Oakley Pro Junior

Brazucas ganham força

Geovane Ferreira, Oakley Pro Junior 2012, Keramas, Bali, Indonésia

Geovane Ferreira despacha o sul-africano Beyrick De Vries na repescagem. Foto: © ASP / Tim Hain.

Cinco brasileiros continuam na disputa pelo título mundial Pro Junior da ASP na Indonésia. Eles disputam uma vaga às oitavas de final na terceira fase do Oakley ASP World Junior Championships 2012 em Bali.

Quatro passaram pela repescagem realizada nestaa quinta-feira de ondas de 1,5 metros em Keramas: o potiguar Italo Ferreira, o catarinense Cauê Wood e os paulistas Deivid Silva e Geovane Ferreira.

O paranaense Peterson Crisanto já tinha garantido vaga na terceira fase por ter estreado com vitória no sábado em Bali.

O início da participação brasileira na quinta-feira foi em quatro baterias consecutivas. Na terceira quase não entrou ondas e o atual campeão mundial Pro Junior da ASP, Caio Ibelli, só surfou uma, sendo facilmente batido pelo garoto Jack Robinson, de apenas 14 anos.

O australianinho pegou um belo tubo em sua última onda para confirmar a vitória sobre um dos grandes favoritos ao título em Bali.

“Não tinha muitas ondas na bateria e se ele (Caio Ibelli) pegasse as ondas que eu surfei, teria conseguido as notas para vencer também”, diz o competidor mais jovem em Bali. “Eu surfo ondas como essa em casa o tempo todo, então tubo é um dos meus pontos fortes. Estou muito feliz por ter vencido a bateria, é uma sensação muito boa”, arremata Robinson.

Para compensar a eliminação precoce do defensor do título, vieram duas vitórias verde-amarelas seguidas. O ubatubense Geovane Ferreira achou os tubos nas direitas de Keramas para despachar o sul-africano Beyrick De Vries no quarto duelo do dia por 12.37 a 11.87 pontos.

E no quinto, o potiguar Italo Ferreira surfou como se estivesse em casa, nas direitas do Pontal de Baía Formosa. Manobrando com pressão e velocidade, o atual campeão sul-americano Pro Junior da ASP South America ganhou duas notas na casa dos 7.00 pontos com seu backside afiado, para derrotar o havaiano Makai McNamara por uma larga vantagem de 14.60 a 7.20 pontos.

Outra combinação de notas foi aplicada pelo guarujaense Deivid Silva sobre o norte-americano Taylor Clark na 12ª bateria da repescagem. Ele registrou o maior placar entre os brasileiros – 15.34 pontos – com as notas 8.17 e 7.17 recebidas nas duas melhores ondas que surfou. Deivid mostrou a força do seu backside com manobras potentes executadas nos pontos mais críticos das direitas perfeitas de Keramas.

“Tive um pouco de azar por quebrar minha prancha logo na primeira onda, mas depois consegui pegar uma boa para tirar uma nota 8 e pouco (8.17)”, contou Deivid Silva. “Eu sabia que precisava de uma outra nota boa, porque ele (Taylor Clark) também surfa bem, então fiquei focado na bateria e consegui pegar outra onda para vencer com um 7.17. Estou feliz por ter passado para a próxima fase e agora é se concentrar para o terceiro round”.

E para fechar a boa participação brasileira na repescagem, o catarinense Cauê Wood superou o japonês Takumi Nakamura com um placar apertado de 12.93 a 12.50 pontos. O japonês até surfou a melhor onda da bateria, que valeu nota 7.50, no entanto foi derrotado na soma das duas computadas. A vitória foi garantida com o 6.43 que Cauê Wood tirou em sua última onda.

Já Luan Carvalho, atleta da Praia Grande, acabou eliminado pelo norte-americano Andrew Doheny por 15.00 a 5.30.

Campeões mundiais O catarinense agora vai enfrentar o campeão mundial Pro Junior de 2009, Maxime Huscenot, da França, na quinta bateria da terceira fase. O paulista Geovane Ferreira também terá um campeão mundial pela frente, o de 2010, Jack Freestone, na nona bateria. Na 12ª, tem outro confronto Brasil x Austrália, entre o potiguar Italo Ferreira e Matt Banting.

Mas, o primeiro a disputar vaga para as oitavas de final do Oakley ASP World Junior em Bali será o paulista Deivid Silva, que foi escalado para abrir a terceira fase com o havaiano Ezekiel Lau. O segundo será o paranaense Peterson Crisanto na quarta bateria, contra o recordista de pontos – 16.67 – da repescagem na quinta-feira, o australiano Wade Carmichael.

Clique aqui para ver o evento ao vivo.

Terceira fase

1 Ezekiel Lau (Haw) x Deivid Silva (Bra)
2 Carlos Muñoz (Cri) x Vicente Romero (Esp)
3 Tanner Hendrickson (Haw) x Evan Thompson (EUA)
4 Peterson Crisanto (Bra) x Wade Carmichael (Aus)
5 Maxime Huscenot (Fra) x Cauê Wood (Bra)
6 Vasco Ribeiro (Por) x Cooper Chapman (Aus)
7 Koa Smith (Haw) x Andrew Doheny (EUA)
8 Keanu Asing (Haw) x Jack Robinson (Aus)
9 Jack Freestone (Aus) x Geovane Ferreira (Bra)
10 Michael February (Afr) x Arashi Kato (Jap)
11 Luke Davis (EUA) x Kalani David (Haw)
12 Conner Coffin (EUA) x Hairii Anwar (Ind)
13 Matt Banting (Aus) x Ítalo Ferreira (Bra)
14 Frederico Morais (Por) x Kaito Ohashi (Jap)
15 Ramzi Boukhiam (Mar) x Hiroto Arai (Jap)
16 Thomas Woods (Aus) x Ryan Callinan (Aus)

Final Feminina

Bianca Buitendag (Afr) x Nikki Van Dijk (Aus)

Exit mobile version