North Beach, em Durban, palco do Mr. Price Pro 2003. Foto: Karen/tostee.com. |
Cinco deles – Guilherme Herdy, Yuri Sodré, Marcelo Nunes, Leonardo Neves e Bernardo Pigmeu – avançaram para o evento principal e outros três – Marcelo Trekinho, Cristiano Spirro e o defensor do título da tradicional etapa de nível máximo 6 estrelas de Durban, Beto Fernandes, estão nas baterias restantes da batalha final das triagens e também podem seguir para enfrentar os principais cabeças-de-chave da 15a etapa do WQS.
Já no feminino, as maiores estrelas da competição estrearam na quinta-feira e na manhã desta sexta-feira a vice-campeã do ano passado, a catarinense Jacqueline Silva, conquistou sua segunda vitória e já está nas semifinais do Mr. Price Pro de Durban. A decisão feminina ocorre no sábado e a masculina no domingo.
Guilherme Herdy é um dos brasileiros classificados para o evento principal. Foto arquivo: Ellis/ASP. |
A série de derrotas continuou na última rodada das triagens, com o gaúcho Rodrigo Dornelles perdendo em sua estréia na primeira disputa por duas vagas para o evento principal. A segunda foi vencida pelo pernambucano Bernardo Pigmeu, mas o carioca Raoni Monteiro terminou em último em mais uma frustrada dobradinha verde-amarela, que ainda não aconteceu em Durban neste ano. A outra chance disso ocorrer na quinta-feira foi com Guilherme Herdy e Danylo Grillo na oitava bateria, porém o vencedor do confronto foi o australiano Shane Bevan e Herdy ficou com a segunda vaga.
Daison Pereira começou bem, mas acabou eliminado do evento. Foto: Karen/tostee.com. |
Se o paulista Beto Fernandes passar da sua primeira apresentação na África do Sul, vai encontrar com o vice-líder do WQS 2003, Neco Padaratz, um dos cabeças-de-chave da 13a bateria do evento principal. Dois brasileiros já estão juntos em outros três confrontos. Com a vitória na quinta-feira, o pernambucano Bernardo Pigmeu foi completar a segunda bateria, que é encabeçada pelo seu conterrâneo Paulo Moura e por Trent Munro (Aus).
Na sexta, os líderes do SuperSurf 2003, Peterson Rosa e Leonardo Neves, vão disputar duas vagas para as oitavas-de-final contra David Weare (Afr) e Roy Powers (Haw). E na 11a bateria, Fábio Gouveia estréia contra Yuri Sodré, Ben Bourgeois (EUA) e Kirk Flintoff (Aus).
Jacque Silva disputa a semi-final do Mr. Price Pro. Foto: Karen Tostee/ASP. |
Na oitava, o niteroiense Guilherme Herdy enfrenta Cory Lopez (EUA), Shane Bevan (Aus) e Daniel Redman (Afr). E o potiguar Marcelo Nunes veio das triagens junto com Jay Quinn (Nzl) para encarar o campeão mundial de 2001, CJ Hobgood (EUA), e o também cabeça-de-chave Kevin Olsen (Afr) na nona bateria.
Enquanto dezessete surfistas se inscreveram na disputa masculina do tradicional evento de Durban, a catarinense Jacqueline Silva é a única representante do Brasil na competição feminina, que tem nível 4 estrelas e vale 1.500 pontos, 1.000 à menos do que o WQS 6 estrelas masculino. Ela estreou com uma tranqüila vitória sobre Tamarys Walters (Afr), Lisa Hurunui (Nzl) e Amee Donohoe (Aus) na segunda rodada.
Na manhã desta sexta-feira, ela voltou a derrotar a própria Tamarys, além Holly Beck (Aus) e de Emmanuelle Joly-Thomas (Fra), que seguiu junto com a vice-campeã do Mr. Price Pro no ano passado para disputar a segunda semifinal da competição, contra as australianas Melanie Redman-Carr e Serena Brooke. A outra será formada por Heather Clark (Afr), Melanie Bartels (Haw), Laurina McGrath (Aus) e pela defensora do título do WQS de Durban, Sofia Mulanovich, do Peru.