Depois da realização do Búzios Bodyboarding 2009, no começo de outubro, as atenções do Circuito Mundial Feminino IBA (International Bodyboarding Association) voltam-se para Isla Margarita, Venezuela.
Entre os dias 22 e 25 de outubro, as melhores competidoras do mundo partem em busca da última chance de trocar pontos internacionais antes da parada final do tour, em Confital, Ilhas Canárias. O evento distribui 1.000 pontos no ranking para a campeã.
As brasileiras vêm com todas as forças para tentar manter o título mundial no país. A atual campeã, Neymara Carvalho, sustenta uma pequena diferença para a segunda colocada Eunate Aguirre, do País Basco, e precisa melhorar uma terceira posição para trocar seus pontos.
Já a macaense Jéssica Becker, campeã do Búzios Bodyboarding, entra de vez na briga pelo título depois de encostar nas líderes Neymara Carvalho e Eunate Aguirre.
Com a vitória no evento brasileiro, Jéssica diminuiu a diferença para menos de 250 pontos e agora precisa manter a boa fase para melhorar a segunda posição da temporada passada. Além disso, a cearense Isabela Sousa, bicampeã latina em 2006 e 2008, também cresce na reta final e agora está na briga por seu primeiro caneco do tour IBA.
A competição na Venezuela também é válida pela última etapa do Circuito Latino-Americano, tanto para as mulheres quanto para os homens. Sendo assim, os homens também competem em Isla Margarita na mesma data, mas sem contar pontos para o ranking mundial.
As chances dos brasileiros serem coroados campeões latinos são grandes. O Brasil possui os três primeiros lugares em ambas categorias. Entre os homens, quem lidera é o capixaba Magno Oliveira, seguido de perto pelo carioca Guilherme Tâmega e pelo baiano Uri Valadão.
Entre as mulheres, a cearense Isabela Sousa parte para a Venezuela buscando manter o título conquistado na temporada passada. A atleta do Ceará, além de buscar uma melhor posição no circuito mundial, também batalha para faturar o tricampeonato latino. No entanto, a vida de Isabela promete ser dura, afinal a atleta cearense tem pela frente a líder do circuito latino Maylla Venturin, do Espírito Santo.
Além das disputas de bodyboarding, o evento conta pontos no circuito mundial de Drop Knee. Os atletas disputam 1.000 pontos no tour, atualmente liderado pelo havaiano Dave Hubbard. Dave venceu as duas etapas do tour mundial de Drop Knee, em Sintra e Ferrol, e credencia-se como grande favorito a conquista do título mundial.
Para obter mais informações sobre o evento, entre em contato pelo telefone (0xx21) 8697-5100 ou envie mensagem para chicogarritano@yahoo.com.br.
Ranking mundial Feminino faltando duas etapas
1 Neymara Carvalho (Bra) – 5240 pontos
2 Eunate Aguirre (Euk) – 5225
3 Jéssica Becker (Bra) – 5015
4 Luz Marie Perez (Prc) – 4385
5 Isabela Sousa (Bra) – 4350
6 Catarina Sousa (Por) – 4190
7 Rita Pires (Por) – 3965
8 Natasha Sagardia (Prc) – 3495
9 Lummar Guittard (Ven) – 3005
10 Izamar Vivas (Ven) – 2850