A um passo do título para alguns, a dois passos para outros. Essa é a situação dos brasileiros no último dia de disputas do ISA World Bodyboard Championship realizado em Iquique, no Chile, e que conhecerá todos os campeões neste domingo.
Depois das baterias deste sábado, seis brasileiros estão vivos na briga pelo título em todas as categorias e com reais chances de trazer o título geral para o país.
Garantida desde sexta-feira na grande final, Neymara Carvalho folgou neste sábado, mas acompanhou de perto os demais atletas do país que garantiram presença na final da repescagem. O grande destaque deste sábado vai para a dobradinha de Lucas Nogueira e Eder Luciano, na categoria Open Masculino.
No round 6 da repescagem, Lucas Nogueira teve uma grande atuação, avançando em primeiro na bateria que eliminou o campeão mundial Pierre Louis Costes, da França, um dos favoritos ao título. Na mesma fase, Eder Luciano também teve ótima performance e, assim como Lucas, garantiu o primeiro lugar.
Já no round 7, os dois brasileiros caíram juntos e a dobradinha era a única possibilidade para manter viva a esperança de dois atletas brasileiros na grande final. E ela veio. Eder venceu e Lucas ficou em segundo, com ambos apresentando um belo repertório de manobras nas ondas de 0,5 a 1 metro em Iquique.
Na busca por duas vagas na final principal, os brasileiros terão pela frente o chileno Matias Diaz e o sempre competitivo Amaury Laverhne, da França. Os dois primeiros avançam para disputar a medalha de ouro.
No Drop Knee, Daniel Alves folgou também nesse sábado, assim como Neymara Carvalho, pois já estava garantido na final da repescagem. No domingo, 13, o brasileiro encara o francês Martin Mouradian, o japonês Kazume Tomita e o chileno Renato Arellano em busca de uma das duas vagas na finalíssima.
Já na categoria Sub-18, os dois brasileiros – Sócrates Santana e Victoria Moraes – disputaram a final da chave principal, mas acabaram perdendo e agora precisam passar pela final da repescagem antes de brigar pelo ouro. Campeão mundial Pro Junior em 2015, Sócrates terá pela frente o francês Milo Delage, o australiano Jordyn Ihms e o peruano Ronald Gomez. Já Victoria, encara Carolina Esteves, de Portugal, Angela Lopez, do Peru, e a francesa Kim Veteau.