Jogos Sul-Americanos

Brazucas invadem Equador

Jogos Sul-Americanos 2011, Manta, Equador

Equipe brasileira rumo ao treino em Manta, Equador. Foto: Wander Roberto / Inovafoto / COB.

As primeiras equipes brasileiras que participarão dos Jogos Sul-Americanos de Praia Manta 2011 desembarcaram na cidade litorânea do Equador na última terça-feira, dia 29, e já iniciaram seus treinamentos.

Os atletas de surfe e vôlei de praia levantaram cedo na quarta-feira, dia 30, para iniciar os preparativos para a competição continental, que tem início na próxima sexta-feira, dia 2.

As equipes de vela, triatlo e handebol de areia desembarcaram no Equador na noite da última quarta.
 
Depois da viagem para chegar a Manta, nada melhor do que o trabalho regenerativo na praia para recarregar as energias.

Carlos Bahia acerta o pé para estreia no longboard. Foto: Wander Roberto / Inovafoto / COB.

E para os atletas do Time Brasil, especialmente, o trabalho regenerativo é fundamental para colocá-los em forma para a estreia na competição.

“Estamos prontos para começar a competir. A chegada dos nossos primeiros atletas é muito importante para sentirmos o clima dos Jogos cada vez mais próximo. Temos equipes fortes em todas as modalidades e vamos em busca da primeira colocação do quadro de medalhas”, observou a chefe da missão brasileira Adriana Behar.
 
O surfe traz uma delegação de 10 atletas, sendo dois de longboard, dois de bodyboard e outros seis do surfe tradicional, sendo quatro homens e duas mulheres.

Lucas Silveira prepara prancha para entrar em ação no free surf. Foto: Wander Roberto / Inovafoto / COB.

Pela manhã, os surfistas brazucas fizeram o reconhecimento das condições marítimas da Praia de San Mateo. À tarde, os surfistas voltaram à água para mais um treino de adaptação ao local.

“O mar estava pequeno hoje, em condições bem adversas, mas já estamos acostumados a surfar em todos os tipos de onda, clima, local. Os surfistas trouxeram pranchas pequenas para adaptação no mar. O treino foi satisfatório, bom para soltar da viagem. Agora é manter a galera concentrada no que veio fazer aqui. Nosso objetivo é conquistar a medalha de ouro em todas as categorias (feminino, open, long board, body board e equipes). A cor que eu vejo na minha frente é só ouro”, destacou Otoney Xavier, técnico da Seleção Brasileira de surfe.

 

A equipe de surfe em Manta traz diversos valores da nova geração, entre eles a atual campeã brasileira Suellen Naraísa.
 
Já o vôlei de praia fez um treino físico na academia pela manhã. A primeira movimentação com bola está marcada para a parte da tarde na arena da Praia de El Murciélago. O destaque da modalidade em Manta é o campeão do Circuito Mundial de 2009, Harley Marques.
 
Na última quarta-feira, dia 1º, a bandeira brasileira foi hasteada na arena sul-americana, em El Murciélago, onde serão disputadas as competições de beach soccer, handebol de areia, rugby de praia e vôlei de praia. O Brasil será o primeiro país a terá bandeira hasteada, em cerimônia que começa às 9 horas (12 horas de Brasília).

O time do Brasil em Manta terá 86 atletas competindo em nove modalidades. Além do surfe, maratona aquática, vela, triatlo e esqui aquático completam o programa esportivo dos Jogos Sul-americanos de Praia.

 

Serão 10 países participantes (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) e cerca de 1000 atletas.

Exit mobile version