SupClub

Brasileiro de SUP race: galeria de imagens e balanço da prova

0

Condições ideais para uma prova técnica de SUP race marcaram o primeiro dia de disputas do SOS Lago Paranoá, segunda etapa do circuito brasileiro realizada no último sábado, 25, no Clube do Congresso – SHIN QI 16 no Lago Norte, Brasília.

Cerca de 80 atletas se reuniram às margens do Lago Paranoá para competir nas categorias 12’6″ profissional, 14′, unlimited, Fun Race 10’6″ + 12’2″, paddleboard e SUP adaptado, em percursos de 16Km e 5Km. Céu azul, característico do cerrado, sol forte e pouco vento foram as condições encontradas pelos competidores no momento da largada que aconteceu quando já se passavam pouco mais do que duas da tarde.

Em primeiro lugar largou a categoria profissional 12’6″, seguida pela 14′, paddleboard e, por último, as categorias de Fun Race. Um pelotão de elite se formou rapidamente tendo Vinnicius Martins (RJ) assumindo a frente logo no início, seguido de perto por Paulo dos Reis (SP), Marinho Cavaco (SP), Luiz Carlos Guida (SP) e Gabriel Vilarinho (PE). Além deles, Rafael Leão (SP), que competia na 14′, fazia parte do pelotão da frente. Mas após alguns quilômetros a briga se polarizou entre Paulão, Marinho Cavaco e Animal. Esse pelotão se manteve unido por praticamente toda a prova, com Paulão, pouco a pouco, assumindo a ponta e se distanciando deMarinho e de Animal. Um segundo pelotão liderado por Vinnicius Martins e Gabriel Vilarinho vinha atrás mas sem conseguir representar ameaça aos líderes. Rafael Leão, porém, após o contorno da pilastra, que demarcava a metade do percurso, se aproximou dos três líderes, encurtando a distância metro a metro.

Muito se especulava se o bicampeão brasileiro Luiz Carlos Guida manteria a sua invencibilidade nas provas de race do circuito e, após a conquista do título de sprint (clique aqui), poucos apostavam em uma derrota. Nos últimos quilômetros Animal tentou uma reação e chegou a se aproximar do líder, mas o dia era mesmo de Paulão, que cruzou a linha de chegada sob forte emoção e muito aplaudido. Animal cruzou a linha de chegada em segundo lugar, Marinho Cavaco em terceiro, Vinnicius Martins em quarto e Gabriel Vilarinho em quinto.

Paulo dos Reis é campeão mundial de windsurfe e há alguns anos vem se dedicando ao SUP race. Colecionador de vários pódios, Paulão vence sua primeira prova do circuito da CBSUP e é o primeiro brasileiro a vencer de Luiz Guida em uma prova do circuito nacional (Nota: Mo Freitas, que é havaiano, foi o vencedor da Rei e Rainha do Mar em 2012, com Guida em segundo).

Rafael Leão (SP), que foi o segundo a cruzar a linha de chegada, foi o vencedor da 14′, André Torelly (RS), venceu a Unlimited. Nas categorias da 12’6″, Américo Pinheiro (RJ) venceu a Master e Neno Matos (SP) a Grand Master. Maurício Abubakir venceu paddleboard.

No feminino profissional 12’6″, outra hegemonia foi quebrada. Barbara Brazil, a Babi, mantinha uma invencibilidde de mais de dois anos em provas do circuito brasileiro, porém, hoje, a paulista Ariela Pinto foi a grande vencedora, tendo Babi chegando em segundo lugar a poucos metros. Lena Guimarães, de Arraial do Cabo, foi a terceira colocada. 

Desde sempre a mais animada das categorias, a Fun Race novamente trouxe um bom número de competidores à disputa. Todos os resultados dessa categoria, que contou com várias sub-categorias, serão divulgados nos próximos dias.

SUPeração – Entre os destaques da prova, o para atleta Robson Careca, que competiu na categoria SUP Adaptado, sendo muito aplaudido pelo público, dando um exemplo de superação e amor ao esporte a todos os presentes. Outro que foi muito aplaudido foi Guilherme Batista, que apesar de pertencer à categoria junior, cujas provas serão realizadas amanhã, competiu na open, percorrendo os 16Km junto com os adultos. Guilherme é filho do vencedor Paulo dos Reis.

Resultados oficiais serão publicados em breve.