A primeira fase do Oi Rio Women’s Pro não foi nada boa para as brasileiras em Itaúna, Saquarema (RJ).
Em ondas de 1 metro e séries maiores, com formação regular, Tainá Hinckel e Silvana Lima perderam sua respectivas baterias e irão para o tudo ou nada na repescagem.
Vencedora da triagem, Tainá estreou no pior momento do mar e perdeu para a australiana Stephanie Gilmore, que precisou de apenas 6.33 para vencer a brasileira e a compatriota Keely Andrew.
Cada atleta surfou somente uma onda na bateria. Tainá obteve 1.50, enquanto Keely ficou em terceiro lugar com 0.50.
Na última bateria do dia, Silvana Lima lutou muito pela vitória e até cresceu de produção nas últimas ondas, mas suas notas 5.23 e 7.10 não foram suficientes para impedir a classificação da francesa Johanne Defay, autora de 7.50 e 8.10.
“A bateria acabou sendo mais fácil do que eu esperava”, disse Johanne Defay. “Acho que tive bastante sorte, pois nunca se sabe o tamanho das ondas aqui no Brasil. Na Barra (da Tijuca), eu sabia que poderia ficar grande, mas não gigante. Aqui tem muita água nas ondas e me lembrou um pouco Margaret River (Austrália). Por isso, eu trouxe muitas pranchas para cá, umas treze (risos), porque não sei o que posso encontrar aqui”.
Além de Johanne, destaque para a havaiana Coco Ho, que somou 8.50 e 6.17 nas duas melhores ondas.
“Esta é a minha primeira vez em Saquarema e a área da competição é gigante”, disse Coco Ho. “Tenho a sorte de estar trabalhando com o Leo Neves, que é local daqui, mas é meio difícil captar tudo que ele tem pra me passar. Sou o tipo de atleta que não gosta de receber muita informação, mas para aprender como surfar uma onda nova, é necessário concentrar e escutar tudo. Fazia muito tempo que eu não vencia bateria na primeira fase, então estou amarradona”.
Segunda fase
1.a: Tatiana Weston-Webb (HAV) x Laura Enever (AUS)
2.a: Nikki Van Dijk (AUS) x Bronte Macaulay (AUS)
3.a: Tyler Wright (AUS) x Tainá Hinckel (BRA)
4.a: Carissa Moore (HAV) x Bianca Buitendag (AFR)
5.a: Lakey Peterson (AUS) x Pauline Ado (FRA)
6.a: Keely Andrew (AUS) x Silvana Lima (BRA)