A decisão do título mundial feminino de Longboard está confirmada entre os dias 21 a 25 de novembro na China. O Brasil pode ter cinco participantes no Swatch Girls Pro China nas ondas de Riyuewan, Wanning, na ilha Hainan.
A catarinense Karina Abras e as cariocas Chloé Calmon e Cris Pires estão entre as top-18 da ASP, que têm suas inscrições garantidas pelo ranking mundial do ano passado. Mais duas entrariam como convidadas da ASP South America, que indicou a pernambucana Atalanta Batista e a paranaense Fernanda Daitchman.
Atalanta Batista é a mais jovem, tem apenas 21 anos e acabou de conquistar o tricampeonato brasileiro de Longboard Profissional no último fim de semana na praia do Cupe, Ipojuca, cidade onde mora no litoral Sul de Pernambuco.
Ela é de uma família de surfistas. O pai tem escolinha de surf perto de casa na praia de Maracaípe e o irmão mais velho é Halley Batista, que compete bem de pranchinha e de pranchão também, ganhando o mesmo evento no domingo.
“Pra mim vai ser uma honra poder representar o Brasil no Mundial de Longboard lá na China e estou muito feliz com este convite”, diz Atalanta Batista. “Eu vou treinar bastante pra poder mostrar o meu surf lá fora, entre as melhores do mundo. Esse ano eu participei de um evento profissional, nível 3 estrelas na Inglaterra, fiquei em terceiro lugar e foi muito legal porque já deu para ver algumas meninas que vão competir em novembro na China”.
A pernambucana vem dominando o Longboard feminino brasileiro e começa a ganhar experiência internacional para tentar se tornar a primeira campeã mundial do Brasil na história da modalidade na ASP. Ela venceu as três etapas do Circuito Brasileiro deste ano para sacramentar a conquista do tricampeonato consecutivo com 100% de aproveitamento.
“Foi muito importante esse campeonato que eu participei em agosto na Inglaterra”, continua Atalanta. “Fiquei feliz pela minha colocação, consegui mostrar um pouco do que eu sei lá e vou treinar bastante pra poder fazer bonito para o Brasil lá na China. Recebi essa confirmação depois que ganhei o título brasileiro no sábado e agora o foco é o Mundial, vou treinar pra isso”.
Em 2010, as três ranqueadas do Brasil participaram do Mundial de Longboard da ASP na França, mas não passaram da primeira fase na Côte des Basques, em Biarritz. As cariocas Cris Pires e Chloé Calmon perderam para as norte-americanas Summer Romero e a campeã mundial Jennifer Smith, respectivamente. E a catarinense Karina Abras foi barrada pela japonesa Yoko Furuichi na última chance de classificação brasileira para as oitavas de final naquele ano.
A China já recebeu uma etapa do ASP Women´s Longboard Tour no ano passado e a vencedora nas mesmas ondas de Wanning, na ilha Hainan, foi Lindsay Steinriede na final norte-americana contra Kassia Meador. As brasileiras Karina Abras e Chloe Calmon venceram uma bateria e ficaram em nono lugar nas oitavas de final na estreia da China no calendário da ASP.
Top 18 do ranking mundial de Longboard da ASP
Lindsay Steinriede (EUA)
Kassia Meador (EUA)
Jennifer Smith (EUA)
Chelsea Williams (Aus)
Ophelie Ah-Kouen (Reu)
Kelia Moniz (Haw)
Kaitlin Maguire (EUA)
Justine Dupont (Fra)
Karina Abras (Bra)
Leah Dawson (EUA)
Chloé Calmon (Bra)
Summer Romero (EUA)
Kelly Nicely (EUA)
Miku Uemura (Haw)
Yuko Shimajiri (Jap)
Amy Trujillo (EUA)
Coline Menard (Fra)
Cristiana Pires (Bra)