Os melhores surfistas Junior do mundo estão reunidos no Japão para o Vissla ISA World Junior 2017 e já deram show logo no primeiro dia de ações nas ondas de Okuragahama beach, Hyuga.
O norte-americano Tara Watanabe conquistou a melhor somatória do dia (19.03) entre as 60 baterias realizadas, com notas 9.70 e 9.33 na categoria Sub-16. O francês Marco Mignot também foi destaque com 18.80 na categoria Sub-18. Quase todas as baterias do primeiro round dessas duas categorias foram pra água neste domingo (24/9).
Os brasileiros Eduardo Motta, Wallace Vasco e Deyvidson Santos estrearam com vitória na Sub-18. Lucas Vicente, Daniel Adisaka e Daniel Templar também fizeram bonito e venceram suas baterias na Sub-16. Mateus Sena avançou na segunda colocação em seu confronto.
Com 41 nações competindo, o Vissla ISA World Junior 2017 quebra todos os recordes, como o maior evento da categoria nos últimos 38 anos de história. Até mesmo países que não têm o surfe como tradição começam a ganhar seu espaço neste momento inédito de inclusão do esporte nas Olimpíadas.
A equipe brasileira que está no arquipélago japonês e é composta por Wallace Vasco (SC), Luara Thompson (RJ), Daniel Templar (RJ), Letícia Meira (CE), Mateus Sena (RN), Lucas Vicente (SC), Daniel Adisaka (SP), Deyvisson Santos (PE), Tainá Hinckel (SC), Eduardo Motta (SP), Carol Bonelli (RJ) e Artur Cerqueira (BA).
O técnico da delegação brasileira é Balu Schroeder, de Balneário Barra do Sul (SC). As categorias em jogo são Sub-16 e Sub-18 (ambas Masculino e Feminino), além da tradicional disputa por equipes.
Residente em Bali, filho de pai brasileiro e mãe sueca, o jovem Kian Martin está defendendo a bandeira da Suécia na competição. Apesar de não ter apresentado uma das melhores performances, terá uma nova chance na repescagem.
“Competir pela Suécia é incrível, porque quero mostrar aos garotos mais jovens de lá, que eles podem fazer isso. Eu ficaria amarradão de mostrar a todo povo da Suécia que eles podem competir em um evento de surfe de nível internacional. Torço para que o esporte continue crescendo no país e para que no próximo ano tenhamos um time completo”, disse Kian Martin.
“Eu nunca tinha participado de uma competição com tantos atletas e países. Fiz um monte de novos amigos e conheci um monte de gente nova. É ótimo estar aqui e ver todo mundo representando seus países com orgulho. Meu objetivo é mostrar à Suécia que podemos levar o ouro pra casa”, completou Kian.
Apesar do caráter amador, o evento já consagrou grandes nomes do surfe mundial como Gabriel Medina, Filipe Toledo, Tyler Wright, Sally Fitzgibbons, Julian Wilson, Owen Wright, Stephanie Gilmore, Jordy Smith, entre outros.
“Os melhores surfistas Junior do mundo apresentaram performances incríveis, do nascer ao pôr do sol. Seguramente podemos dizer que o futuro do esporte está na mão desses atletas e algum deles podem competir nas Olimpíadas de Tóquio daqui a 3 anos”, analisou Fernando Aguerre, presidente da ISA.