Brasileiro começa no Sul

0

Patrick Tamberg é o primeiro atleta de Fernando de Noronha no circuito brasileiro Profissional. Foto arquivo: Divulgação.
A disputa pelos títulos do circuito brasileiro Profissional começa nesta quarta-feira no litoral sul de Santa Catarina.

 

A primeira das cinco etapas do SuperSurf 2006 será realizada na paradisíaca praia da Ferrugem, Garopaba, com quase a totalidade do grupo que forma a elite nacional.

 

Dos 85 surfistas de 12 Estados, as únicas ausências são o baiano Armando Daltro e a saquaremense Alessandra Vieira, substituídos pela cearense Tita Tavares e pelo pernambucano Patrick Tamberg, primeiro atleta de Fernando de Noronha a participar da divisão principal do Brasileiro.

 

No primeiro dia, a previsão é realizar a primeira fase das duas categorias, à partir das 9 horas na enorme e confortável arena que o SuperSurf inaugura este ano.

 

A estrutura impressiona quem chega à praia. ?Nosso objetivo sempre foi receber bem não só os surfistas, que são as principais estrelas do evento, mas também a imprensa, convidados e o público. Neste ano, todos os patrocinadores estão integrados numa estrutura única, com lounge bar, DJ, serviços de massagem, exposições, enfim, várias atrações extras. Espero que todos aprovem?, deseja Evandro Abreu, diretor de eventos da Unidade Jovem do Grupo Abril.

 

Outra atração deste ano é que em todas as etapas será realizado um grande show de música. Em Garopaba, a Nação Zumbi agita a Ferrugem no final de tarde do sábado.

 

O espetáculo também está garantido dentro d´água, com os principais surfistas do país fazendo suas primeiras apresentações em mais uma temporada que tem tudo para ser emocionante.

 

A expectativa é por mais um grande confronto de gerações. No ano passado, o paraibano Fábio Gouveia conquistou seu segundo título brasileiro aos 36 anos.

 

Surfistas que vêm competindo desde o primeiro circuito brasileiro organizado pela Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) em 1987, também terminaram entre os dezesseis primeiros colocados no ranking, grupo dos cabeças-de-chave que só entram na terceira rodada das etapas de 2006, como Pedro Muller (RJ), Jojó de Olivença (BA) e Wagner Pupo (SP).

 

A nova geração também está fortemente representada por surfistas como o campeão mundial Pro Junior de 2004, Pablo Paulino (CE), Jean da Silva (SC), terceiro colocado na mesma competição neste ano e campeão do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha, além de Hizunomê Bettero (SP), Thiago Bianchini (SC), Jihad Kohdr (PR).

 

Vários cearenses estréiam na elite nacional do SuperSurf e até o noronhense Patrick Tamberg, chamado para substituir Armando Daltro. Outra novidade é a bicampeã brasileira Tita Tavares (CE), que também ganhou uma vaga.

 

Com sua entrada, o Ceará passa a ter doze representantes no SuperSurf de Garopaba e Santa Catarina igualou este número, pois indicou dois surfistas para competirem como convidados na praia da Ferrugem, o atleta local Roni Ronaldo e Camila Amarante.

 

##

 

Tita Tavares volta com tudo à elite nacional. Foto: ASP World Tour / Tostee.

Os maiores contingentes estaduais continuam sendo os de São Paulo (25) e Rio de Janeiro (15), que não terá a saquaremense Alessandra Vieira.

 

Mas, o niteroiense Guilherme Herdy ganhou um convite da Editora Abril para participar da abertura da temporada 2006.

 

Todos estão escalados na primeira fase que rola nesta quarta-feira.

 

Os confrontos estaduais rolam logo na primeira bateria com um verdadeiro clássico entre o gaúcho Rodrigo Dornelles e o catarinense Roni Ronaldo, que por muitos anos representou Garopaba e agora tem uma pousada na praia da Ferrugem.

 

Na categoria feminina as baterias das duas primeiras fase são formadas por quatro atletas e também começa com uma disputa particular entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com as catarinenses Juliana Quint e Camila Amarante enfrentando a gaúcha Gabriela Rangel e a potiguar Viviane Maria.
 
A Volkswagen, a Tim e a Nova Schin apresentam o Supersurf 2006, que desde sua criação é organizado pela Editora Abril e Associação Brasileira de Surf Profissional.

 

A sétima edição da Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surf Profissional ainda tem o apoio da Onbongo, Drop Dead, da loja de surfe Overboard e da Revista Fluir. Esta primeira etapa na Praia da Ferrugem ainda conta com a importante parceria da Prefeitura Municipal de Garopaba.

 

Top 16 Masculino

 

1 Fábio Gouveia (PB) 2.660 pontos
2 Odirlei Coutinho (SP) 2.620
3 Flávio Costa (BA) 2.450
4 Marcelo Trekinho (RJ) 2.410
5 Leonardo Neves (RJ) 2.370
6 Beto Fernandes (SP) 2.370
7 Jano Belo (PB) 2.320
8 Pedro Henrique (RJ) 2.300
9 Wagner Pupo (SP) 2.230
10 Christiano Spirro (BA) 2.160
11 Daison Pereira (RS) 2.110
12 Yuri Sodré (RJ) 2.030
13 Jihad Kohdr (PR) 2.030
14 Jojó de Olivença (BA) 2.000
15 Renato Galvão (SP) 1.910
16 Pedro Muller (RJ) 1.910
 
Top 8 Feminino

 

1 Silvana Lima (CE) 3.720 pontos
2 Alcione Silva (RN) 3.340
3 Suelen Naraisa (SP) 3.320
4 Juliana Guimarães (RJ) 3.050
5 Andréa Lopes (RJ) 2.580
6 Francisca Pereira (SP) 2.570
7 Yries Pereira (ES) 2.560
8 Taís de Almeida (RJ) 2.450