Brasileiros reagem na repescagem do Rip Curl Pro

0

Guilherme Herdy arrebentou nas ondas de Bells nesta sexta-feira. Foto: ASP World Tour / Robertson.
O veterano australiano Mark Occhilupo bateu todos os recordes do Rip Curl Pro, ao tirar uma nota 9,5 e totalizar 18,33 pontos de 20 possíveis na bateria contra o sul-africano Greg Emslie, realizada na sexta-feira Santa em Victoria, Austrália.

 

Os brasileiros também fizeram bonito nas boas ondas de 1,5 metros de Bells Beach, com o niteroiense Guilherme Herdy fazendo a segunda melhor apresentação do dia: 17,17 pontos.

 

Além dele, também passaram pela repescagem o cabo-friense Victor Ribas, o pernambucano Paulo Moura e o carioca Raoni Monteiro, 21 anos, da equipe Rip Curl, estreante do Brasil no ASP

Vitor Ribas também passou para o terceiro round do Rip Curl Pro. Foto: ASP World Tour / Robertson.
Foster’s World Championship Tour (WCT) – mais jovem integrante da elite mundial.

 

Assim, seis brasileiros disputam neste sábado vagas para as oitavas-de-final na terceira fase do Rip Curl Pro 2004 em Bells Beach. O catarinense Neco Padaratz e o potiguar Marcelo Nunes garantiram classificação com vitórias na quinta-feira em Torquay, gelada região sul da Austrália.

 

A repescagem começou com algumas surpresas. Dois jovens australianos convidados aprontaram para cima dos cabeças-de-chave. Ben Dunn despachou Kieren Perrow na primeira bateria da repescagem e Adam Robertson deixou o norte-

Ben Dunn tem sido uma das surpresas da segunda etapa do WCT 2004. Foto: ASP World Tour / Robertson.
americano Cory Lopez também em último lugar no Rip Curl Pro 2004.

 

Os dois agora cruzam com os maiores favoritos ao título. Dunn pega o bicampeão mundial Andy Irons no oitavo confronto da terceira fase e, na disputa seguinte, Robertson enfrenta o hexacampeão Kelly Slater.

 

A primeira vitória brasileira na repescagem foi conquistada pelo cabo-friense Victor Ribas. Na nona bateria, ele despachou com facilidades Bruce Irons, irmão do bicampeão do Rip Curl Pro Andy Irons.

 

O placar foi de 14,67 pontos para Vitinho e apenas 9,16 para o estreante Bruce Irons. “Ele é

Rip Curl Pro 2004. Foto: ASP World Tour / Tostee.
um ótimo surfista da nova geração e eu sabia que seria uma disputa difícil”, elogiou Ribas. “Mas, eu consegui competir muito bem hoje, escolhendo as melhores ondas para poder derrotá-lo”, falou Vitinho, escalado na segunda bateria da terceira fase com o australiano Michael Campbell.

 

“É mais um adversário difícil de ser batido, mas estou confiante em conquistar um bom resultado aqui”, imagina o carioca.

 

Show de Herdy – Duas baterias depois da vitória de Ribas, o niteroiense Guilherme Herdy e o californiano Tim Curran realizaram um grande confronto. Herdy abriu a disputa com uma nota 7 e, a cada boa onda de Curran, o brasileiro respondia com uma ainda melhor.

 

O 7 acabou descartado, pois o niteroiense arrancou uma nota 8,17 em sua quarta onda e uma 9,00 na última apresentação, para sacramentar a vitória por 17,17 x 15,67 pontos. Herdy agora enfrenta o australiano Darren O’Rafferty na terceira disputa por vagas nas oitavas-de-final do Rip Curl Pro 2004.

 

Porém, logo após o show de Guilherme Herdy, o Brasil sofreu a primeira baixa na repescagem. O paranaense Peterson Rosa até começou bem, com uma nota 7,5. Mas o australiano Toby Martin tirou notas 7,0 e 7,6 nas duas primeiras ondas e depois só se preocupou em marcar o tricampeão brasileiro. As boas ondas da bateria anterior não apareceram com a mesma freqüência e Peterson acabou eliminado por 14,60 x 14,00 pontos.

