Brasileiros seguem com ótima campanha em Papenoo

0

Willian Cardoso estreou com vitória ISA World Junior Surfing Championships, em Papenoo, Tahiti. Foto: Divulgação Quiksilver.
O time brasileiro segue com uma bela campanha no ISA World Junior Surfing Championships, mundial sub-18 promovido pela International Surfing Association (ISA).

 

Na última terça-feira rolaram a estréia dos juniores e as baterias complementares da primeira rodada da categoria Feminino, em ondas de 1 metro e formação prejudicada pelo vento no pico de River Mouth, em Papenoo, Tahiti.

 

Depois das boas performances dos quatro mirins e das paranaenses Nathalie Martins e Bruna Schimitz na segunda-feira, nesta terça o Brasil conseguiu colocar mais seis atletas na próxima rodada.

 

Willian Cardoso, Júnior Faria, Eric de Souza e Eduardo Fernandes avançaram na Júnior e as atletas Marina Werneck e Diana Cristiana seguiram na Feminino.

 

Na primeira bateria do dia, o guarujaense Júnior Faria somou 12.93 pontos para passar pelo norte-americano Dane Ward e o peruano Nicolas Becerra. Willian Cardoso, atual campeão brasileiro nas categorias Open e Júnior e vice-campeão do ISA Junior em 2003, entrou em ação no quinto confronto.

 

O catarinense teve dificuldades para bater os norte-americanos Jeremy Johnston e Nick Rosza. Willian começou mal na bateria e caiu em suas duas primeiras ondas, enquanto seus adversários saíram na frente com notas 5.33 e 6.33.

 

Porém, o brazuca conseguiu reagir no decorrer do confronto e mostrou porque é um dos melhores juniores da atualidade. Com o total de 12.83 pontos, Cardoso encerrou a disputa na primeira posição.

 

“Cheguei cinco dias antes para treinar, mas hoje está difícil devido ao vento e à correnteza do rio”, disse Cardoso. “Mas eu não perdi a concentração, tentei permanecer calmo e tudo ocorreu como eu quis”, finalizou o atleta, que na próxima rodada encara o francês Raphael Ayme e os japoneses Hidetoshi Sekita e Hirotoshi Umeno.

 

 

##

O norte-americano Dane Ward foi uma das vítimas de Júnior Faria na primeira bateria do dia. Foto: Divulgação Quiksilver.

O carioca Eric de Souza não fez uma bela atuação na nona bateria, mas surfou o suficiente para mandar o peruano Hernan Barrera à repescagem.

 

O vencedor da disputa foi o norte-americano Alex Gray, que destruiu as ondas de River Mouth para totalizar 16.17 pontos e deixar seus adversários em combination.

 

Para fechar com chave-de-ouro a participação verde-amarela na primeira rodada da categoria Júnior, o alagoano Eduardo Fernandes escovou seus adversários na 17a bateria com a somatória de 14.67 pontos, a maior entre os brazucas.

 

As vítimas de Fernandes foram o peruano Guillermo Gonzalez, segundo colocado com apenas 8.16 pontos, o local de Trindad & Tobago Justin Tang e o atleta de Barbados Shane Tuach.

 

Depois da bela atuação dos garotos, a carioca Marina Werneck e a paraibana Diana Cristina também fizeram bonito e garantiram presença na segunda fase. As paranaenses Nathalie Martins e Bruna Schimitz já haviam estreado na prova e não competiram na terça-feira.

 

Werneck obteve 10.40 pontos para levar a melhor na nona bateria e deixar pra trás a havaiana Leilane Gride, a local Naomi Teeriparau e a portuguesa Vera Costa.

 

Na 11a bateria, a vice-campeã brasileira Diana Cristina destruiu suas adversárias com a marca de 14.00 pontos em vinte possíveis. Com notas 7.50 e 6.50, “Tininha” passou com folgas pela havaiana Lani Hunter, a taitiana Purea Massin e a portuguesa Carlota Trigo.

 

“Tininha” e Marina Werneck se enfrentam na próxima fase. As brazucas tentam uma dobradinha contra as neozelandesas Kelly Clarkson e Jessica Santorik.

 

 

##

Jeremy Johnston avançou atrás de Willian Cardoso na Júnior. Foto: Divulgação Quiksilver.
Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships

 

Baterias envolvendos atletas brasileiros

 

Primeira rodada

 

Categoria Júnior

 

1 Júnior Faria (Bra) 12.93; Dane Ward (EUA) 10.73; Nicolas Becerra (Per) 8.66

5 Willian Cardoso (Bra) 12.83; Jeremy Johnston (EUA) 11.70; Nick Rosza (EUA) 10.76

9 Alex Gray (EUA) 16.17; Eric de Souza (Bra) 9.5; Hernan Barrera (Per) 6.00

17 Eduardo Fernandes (Bra) 14.67; Guillermo Gonzalez (Per) 8.16; Justin Tang (Tri) 6.40; Shane Tuach (Bar) 4.20

 

Categoria Feminino

 

9 Marina Werneck (Bra) 10.40; Leilani Gride (Haw) 9.33; Naomi Teeriparau (Tah) 4.23; Vera Costa (Por) 3.66 

 

11 Diana Cristina (Bra) 14.00; Lani Hunter (Haw) 9.17; Purea Massin (Tah) 4.20; Carlota Trigo (Por) 2.70

 

Segunda rodada

 

Categoria Júnior

 

1 Júnior Faria (Bra), Yugi Takaji (Jap), Matthew Capel (Ing) e Gavin Gillette (Haw)

3 Willian Cardoso (Bra), Hidetoshi Sekita (Jap), Hirotoshi Umeno (Jap) e Raphael Ayme (Fra)

6 Blanton Smith (NZ), Eric de Souza (Bra), Ola Eleogram (Haw) e Dylan Graves (PRC)  

8 Eduardo Fernandes (Bra), Heimoana Zaveroni (Tah), Josh Redman (Afr) e Matias Mulanovich (Per)

 

Categoria Mirim

1 Julian Wilson (Aus), Jason Hayes (NZ), Josch Schmeltzer (Afr) e Jádson André (Bra)

4 Diege O’Connor (Haw), Nicholas Von Rupp (Ale), Bruno Rodrigues (Bra) e Rudy Palmboon (Afr)

5 Thiago Camarão (Bra), Joan Duru (Fra), Shota Nakamura (Jap) e Keito Matsuoka (Jap)

7 Giancarlo Zampieri (Bra), Casey Brown (Haw), Torrey Meister (Haw) e Leon Vicuña (Chi)

 

Categoria Feminino

 

1 Airini Mason (NZ), Clarissa Moore (Haw), Rebecca Oakley (Aus) e Bruna Schimitz (Bra)

3 Nathalie Martins (Bra), Lee Ann Curren (Fra), Stephanie Gilmore (Aus) e Connie Arias (EUA)

5 Marina Werneck (Bra), Kelly Clarkson (NZ), Diana Cristina (Bra) e Jessica Santorik (NZ)