O Brasil fez bonito e chegou muito perto dos títulos na decisão internacional do Rip Curl Grom Search, evento sub-16 realizada no último sábado em Bells Beach, Austrália.
Em ondas de 1 metro, o paranaense Peterson Crisanto liderou boa parte da bateria decisiva e terminou com o vice-campeonato.
A paraibana Diana Cristina de Souza, a Tininha, ficou com a quarta colocação.
A decisão do mundial sub-16 foi realizada simultaneamente ao WCT Rip Curl Pro, segunda etapa do circuito mundial.
Peterson e Tininha participaram da prova porque conquistaram os títulos do circuito Grom Search no ano passado.
Eles também ganharam passagens e um mês de intercâmbio cultural na The Milton College Centre.
Na final masculina, Peterson empolgou a todos com um aéreo bem sucedido, garantindo 8,67 e a liderança da bateria.
Mas, o havaiano Tyler Newton também estava inspirado e decolou para levar 9,5 e depois garantir o título com um 8,5.
Entre as meninas, coincidentemente, a campeã também chama-se Tyler. A australiana Tyler Wright, com um surf progressivo e radical, venceu com tranqüilidade, abrindo vantagem com 8,5. Diana Cristina ficou atrás de Laura Enever (2a), também da Austrália, e da espanhola Garazi Sanchez (3a).
Em 2008, os representantes brasileiros na final internacional do Rip Curl Grom Search serão o paulista Miguel Pupo e a catarinense Gabriela Leite, vencedores da edição nacional deste ano.
O Rip Curl Grom Search 2007 teve os patrocínios de Sul Nativo. Lojas Ecológica e Overboard. Apoio: Sticle, Study Way, The Milton College Centre, Sky Artes Gráficas, Griffe Co. Supervisão da Confederação Brasileira de Surf, com cobertura da Revista Fluir e do site Waves.Terra.