Brasileiros buscam título em Portugal

0

A praia de Ericeira, em Ribeira D Ilhas, sedia a quarta e última etapa da perna européia do WQS 2002. Foto: ASP Europe.
Depois de três semanas na França, o WQS seguiu para Portugal, onde até domingo (01/09) ocorre o O’Neill Pro, 29a etapa e quarto e último evento do circuito com nível máximo 6 estrelas da perna européia de 2002, em Ribeira d’Ilhas, Ericeira.

 

Um total de 37 brasileiros aparece na lista dos 217 surfistas de 20 paises inscritos para a disputa por US$ 100 mil em prêmios e decisivos 2.500 pontos no ranking que garante quinze vagas na elite mundial do WCT 2003.

 

O evento foi iniciado na última segunda e nos dois primeiros dias foram realizadas até a décima bateria da terceira das cinco fases das triagens. Onze brasileiros já surfaram nas pequenas ondas de meio metro e cinco continuam na disputa pelas 32 vagas para enfrentar os cabeças-de-chave no evento principal da competição.

 

A competição encontra-se no round dos 128, com oito baterias já realizadas. O paulista Edgar Bischoff foi o primeiro brazuca a cair nessa fase. Edgar não fez uma boa estréia e foi eliminado na terceira bateria, pelo sul-africano Shaun Gossmann (1o) e o norte-americano Nathaniel Curran.

 

Em seguida, o cearense Dunga Neto escovou seus adversários na quarta bateria, deixando para trás o aussie Luke Munro (2o) e os eliminados Michael Hoisington (EUA) e Jamie O’Brien (Haw), que ficou em quarto lugar.

 

Dunga Neto fez uma boa apresentação e venceu a bateria. Foto: Ricardo Macario.
Quem também arrebentou foi o pernambucano Bernardo Pigmeu, que venceu facilmente a quinta bateria. O marroquino Abdel El Harim classificou-se em segundo, surpreendendo os australianos Adrian Buchan (3o) e Samba Mann.

 

Mais uma vitória brasileira nesse round. O paulista Odirlei Coutinho não teve trabalho para levar a sexta bateria. A segunda colocação ficou com o alemão Marlon Lipke, outra surpresa em Ericeira. O australiano Rhys Smith (3o) e o havaiano Jason Shibata dançaram neste confronto.

 

O carioca Pedro Henrique foi dominado pelo australiano Glenn Hall (1o) e o havaiano Bruce Irons na sétima bateria. Pedrinho foi eliminado juntamente com o aussie Paul Parkes, que ficou em último lugar na disputa.

 

Entre os atletas que estréiam na rodada que antecede as oitavas-de-final estão nove brasileiros, mas depois da brilhante campanha na França, o paraibano Fábio Gouveia desfalca o Brasil em Portugal.

 

Além dele, o paranaense Peterson Rosa também preferiu se concentrar na série de cinco etapas seguidas do WCT que começa na próxima semana em Trestles, na Califórnia, e só termina no final de outubro em Saquarema, no Rio de Janeiro (RJ).

 

O marroquino Abdel El Harim é um dos destaques do evento. Foto: ASP Europe.
Outros sete brasileiros – Armando Daltro (BA), Yuri Sodré (RJ), James Santos (SC), Wilson Nora (BA), Cristiano Spirro (BA), Danylo Grillo (SP) e Otávio Lima (PB) – foram escalados como pré-classificados da quinta fase, quando serão definidos os 32 adversários dos cabeças-de-chave do O’Neill Pro de Portugal.

 

Nove brasileiros integram este grupo: Flávio Padaratz (SC), Guilherme Herdy (RJ), Victor Ribas (RJ), Renan Rocha (SP), Paulo Moura (PE), Rodrigo Dornelles (RS), Marcelo Nunes (RN), Danilo Costa (RN) e Joca Júnior (RN).

 

Baterias do round dos 128

 

10a) Jarrad Howse (Aus), Marco Polo (Bra), Norimasa Ohno (Jap) e Ian Walsh (Haw).
11a) Tim Reyes (EUA), Pablo Solar (Esp), Andreas Eduardo (Bra) e Jay Thompson (Aus).
13a) Raoni Monteiro (Bra), David Pinto (EUA), Jihad Kohdr (Bra) e Blair Stewart (NZ).
15a) Beto Fernandes (Bra), Hira Teriinatoofa (Tah), Damon Nicholls (Aus) e Mark Matthews (Aus).
16a) Léo Neves (Bra), Tânio Barreto (Bra), Mike Todd (EUA) e Diego Rosa (Bra).

 

Baterias do round dos 96 que já estão definidas

 

2a) Troy Brooks (Aus), Wilson Nora (Bra), Teppei Tajima (Jap) e Chris Ward (EUA).
4a) Fred Patacchia (Haw), James Santos (Bra), Dunga Neto (Bra) e Luke Munro (Aus).
5a) Yuri Sodré (Bra), Ross Williams (Haw), Bernardo Pigmeu (Bra) e Abdel El Harim (Mar).
6a) Armando Daltro (Bra), Danylo Grillo (Bra), Odirlei Coutinho (Bra) e Marlon Lipke (Ale).