Brazucas encaram oitavas em Lacanau

Sooruz Lacanau Pro 2005, França

Sooruz Lacanau Pro 2005, França. Foto: Dimulle / Aspeurope.com.
Dos 192 surfistas de 18 países que disputam US$ 125 mil e 2.500 pontos no Sooruz Lacanau Pro, apenas 16 de quatro nações passaram para o domingo decisivo do primeiro evento com nível 6 estrelas da ?perna européia? do WQS.

 

O líder do ranking, Adriano de Souza, representa o Brasil junto com Paulo Moura e Armando Daltro nas oitavas-de-final contra dez australianos, dois norte-americanos e um sul-africano.

 

Um total de 23 brasileiros disputou classificação no sábado de condições difíceis para os competidores na Plage Centrale, mas vinte não conseguiram achar boas ondas nas séries irregulares e mexidas de 1,5 metros do mar subindo em Lacanau.

 

O guarujaense Mineirinho pega o sul-africano Greg Emslie no primeiro confronto do domingo na França, o baiano Mandinho está no segundo com Glenn Hall e o pernambucano enfrenta outro australiano, Troy Brooks, na sexta disputa por vagas nas quartas-de-final da 22.a etapa do WQS 2005. 

 

Dos três brasileiros, Paulo Moura foi o único que enfrentou a verdadeira loteria para encontrar as melhores ondas três vezes no sábado. Estreou no Sooruz Lacanau Pro vencendo o primeiro confronto direto entre Brasil e Austrália do dia.

 

Luke Hitchings ganhou a disputa pela segunda vaga e o cabo-friense Victor Ribas acabou eliminado junto com Jarrad Sullivan. O troco não demorou e o australiano Troy Brooks derrotou três brasileiros na disputa seguinte, com o jovem carioca Simão Romão superando os mais bem ranqueados Marcondes Rocha (AL) e Dunga Neto (CE), que estavam bem próximos da lista dos 15 que o WQS indica para completar a elite mundial do ASP World Championship Tour (WCT).

 

Moura e Brooks se encontraram na fase seguinte e o australiano ganhou de novo, com ambos despachando o sul-africano também top do WCT 2005, Travis Logie, além do norte-americano Bobby Martinez.

 

Depois, o pernambucano fechou a participação brasileira no sábado junto com Simão Romão na sexta das oito baterias formadas por três atletas que fecharam o dia de ventos fortes e ondas irregulares em Lacanau.

 

Só que novamente tiveram que ficar brigando pela segunda vaga, pois o norte-americano Tim Reyes abriu a bateria com uma nota 8,5 e passou em primeiro somando 14,23 pontos.

 

A diferença que definiu a classificação foi só meio ponto e a nota 7,83 recebida por Paulo Moura há 10 minutos do fim garantiu sua passagem para o domingo. Simão Romão ficou precisando de 6,34 pontos e não chegou perto disso nas três tentativas antes de terminar a bateria.

 

Com isso, acabou perdendo por 12,83 x 12,33 pontos, mas o 17o. lugar no Sooruz Lacanau Pro foi o melhor resultado do jovem surfista carioca no Circuito Mundial de Surfe Profissional e ainda lhe rendeu US$ 1.2 mil de prêmio e 1.125 pontos no ranking do WQS.

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos do Sooruz Lacanau Pro.

 

##

 

Sooruz Pro 2005, Lacanau, França. Foto: Dimulle / Aspeurope.com.
Outro carioca também tinha acabado de ser eliminado por décimos de diferença. Pedro Henrique enfrentou dois australianos na quinta bateria da última fase antes dos confrontos virarem homem-a-homem, sistema que será inaugurado neste domingo em Lacanau.

 

Troy Brooks, novamente ele, já começou com uma nota 7 em sua primeira onda, achou outra melhor ainda, abrindo uma parede mais longa para aplicar várias manobras na melhor apresentação do dia.

 

Valeu 9,17 pontos, nota que só não superou a 9,70 e 9,33 que o paulista Heitor Pereira conseguiu tirar dos juízes em suas duas primeiras apresentações em Lacanau.

 

A batalha de Pedrinho pelo segundo lugar foi dramática. Samba Mann, nome dado pelo pai fanático pela música brasileira, também achou uma boa onda ? nota 7 ? e tinha 7,93 pontos de vantagem sobre o brasileiro, que não se entregou e nos últimos segundos pegou sua melhor onda, conseguindo mostrar seu repertório de manobras, mas o resultado das notas dos juízes foi igual a 7,27 e o placar acabou terminando em 13,93 x 13,27 pontos para Samba Mann.

 

Os australianos foram os destaques do dia e também já tinham barrado outro brasileiro na terceira bateria da sexta fase, o catarinense Marco Polo, que parou em Jarrad Howse e Kai Otton.

 

Curiosamente, era a primeira vez que ele era minoria, pois nas duas últimas vezes que entrou no mar em Lacanau estava junto com mais dois brasileiros. Na primeira, pela terceira fase, superou o carioca Yuri Sodré e o paraibano Fábio Gouveia para passar atrás de Dane Gudauskas na sexta-feira.

 

No sábado, outro norte-americano também ganhou, Ben Bourgeois, com o alagoano Tânio Barreto e o potiguar Danilo Costa ficando de fora.

 

Para completar o domínio aussie, apesar que também por uma insignificante diferença ? 11,50 x 11,44 pontos ? Glenn Hall acabou com a invencibilidade do líder do ranking, Adriano de Souza, impedindo uma dobradinha luso-brasileira com o português Tiago Pires.

 

Até o baiano Armando Daltro passou com muitas dificuldades na disputa contra dois sul-africanos na abertura da sexta fase.Com duas notas na casa dos 7 pontos, Greg Emslie passou em primeiro com 14,83 pontos.

 

Daltro somou uma nota 6,33 e uma 5,67 na última para ganhar o segundo lugar com 12,00 pontos, contra 11,33 de Royden Bryson.

 

?Você tem que tentar muitas ondas para ver qual que vai abrir para dar a oportunidade para fazer as manobras?, analisou Armando Daltro, que ainda reclamou que os fortes ventos pioravam ainda mais as condições.

 

?Porque não dá para você escutar nada da locução e você nunca sabe se está em primeiro ou terceiro ou quantos pontos precisa. Eu somente tentei fazer o meu melhor e não importa a colocação, o que interessa é a classificação para a próxima fase?.

 

Mandinho foi um dos três únicos brasileiros que conseguiram superar os australianos no sábado em Lacanau. Os outros foram os cariocas Pedro Henrique e Simão Romão, que despacharam quatro deles na rodada anterior, a última de confrontos formados por quatro atletas.

 

O baiano ganhou a primeira bateria desta sexta fase, mas o australiano Glenn Hall tirou o gaúcho Ricardo Azevedo para passar em segundo lugar. Os dois voltam a se enfrentar na segunda oitava-de-final, neste domingo na França.

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos do Sooruz Lacanau Pro.

 

Oitavas de final do  Sooruz Lacanau Pro

 

1 Adriano de Souza (Bra) x Greg Emslie (Afr)
2 Glenn Hall (Aus) x Armando Daltro (Bra)
3 Ben Bourgeois (EUA) x Jarrad Howse (Aus)
4 Shaun Cansdell (Aus) x Kai Otton (Aus)
5 Troy Brooks (Aus) x Paulo Moura (Bra)
6 Tim Reyes (EUA) x Samba Mann (Aus)
7 Luke Stedman (Aus) x Josh Kerr (Aus)
8 Darren O?Rafferty (Aus) x Daniel Ross (Aus)

 

 

Exit mobile version