 

Brasil X Brasil – Além de Rosa, o baiano Armando Daltro também terminou em 33o lugar no Rip Curl Pro 2004, recebendo a premiação mínima de US$ 3.4 mil e 288 pontos. O pernambucano Paulo Moura abriu o confronto verde-amarelo da repescagem com uma nota 9,0 e liderou toda a bateria, finalizada com o placar de 15,10 x 11,33 pontos.

 

E para fechar a brilhante participação brasileira na repescagem, Raoni Monteiro despachou o sempre perigoso havaiano Kalani Robb. O carioca de 21 anos de idade arrancou uma nota 8,17 na primeira onda e depois teve 8,33 na sexta apresentação para garantir a vitória por 16,50 x 13,60 pontos.

 

Raoni Monteiro agora pega Mark Occhilupo, recordista do Rip Curl Pro 2004, na última bateria da terceira fase. Antes, na 14a, Paulo Moura enfrenta outro australiano, Lee Wikler.

 

Também na chave de baixo, encabeçada pelo hexacampeão mundial Kelly Slater, estão os dois brasileiros que estrearam com vitórias na primeira fase classificatória, realizada na quinta-feira.

 

Neco Padaratz pode cruzar com Slater nas oitavas-de-final –  no caso de superar Nathan Hedge na décima bateria. E o potiguar Marcelo Nunes foi escalado na 12a contra mais um surfista da Austrália, Daniel Wills.

 

Acompanhe as baterias no site Ripcurl.com .

 

Rip Curl Pro Segunda Fase

 

Ben Dunn (Aus) 15.17 x Kieren Perrow (Aus) 14.77
Michael Lowe (Aus) 13.57 x Steven Hughes (Aus) 10.94
Adam Robertson (Aus) 15.5 x Cory Lopez (EUA) 12.5
Dean Morrison (Aus) 15.33 x Zane Harrison (Aus) 6.07
Luke Hitchings (Aus) 14.17 x Phil MacDonald (Aus) 5.0
Troy Brooks (Aus) 16.73 x Damien Hobgood (EUA) 14.6
Mark Occhilupo (Aus) 18.33 x Greg Emslie (Afr) 15.83
Eric Rebiere (Fra) 13.67 x Tom Whitaker (Aus) 7.07
Victor Ribas (Bra) 14.67 x Bruce Irons (Haw) 9.16
Pat O’Connell (EUA) 14.43 x CJ Hobgood (EUA) 12.54
Guilherme Herdy (Bra) 17.17 x Tim Curran (EUA) 15.67
Toby Martin (Aus) 14.6 x Peterson Rosa (Aus) 14.0
Paulo Moura (Aus) 15.1
x Armando Daltro (Bra) 11.33
Richard Lovett (Aus) 15.94 x Trent Munro (Aus) 11.66
Raoni Monteiro (Bra) 16.5 x Kalani Robb (Haw) 13.6
Michael Campbell (Aus) 11.77 x Nathan Webster (Aus) 11.24

 

Terceira fase

 

Joel Parkinson (Aus) x Eric Rebiere (Fra)
Victor Ribas (Bra) x Michael Campbell (Aus)
Guilherme Herdy (Bra) x Darren O’Rafferty (Aus)
Mick Fanning (Aus) x Troy Brooks (Aus)
Dean Morrison (Aus) x Toby Martin (Aus)
Jake Paterson (Aus) x Beau Emerton (Aus)
Richard Lovett (Aus) x Luke Egan (Aus)
Andy Irons (Haw) x Ben Dunn (Aus)
Kelly Slater (EUA) x Adam Robertson (Aus)
Neco Padaratz (Bra) x Nathan Hedge (Aus)
Michael Lowe (Aus) x Pat O’Connell (EUA)
Daniel Wills (Aus) x Marcelo Nunes (Bra)
Taj Burrow (Aus) x Luke Hitchings (Aus)
Paulo Moura (Bra) x Lee Winkler (Aus)
Taylor Knox (EUA) x Sunny Garcia (Haw)
Mark Occhilupo (Aus) x Raoni Monteiro (Bra)