Telemetria no surfe

Tecnologia brasileira em alta

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A Opifex, criadora de um equipamento de telemetria para o surfe (que leva o mesmo nome), foi a grande vencedora da etapa latino-americana da Competição Mundial em Inovação Esportiva, uma iniciativa da Hype Foundation que busca incentivar as startups com as soluções mais inovadoras para o mundo dos esportes. Ela foi selecionada entre as 10 startups finalistas da América Latina.

A segunda colocação ficou para Smash, um aplicativo que gerencia as atividades de jogadores de tênis e o terceiro lugar foi para a Xtreme U, uma universidade digital de esportes radicas. “Fico muito entusiasmado em fazer parte de um movimento de startup, e ver o nosso projeto reconhecido como uma solução original para a prática do surf, e uma solução viável para futuras olimpíadas”, afirma Avelino Bastos, inventor do equipamento, criado em parceria com seu sócio Salvador.

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Criadora do Opifex, equipamento de telemetria para o surfe, foi a grande vencedora da etapa latino-americana da Competição Mundial em Inovação Esportiva, Foto: DINO.

 

O equipamento – Opifex, um equipamento de telemetria fácil de instalar na prancha de surfe, e através de aplicativo móvel, o surfista vê em detalhes o seu desempenho em cada onda. O equipamento capta, armazena e transmite as informações do movimento da prancha, que podem ser vistas em tempo real ou após as sessões em dispositivos móveis. 

 

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Com o equipamento o surfista conhece em detalhes o seu desempenho em cada onda. Foto: Sean Scott.

Final mundial – A grande final rola no Rio de Janeiro nessa quarta-feira (24/08), e terá representantes de diversas regiões do mundo, incluindo Estados Unidos, Europa, Oriente Médio, África e América Latina. 

Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, participará da comissão julgadora da final no Rio. Além dele, participam também outras personalidades de destaque nos setores de esporte, tecnologia e inovação, incluindo Mounir Zok, Chefe de Inovação no Comité Olímpico dos EUA, Simon Jones, Chefe de Inovação da Sky Team e Guilherme Horn, Innovation Leader – Accenture. 

 

O evento é destinado à inovação no ecossistema esportivo, incluindo investidores, empresas de tecnologia e marcas de esporte. O objetivo é criar a primeira plataforma mundial em grande escala de inovação no esporte, com foco em acessórios portáteis, vestimentas de última geração, tecnologias de radiodifusão, apps para atletas, treinadores e fãs.

“Enquanto diversas áreas estão na vanguarda do progresso tecnológico, o mesmo não ocorre no mundo dos esportes. Nosso objetivo é estimular o progresso tecnológico e a inovação no setor esportivo, afirma Amir Raveh, CEO e fundador da Hype Foundation.

 

Os empreendimentos selecionados receberão o suporte e a mentoria de algumas das maiores empresas do mundo, incluindo Google, Adidas, Ernst & Young, Nike, Accenture e Black Lab Sports. O grande vencedor da final do Rio ganhará 100 mil euros de Tal Barnoach,  do Disruptive Technologies Fund,

 

As inscrições para a grande final no Rio de Janeiro, que acontece no Centro Cultural da FGV, à rua Botafogo, 190, nesta quarta-feira, dia 24, das 16:00 às 21:00 horas, são gratuitas e devem ser feitas aqui

 

Sobre a Hype Foundation – A Hype Foundation é o braço educacional da MG Equity House partners investment house (EMGI). Operando desde 2003, é membro da IHUB.EU – uma organização da União Europeia.

 

A missão da Hype Foundation é proporcionar às pessoas com mentalidade empresarial e   espírito empreendedor, um caminho para a condução de seus negócios. A Hype tem o compromisso de desafiar, capacitar e desenvolver globalmente os visionários da próxima geração.

 

A fundação atua em mais de 40 países, cooperando com figuras de destaque em inovação nos setores públicos e privados.