Rio das Ostras Pro

Brazucas em peso nas finais

Uri Valadão é um dos brasileiros nas finais do Rio das Ostras International

Uri Valadão é um dos brasileiros nas finais do Rio das Ostras International. Foto: Jonathan Cardoso.

O Rio das Ostras International Pro 2008 conheceu neste sábado os atletas classificados para o domingo decisivo de competições. As baterias foram emocionantes e com os duelos decididos nos detalhes. Destaque para Uri Valadão e Isabela Sousa que mantiveram um bom ritmo durante todas as baterias do dia e conseguiram presença nas fases finais.

 

O dia começou com condições excelentes e ondas que chegavam ao 1 metro de altura na praia de Costa Azul, Rio das Ostras (RJ). As terceira fase do masculino abriu o dia com disputas acirradas e muito show por parte dos tops na água. A grande surpresa da manhã foi a eliminação do hexacampeão mundial Guilherme Tâmega. O carioca não conseguiu achar ondas boas e acabou eliminado logo em sua primeira participação.

 

A partir do início da tarde, o vento Sudoeste entrou com força e o mar deu uma leve baixada. As quartas-de-final da categoria feminina começaram com as brasileiras tentando manter a hegemonia conquistada no ranking mundial. Das quatro semifinalistas da categoria, três são do Brasil – Isabela Sousa, Jessica Becker e Naara Carolyne.

 

A única estrangeira que pode acabar com a festa tupiniquim é a espanhola Eunate Aguirre, que eliminou a porto-riquenha Natasha Sagardia no único duelo totalmente internacional do dia. Na semi a espanhola terá pela frente a brasileira Jéssica Becker.

 

“A diferença para sair do Brasil com o título está na boa escolha de ondas. Todas nós das semifinais estamos no mesmo nível, portanto, a a escolha de onda será vital para chegar à final”, declarou Eunate.

 

O outro duelo será totalmente brasileiro. A capixaba Naara Carolyne terá pela frente Isabela Sousa, do Ceará. Isabela venceu outra atleta do Espirito Santo nas quartas, Maylla Venturin, para garantir sua classificação. ?Apesar do mar ter subido as condições ainda não estão ideais. Eu estava muito concentrada para a bateria?, disse a cearense.

 

Entre os homens, o grande nome do dia foi Uri Valadão, vice-líder do circuito mundial. O baiano voador superou a gripe o os adversários para colocar seu nome entre os oito finalistas do dia. Nas quartas, Uri terá pela frente o também brasileiro Tainan Monti.

 

Depois de uma bateria emocionante e disputada que valeu lugar no domingo decisivo, o atleta falou sobre as dificuldades encontradas no duelo. ?A minha bateria foi muito difícil. O meu adversário era muito bom e estava achando umas ondas. Mas eu consegui pegar uma boa. Graças a Deus consegui vencer a bateria?, declarou.

 

Amaury Laverhne, de Ilhas Reunião, também botou pra baixo nas ondas de Costa Azul. O atleta teve um excelente desempenho e deixou claro quais são suas intenções para as finais do evento e, principalmente, para o restante da etapa. ?Para o atleta ser campeão mundial ele tem que saber surfar em condições boas e ruins?, disse Amaury.

 

Neste domingo acontecem as baterias decisivas das categorias profissionais, além das finais do circuito amador brasileiro de bodyboard. A competição terá início às 8 horas. Acompanhe as baterias ao vivo no site Abbctour.


Baterias de domingo


1 Tainan Monti (Bra) x Uri Valadão (Bra)

2 Pierre Louis Costes (Fra) x Marcus Lima (Bra)

3 Francirley Ferreira (Bra) x Roberto Bruno (Bra)

4 Amaury Laverhne (Reu) x Leonardo Costa (Bra)

 

Semifinais Feminino

 

1 Isabela Sousa (Bra) x Naara Carolyne (Bra)

2 Eunatte Aguirre (Esp) x Jessica Becker (Bra)

 

Exit mobile version