A Billabong apresenta a terceira e penúltima etapa do Circuito Brasileiro Amador começa a partir desta sexta-feira na praia do Centro, Balneário Camboriú (SC).
A disputa pelo titulo está aberta e acirrada na categoria Júnior Masculino, na qual o cearense Michael Rodrigues é o líder desde a largada.
Eele é seguido agora pelo paulista vice-campeão mundial amador Deivid Silva, que repetiu o quarto lugar (729 pontos) nas duas etapas e tomou a segunda posição no ranking do paraibano Elivelton Santos, seguido pelo vencedor da Sub-18, na segunda etapa, Gabriel Farias.
E são muitos os surfistas que, por haver um descarte em quatro resultados, estão totalmente na disputa do título Júnior e por vagas no próximo Mundial Sub 18 e Sub 16. O quinto lugar da categoria Júnior, José Francisco da Paraíba, e o paulista nono colocado Edgar Groggia, somam como melhor resultado o terceiro lugar.
O carioca, sexto do ranking, Lucas Silveira registra a pontuação do segundo lugar na Bahia, o que praticamente iguala suas chances de ser campeão Júnior ao vice da abertura Elivelton, que na Sub 16 (Mirim) está absoluto com duas vitórias.
O Brasil, por meio dos respectivos campeões Júnior masculino das edições 2010 e 2011, garantiu o título Mundial Sub 16 (Mirim) do ano passado e Júnior agora em 2012, sendo a meta do próximo ano trazer também o primeiro lugar feminino e assim garantir ao ouro por seleções, uma meta que passa por Balneário Camboriú, palco de sexta-feira a domingo da disputa nacional em seis divisões (Open e Júnior ambas com Masculino e Feminina, mais Iniciante (Sub 14) e Mirim (Sub16).
A Mirim é outra disputa existente tanto no Circuito Billabong Brasileiro de Surf quanto no Mundial e os anfitriões tem nomes como o de Gustavo Ramos com chances de garantir a vaga que o paulista Igor Moraes também almeja, disputando contra outros jovens adversários que estavam na etapa de Camboriú em 2010, cidade que agora recebe, para a terceira de quatro provas, o paraibano Elivelton Santos, como líder mirim absoluto, e o atual campeão brasileiro Sub 16 Lucas Silveira como vice.
Na disputa por seleções, o vice presidente da Federação Paulista de Surf, o paulistano Eduardo “Dadá” Nascimento, confirmou que o atual campeão São Paulo vai em busca de repetir o primeiro lugar, com o qual carimbou a temporada invicta de 2010. Já Santa Catarina é quem ameaça o avanço do Ceará, por ser anfitriã e conhecer bem suas ondas, seguida pelo Rio de Janeiro, vice-líder, e pela Paraíba, que desceu uma posição no ranking.
A Billabong apresenta o Circuito Brasileiro de Surf (CBS) 2012 na praia do Centro, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. O campeonato tem patrocínio da Billabong, Nixon, Vonziper, Xcel, Tropikalia Prime Hotel, Surfers Paradise, Prefeitura de Balneário Camboriú, Associação de Surf Balneário Camboriú, Federação Catarinense Fecasurf e Confederação Brasileira de Surf.
Para saber mais, acesse o site da CBS.