Dez brasileiros e um chileno já estão na rodada dos 48 melhores do Burton Toyota Pro na Austrália. Krystian Kymerson passou atrás de Taj Burrow na bateria que abriu a quarta-feira de ondas pequenas, de meio metro em Merewether Beach.
Filipe Toledo conquistou a primeira das cinco vitórias brasileiras e Alan Donato e Jessé Mendes formaram a única dobradinha verde-amarela vencedora no terceiro dia do ASP 6-Star de Newcastle.
Com a estreia vitoriosa de Taj Burrow, o australiano que largou na frente do ASP World Title Race 2012 na final contra Adriano de Souza na Gold Coast, também já assumiu a ponta do ranking mundial unificado da ASP.
O líder era o paulista Miguel Pupo, que, assim como Mineirinho, preferiu não participar do tradicional Surfest realizado em homenagem ao tetracampeão Mark Richards. Os também paulistas Jessé Mendes e Filipe Toledo serão adversários de Taj Burrow na abertura da terceira fase na Austrália.
Um total de dezessete brasileiros, um chileno e um peruano, representou a América do Sul em quatorze das dezenove baterias disputadas na quarta-feira.
O peruano Gabriel Villaran acabou eliminado junto com sete brasileiros, como o catarinense Jean da Silva e o paulista Wiggolly Dantas, que defendiam posições no grupo dos dez surfistas que serão classificados para o Dream Tour de 2013 pelo ranking mundial unificado da ASP.
Além do paulista Filipe Toledo e do pernambucano Alan Donato, também venceram as suas baterias na rodada de estreia dos cabeças de chave do Burton Toyota Pro o catarinense Willlian Cardoso, o paulista Alex Ribeiro e o pernambucano Ian Gouveia.
Já o chileno Manuel Selman, os paulistas Jessé Mendes e Hizunomê Bettero, o paraibano Jano Belo, o capixaba Krystian Kymerson e o catarinense Alexandre Chacon, que mora na Austrália, avançaram em segundo lugar para a fase dos 48 melhores do campeonato.
Mais seis brasileiros ainda vão disputar classificação nas baterias que restaram para fechar o rounde dos 96 competidores.
O aniversariante da quarta-feira, Jadson André, está na vigésima, justamente a que ficou para abrir a quinta-feira em Newcastle.
O também potiguar Alan Jhones, os paulistas Thiago Camarão e Ricardo Ferreira, o catarinense Tomas Hermes e o pernambucano Bruno Rodrigues, completam esta lista.