Brasileiro amador esquenta Maresias

Mateus Toledo, Hang Loose Surf Attack 2005, Itamambuca, Ubatuba

Equipe potiguar luta para manter a liderança no brasileiro amador. Foto: Ader Oliveira.
A segunda etapa do Maresia Brasileiro de Surf Amador 2005 começa nesta sexta-feira na praia de Maresias, em São Sebastião.

 

Equipes de 10 estados já estão treinando nas ondas do litoral norte paulista, com destaque para o Rio Grande do Norte, atual líder do circuito.

 

Os potiguares apostam suas fichas em talentos como Jadson André, Johnny Max e Krisna de Souza, que estão entre os melhores do Brasil em suas respetivas categorias.

 

Jadson foi campeão nacional na categoria Iniciante em 2004 e agora quer o título nas categorias Mirim e Júnior. 

Matheus Toledo é uma das armas do time paulista. Foto: Eduardo Viana / Divulgação Hang Loose Surf Attack.

 

Na etapa de abertura, realizada na praia do Beach Park, em Aquiraz (CE), levou a melhor entre os juniores e ficou numa modesta 11a posição na Mirim.

 

Para fazer bonito na segunda etapa, o atleta desembarcou em Maresias no último domingo e vem treinando intensamente.

 

“Cheguei com antecedência para me adaptar às ondas de Maresias. Vim pra cá determinado a manter a liderança na Júnior e tentar a vitória na Mirim”, diz Jadson.

 

Quem também está de olho numa vitória no litoral norte paulista é o garoto Johnny Max. Em Aquiraz (CE), ele subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez no brasileiro, vencendo de forma brilhante a categoria Mirim.

 

Na Feminino Open, a bicampeã brasileira Krisna de Souza começou a temporada com um segundo lugar nas ondas cearenses, ficando atrás da paraibana Diana Cristina. Além de “Tininha”, outras fortes adversárias são a paranaense Nathalie Martins, a carioca Gabriela Teixeira e a pernambucana Monique Santos. 

 

Jejum de títulos – O time paulista busca a quebra do longo jejum sem vitórias no brasileiro amador. E a praia de Maresias traz boas lembranças aos donos da casa.

 

Foi lá que em 2003 os paulistas sentiram pela última vez o doce sabor de subir ao lugar mais alto do pódio. Na ocasião, as ondas bombaram com até 3 metros de altura e deram um brilho especial ao evento.

 

 

##

Jefferson Silva é o vice-líder na categoria Júnior. Foto: Ader Oliveira.

Recordista de títulos (sete) na história do circuito, São Paulo conta com uma jovem equipe para tentar recuperar a hegemonia no cenário nacional.

 

Depois de vencerem o circuito em 2000, os paulistas viram os cariocas (2002) e catarinenses (2001, 2003 e 2004) comandarem as ações no principal circuito amador do País. 

 

Seus principais destaques nesta nova batalha são Thiago Camarão, Jefferson Silva, Jessé Mendes, Wiggolly Dantas, Fabrício Caraça, Sidney Guimarães, Flávio Nakagima, Miguel Pupo e Matheus Toledo, atual líder do brasileiro na categoria Iniciante.

Gabriela Teixeira está na frente entre as juniores. Foto: Ader Oliveira.

 

Matheus vem embalado por uma vitória no circuito paulista e quer manter a seqüência de bons resultados com uma bela atuação na praia de Maresias.

 

Sílvio da Silva, o “Silvério”, presidente da Federação Paulista de Surf, avisa que os donos da casa querem a vitória a qualquer custo.

 

“Precisamos fazer o nosso dever de casa. Vamos lutar muito para chegar ao lugar mais alto do pódio”, fala Silvério.

 

Thiago Camarão, atual 4o colocado no ranking da categoria Open, conta com o apoio do público para fazer bonito na praia onde treina diariamente.

 

“Estou confiante e vou com tudo para buscar o título na Júnior e também na Open. Competir em casa é sempre muito bom. Espero ter a força da torcida e da minha família”, diz Camarão. 

 

O circuito é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS) e tem supervisão do Ministério do Esporte e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O patrocínio é da Maresia Boardtech.

 

Além da Maresia, a etapa paulista conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de São Sebastião, co-patrocínio da VI Fiberglass, apoio da Tent Beach, pranchas Wave Star e realização da Federação Paulista de Surf.
 

Ranking após primeira etapa
 
Open
 
1 Edvan Silva (CE) 1.000
2 Michel Adriano (CE) 900
3 Alex Lima (PR) 810
4 Thiago Camarão (SP) 729
 
Júnior
 
1 Jadson André (RN) 1.000
2 Jefferson Silva (SP) 900
3 Bernardo Lopes (BA) 810
4 Alejo Muniz (SC) 729
 
Mirim
 
1 Johnny Max (RN) 1.000
2 Wiggolly Dantas (SP) 900
3 Luiz André (RN) 810
4 Luel Felipe (PE) 729
 
Iniciante
 
1 Matheus Toledo (SP) 1.000
2 Andre Pastori (RJ) 900
3 Miguel Pupo (SP) 810
4 Ian Gouveia (SC) 729
 
Feminino Open
 
1 Diana Cristina (PB) 1.000
2 Krisna de Souza (RN) 900
3 Gabriela Teixeira (RJ) 810
4 Monique Santos (PE) 729
 
Feminino Júnior
 
1 Gabriela Teixeira (RJ) 1.000
2 Diana Cristina (PB) 900
3 Nathalie Martins (PR) 810
4 Bruna Schimitz (PR) 729
 
Equipes
 
1 Rio Grande do Norte 1.000
2 São Paulo 900
3 Bahia 810
4 Paraná 729
5 Santa Catarina 656
5 Rio de Janeiro 656
7 Ceará 531
8 Pernambuco 478
9 Paraíba 430
10 Alagoas 387

 

Exit mobile version