

 

A prova tem nível 5 estrelas e vale dois mil pontos no WQS feminino, com a diferença de que a premiação é de US$ 25 mil. As brasileiras quase repetiram os 100% de aproveitamento dos brasileiros que estrearam no Japão na mesma quarta-feira.

 

A cearense Silvana Lima não teve dificuldades para vencer a segunda bateria do dia somando 11,34 pontos em suas duas melhores ondas, contra 6,47 da segunda colocada, a australiana Sheridan Shields, 5,93 da sul-africana Sarah Johnston e somente 2,93 da inglesa Robyn Davies.

 

Na disputa seguinte, a paulista Cláudia Gonçalves enfrentou duas australianas e só não foi melhor do que Sarah Beardmore, mas despachou Amanda Clegg e já está escalada para inaugurar a segunda fase junto com a campeã brasileira Silvana Lima. As duas vão tentar uma dobradinha contra a experiente australiana do WCT, Melanie Redman-Carr, e Lisa Hurunui, da Nova Zelândia.

 

Na terceira bateria, a catarinense Jacqueline Silva não conseguiu encontrar boas ondas, porém mesmo somando apenas 8,50 pontos conseguiu superar suas adversárias para estrear com vitória no Nokia Pro. A neozelandesa Lisa Hurunui passou em segundo lugar e a australiana Carly Smith e a inglesa Renee Godfrey foram eliminadas da competição.

 

Na sétima bateria, a norte-americana Leilani Gryde disparou na frente e venceu a disputa com 11,84 pontos. A briga pela segunda vaga nas ondinhas de Fistral Beach foi intensa e a classificação acabou definida por centésimos de diferença.

 

Pior para a paulista Suelen Naraísa, que terminou eliminada pela francesa Amandine Sanchez com um incrível placar de 6,76 x 6,74 pontos. Quem também lamentou as difíceis condições do mar foi a top do WCT, Heather Clark, da África do Sul, que ficou em último lugar com 6,00 pontos.

 

Segunda fase 


1 Melanie Redman-Carr (AUS), Silvana Lima (CE), Cláudia Gonçalves (SP) e Lisa Hurunui (NZL)
2 Jacqueline Silva (SC), Nicola Atherton (AUS), Sheridan Shields (AUS) e Sarah Beardmore (AUS)