SupClub

Brasileiros encaram desafios no Hawaii

0

Por Nancy Geringer

Os brasileiros João Renato Moura e Luiz Carlos Guida, também conhecido como “Animal”, embarcam no próximo dia 8 para o Hawaii, onde participam das mais tradicionais provas de remada do arquipélago.

Ambos disputam o Naish Paddle Championships (18 km) e a Maui/Molokai (M2M – de 40 km). Pra completar, Animal encara a cascuda prova, Molokai/Oahu (M2O – de 56 km), com a ajuda do parceiro de treinos e viagens, João Renato. Referências nacionais em competições da modalidade, os remadores estão na expectativa para a viagem, que marca a segunda temporada da dupla no Hawaii.

Professor na Raia Olímpica da USP, em São Paulo, ‘Animal’, 29, é bicampeão brasileiro na categoria Stand Up,ficou em nono na travessia Molokai/Oahu 2012 e é considerado o melhor remador de stand up paddle do país, além de figurar entre os principais no mundo.

“No ano passado, encarei os 56 quilômetros da M2O em quase cinco horas. Consegui o nono lugar na categoria principal sem contar com nenhuma ajuda. Fui apenas com o barqueiro e isso fez muita falta. Agora, terei meu parceiro João Renato ao meu lado no barco, dando suporte na hidratação, alimentação e orientação durante todo o percurso. Dessa forma, me concentro só em remar para ter um resultado ainda melhor e ficar entre os Tops-8 do mundo”, afirma Animal.

Experiente no longboard e no triatlon, o educador físico João Renato, de 39 anos, iniciou no stand up em 2007, e recentemente ficou em terceiro na categoria 14’ na etapa brasileira do circuito mundial. “Em 2011 fui vice-campeão do Circuito Aloha Spirit e 10º colocado no ranking brasileiro. No ano passado, também venci a primeira etapa do circuito Ubatuba e fui o 13º colocado na categoria 20/39 anos na prova da Naish Maui Paddleboard Race. Foi uma experiência fantástica”, destaca.

Paralelamente aos treinos e competições, João Renato é proprietário de um centro de treinamento especial em São Paulo e, no ano passado, foi responsável pela preparação física e reabilitação da equipe brasileira no Mundial da ISA, realizado no Peru. Contando com experiências que só agregam mais conhecimento e condicionamento físico, ele parte com tudo para as disputas.

O desafio da dupla neste ano, Maui/Molokai possui 40 quilômetros de remada em downwind, a favor do vento e da ondulação. Mais desgastante, Molokai/Oahu compreende 56 quilômetros e é considerada uma das mais difíceis do mundo. “Este canal é conhecido como “The Channel Bones”, onde o lendário surfista havaiano Eddie Aikau morreu”, explica João Renato.

Já a Naish Paddle Championships sai de Maliko (ponto de partida dos jets para Jaws) e chega em Kahului, contemplando aproximadamente 18 quilômetros.

Eles permanecem no Hawaii até o dia 2 de agosto na casa do big rider e salva-vidas baiano Alfredo Villas-Boas, localizada em Maui. “Além de ser uma pessoa fora de série, considerado um pai por muitos, ele possui conhecimentos muitos abrangentes em relação ao mar e condicionamento, que só vão somar ainda mais à esta experiência”, diz João Renato.

Para encarar o desafio, os atletas contam com importante patrocínio da Board House, conceituada loja de boardsports paulista. João Renato tem apoio ainda da Armamento Rebelde, Power Mind Grip e BARK. Enquanto Animal conta com co-patrocínio da Naish e Dardak, além do apoio da HB e Movimento Funcional.

Para saber mais sobre a prova, acesse: Molokai2oahu.com