Mundial de Bodyboard

Brasileiros avançam em Confital

0

Guilherme Tâmega segue na briga pelo título mundial. Foto: Elmo Ramos.

Guilherme Tâmega, Neymara Carvalho e Jéssica Becker, os três atletas do país que lutam pelo título mundial, avançaram às quartas-de-final do Confital Bodyboarding Pro, que acontece em Confital, lhas Canárias.

 

A última sexta-feira (4/11) amanheceu com boas ondas e as condições melhoraram ainda mais no penúltimo dia de evento. O mar deu uma boa reagida e as ondas chegaram aos 1,5 metros com séries maiores e formação sólida.

 

Entre os homens, Jeff Hubbard e Ryan Hardy foram eliminados e deixam caminho livre para os outros três candidatos ao título.

 

Já entre as mulheres, além das brasileiras, a basca Eunate Aguirre se classificou e todas as competidoras ainda buscam o título da temporada.

Jéssica Becker avança às quartas e continua viva na disputa. Foto: Elmo Ramos.

 

As mulheres fizeram suas estreias e na primeira fase não houve surpresas. Porém, logo na primeira bateria Masculina o havaiano Jeff Hubbard, líder do ranking mundial e apontado por muitos como virtual campeão, não conseguiu segurar o australiano Ben Player e acabou eliminado na melhor bateria do evento.

 

Em um duelo disputado, o aussie despachou o havaiano e deixou o caminho aberto para os outros candidatos ao título de campeão mundial. Porém, é importante lembrar que o havaiano ainda possui larga vantagem. Para que seja ultrapassado, é preciso que um dos três competidores que ainda lutam contra ele no tour mundial chegue a final ou até mesmo vençam o evento, dependendo de uma combinação de resultados.

 

Outra grande bateria do dia colocava frente a frente dois competidores com chances de título, Ryan Hardy e Guilherme Tâmega. O brasileiro prova que cresce nos momentos decisivos e, principalmente, quando enfrenta atletas de alto nível.

 

Guilherme suportou a pressão inicial e deu um show nas ondas de Confital. Com mais uma boa apresentação, o hexacampeão mundial despachou o rival e avançou para as quartas-de-final da etapa.

 

“Foi um nervo ali dentro da bateria. O mar mudou bastante encheu de mais. Muita tensão, mas eu estou tranquilo não estou afim de pôr pressão em cima de mim. Deixa a pressão para eles”, diz Guilherme em referência aos adversários na luta pelo título.

 

Além dele, Mike Stewart, do Hawaii, e Dave Winchester, da Austrália, também confirmaram o favoritismo e estão entre os oito finalistas do Confital Bodyboarding Pro 2009. Para ser campeão, Mike precisa no mínimo alcançar a final do evento, assim como Dave. Já Guilherme precisa ser campeão para trazer o sétimo título mundial para o Brasil.

 

Logo depois do desfecho das baterias masculinas, as mulheres voltaram à ação e as brasileiras comandaram os duelos nas águas canárias. Jéssica Becker e Eunate Aguirre foram as primeiras a se classificar e jogaram toda a pressão para cima de Neymara.

 

“Não tenho como negar, estava muito nervosa no inicio da bateria. Foi uma bateria importante ainda mais quando se enfrenta alguém que está disputando o titulo mundial. No meio da disputa comecei a me soltar, achei um bom tubo e isso me deu confiança para avançar”, afirma Jéssica.

 

Já Eunate ganhou maior disposição da primeira para a segunda bateria, o que lhe ajudou a avançar para as quartas. “Eu não estava à vontade em minha bateria da primeira fase. Não consegui surfar ondas boas, mas agora na segunda entrei com muita força e gana e consegui passa. Ganhei muita confiança para a próxima fase”, relata Eunate.

 

A brasileira radicada no Hawaii Karla Costa também fez mais uma boa apresentação e garantiu sua vaga. Agora Karla tem pela frente a basca Eunate Aguirre em um duelo que pode decidir o título mundial.

 

Por fim, a capixaba Neymara Carvalho exibiu toda a experiência e se classificou em segundo lugar em uma bateria disputada. A primeira colocada foi a cearense Isabela Sousa, que alcançou a maior nota do evento, 9.75, depois de um tubo profundo seguido de um belo rolo na finalização da onda.

 

Neymara e Isabela também garantiram presença nas quartas e prometem defender as cores do Brasil com todas as forças neste sábado, último dia de evento.

 

“Ainda não surfei o que posso surfar. Quero tentar pegar mais ritmo de competição. O importante é que estou passando e continuo viva na briga pelo titulo mundial”, afirma a pentacampeã mundial Neymara Carvalho.

 

Neste sábado (5/11), uma nova chamada acontece. O evento está programado para começar às 7 horas de Brasília. A disputa é transmitida ao vivo pelo site do Confital IBA Tour.


Quartas-de-final do Confital Bodyboarding Pro 2009

 

Masculino

1 Ben Player (Aus) x Yeray Martinez (Can)
2 Guilherme Tâmega (Bra) x Diego Cabrera (Can)
3 Guilhermo Cobo (Can) x Dave Winchester (Aus)
4 Mike Stewart (Haw) x Hugo Pinheiro (Por)

 

Feminino

 

1 Catarina Sousa (Por) x Jéssica Becker (Bra)
2 Eunate Aguirre (Bas) x Karla Costa (Bra)
3 Natasha Sagardia (Prc) x Neymara Carvalho (Bra)
4 Isabela Sousa (Bra) x Luz Marie Perez (Prc)