Brazucas decepcionam no Mr. Price Pro

Guilherme Herdy, recuperado de uma contusão no tímpano, abocanhou o terceiro lugar - melhor resultado de um brasileiro no ciruito 2002

North Beach, em Durban, palco do Mr. Price Pro 2003. Foto: Karen/tostee.com.
Os brasileiros não conseguiram repetir as boas atuações dos primeiros dias e dos 16 que competiram na última quinta-feira (10/07) em Durban, dez acabaram eliminados nas triagens do Mr. Price Pro na África do Sul.

 

Cinco deles – Guilherme Herdy, Yuri Sodré, Marcelo Nunes, Leonardo Neves e Bernardo Pigmeu – avançaram para o evento principal e outros três – Marcelo Trekinho, Cristiano Spirro e o defensor do título da tradicional etapa de nível máximo 6 estrelas de Durban, Beto Fernandes, estão nas baterias restantes da batalha final das triagens e também podem seguir para enfrentar os principais cabeças-de-chave da 15a etapa do WQS.

 

Já no feminino, as maiores estrelas da competição estrearam na quinta-feira e na manhã desta sexta-feira a vice-campeã do ano passado, a catarinense Jacqueline Silva, conquistou sua segunda vitória e já está nas semifinais do Mr. Price Pro de Durban. A decisão feminina ocorre no sábado e a masculina no domingo.

 

Guilherme Herdy é um dos brasileiros classificados para o evento principal. Foto arquivo: Ellis/ASP.
O prenúncio de que a quinta-feira não seria um bom dia para o Brasil apareceu logo na primeira bateria do dia, quando os jovens Jihad Kohdr e João Gutemberg acabaram barrados pelo sul-africano Royden Bryson e o neozelandês Jay Quinn. O gaúcho Daison Pereira ainda passou em segundo no confronto seguinte, mas foi eliminado na penúltima disputa do dia, já na batalha final das triagens. Outros três brasileiros competiram nas baterias restantes da quinta fase e só o baiano Cristiano Spirro conseguiu classificação.

 

A série de derrotas continuou na última rodada das triagens, com o gaúcho Rodrigo Dornelles perdendo em sua estréia na primeira disputa por duas vagas para o evento principal. A segunda foi vencida pelo pernambucano Bernardo Pigmeu, mas o carioca Raoni Monteiro terminou em último em mais uma frustrada dobradinha verde-amarela, que ainda não aconteceu em Durban neste ano. A outra chance disso ocorrer na quinta-feira foi com Guilherme Herdy e Danylo Grillo na oitava bateria, porém o vencedor do confronto foi o australiano Shane Bevan e Herdy ficou com a segunda vaga.

 

Daison Pereira começou bem, mas acabou eliminado do evento. Foto: Karen/tostee.com.
Além de Dornelles, Raoni e Danylo, o paraibano Otávio Lima, o carioca Anselmo Correia e o gaúcho Daison Pereira também fracassaram na última fase antes do evento principal, quando começa a ser distribuída a premiação de US$ 120 mil oferecida no 6 estrelas da África do Sul. O defensor do título do Mr. Price Pro, Beto Fernandes, estréia na segunda bateria desta sexta-feira contra Russell Winter (Ing), Norimasa Ohno (Jap) e Kai Otton (Aus). E Marcelo Trekinho e Cristiano Spirro estão juntos com Maz Quinn (Nzl) e Joel Centeio (Haw) no penúltimo confronto das duras triagens do tradicional Festival de Durban.

 

Se o paulista Beto Fernandes passar da sua primeira apresentação na África do Sul, vai encontrar com o vice-líder do WQS 2003, Neco Padaratz, um dos cabeças-de-chave da 13a bateria do evento principal. Dois brasileiros já estão juntos em outros três confrontos. Com a vitória na quinta-feira, o pernambucano Bernardo Pigmeu foi completar a segunda bateria, que é encabeçada pelo seu conterrâneo Paulo Moura e por Trent Munro (Aus).

 

Na sexta, os líderes do SuperSurf 2003, Peterson Rosa e Leonardo Neves, vão disputar duas vagas para as oitavas-de-final contra David Weare (Afr) e Roy Powers (Haw). E na 11a bateria, Fábio Gouveia estréia contra Yuri Sodré, Ben Bourgeois (EUA) e Kirk Flintoff (Aus).

 

Jacque Silva disputa a semi-final do Mr. Price Pro. Foto: Karen Tostee/ASP.
Já os outros brasileiros escalados no evento principal estão sozinhos contra três estrangeiros. O baiano Armando Daltro pega três australianos na quarta bateria: Jake Paterson, Drew Courtney e Steven Hughes. Na sétima, o cabo-friense Victor Ribas faz sua primeira apresentação na África do Sul contra Greg Emslie (Afr), Troy Brooks (Aus) e Pablo Gutierrez (Esp).

 

Na oitava, o niteroiense Guilherme Herdy enfrenta Cory Lopez (EUA), Shane Bevan (Aus) e Daniel Redman (Afr). E o potiguar Marcelo Nunes veio das triagens junto com Jay Quinn (Nzl) para encarar o campeão mundial de 2001, CJ Hobgood (EUA), e o também cabeça-de-chave Kevin Olsen (Afr) na nona bateria.

 

Enquanto dezessete surfistas se inscreveram na disputa masculina do tradicional evento de Durban, a catarinense Jacqueline Silva é a única representante do Brasil na competição feminina, que tem nível 4 estrelas e vale 1.500 pontos, 1.000 à menos do que o WQS 6 estrelas masculino. Ela estreou com uma tranqüila vitória sobre Tamarys Walters (Afr), Lisa Hurunui (Nzl) e Amee Donohoe (Aus) na segunda rodada.

 

Na manhã desta sexta-feira, ela voltou a derrotar a própria Tamarys, além Holly Beck (Aus) e de Emmanuelle Joly-Thomas (Fra), que seguiu junto com a vice-campeã do Mr. Price Pro no ano passado para disputar a segunda semifinal da competição, contra as australianas Melanie Redman-Carr e Serena Brooke. A outra será formada por Heather Clark (Afr), Melanie Bartels (Haw), Laurina McGrath (Aus) e pela defensora do título do WQS de Durban, Sofia Mulanovich, do Peru.

 

Exit mobile version