Hang Loose Pro Contest

Brazucas na artilharia

Dion Atkinson, Hang Loose Pro Contest 2012, Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)

Ricardo dos Santos volta a atacar os tubos da Cacimba do Padre. Foto: Aleko Stergiou.
Willian Cardoso consegue classificação de maneira suada. Foto: Aleko Stergiou.
Dion Atkinson anota maior nota do evento. Foto: Aleko Stergiou.

Em um final de tarde eletrizante na Cacimba do Padre, os brasileiros Willian Cardoso, Ricardo dos Santos, Miguel Pupo e Leandro Bastos garantiram vaga na terceira fase do Hang Loose Pro Contest 2012 em Fernando de Noronha (PE).

Clique aqui para ver as fotos de ação

Clique aqui para ver as fotos de ambiente

Clique aqui para ver o vídeo

O swell perdeu força nesta quarta-feira, mas as condições melhoraram ao longo do segundo dia de evento e os surfistas encontraram ondas tubulares de até 2 metros no ensolarado arquipélago pernambucano.

A prova, de status Prime do circuito mundial, chegou a ser paralisada por quatro horas por causa da maré seca na Cacimba. Foram realizadas oito baterias restantes do primeiro round e as três primeiras do segundo.

Na abertura da segunda fase, o catarinense Willian Cardoso conseguiu sua classificação de maneira suada na bateria contra o paulista Filipe Toledo, o californiano Chris Ward e o atleta de Guadalupe, Charles Martin.

A disputa de somatórios altos na Cacimba foi decidida apenas no final e sofreu uma reviravolta na segunda metade da bateria, quando Filipe anotou 9.17 em um belo tubo de frontside para disparar na ponta e tirar a liderança das mãos de Willian Cardoso.

Mas Willian reagiu e, depois do 8.33 obtido no início, aplicou 6.83 em mais um tubo na Cacimba e assumiu a primeira posição, deixando a briga pela segunda vaga entre Chris Ward e Filipe Toledo.

Filipinho viu o aussie descer uma boa esquerda e anotar 9.63 em um tubo estiloso de backside. Com a nota, Ward pulou para a liderança com 18.10 no somatório, deixando Willian em segundo com 15.16 no total. Filipe foi o terceiro com 14.00 e Charles Martin o quarto, com 9.23.

“Tem altas ondas ali dentro. A bateria foi eletrizante, parecia free surf, com uma onda atrás da outra. Consegui achar uma importante na casa dos 8.00 pontos e deixei a briga entre o Filipinho e Chris Ward. Ficou aquela correria no final, mas deu tudo certo e consegui meu objetivo, que era avançar para a terceira fase”, comemora Willian.

Com o resultado, os dois avançam ao round “No Loser”, em que não há perdedor na Cacimba. Na bateria de três atletas, apenas o primeiro classifica-se direto para as quartas-de-final, enquanto os outros dois encaram a repescagem.

Na disputa seguinte, Ricardo dos Santos, destaque do primeiro dia, voltou a atacar os canudos do beach break e venceu em grande estilo a bateria contra o taitiano Alan Riou (2o), o norte-americano Nathan Curran (3o) e o brasileiro Leo Neves (4o).

Ricardinho encarou uma bomba de frontside e anotou a segunda maior nota do dia, 9.87, perdendo apenas para os 9.90, obtido por Dion Atkinson em um tubaço de backside na vigésima terceira bateria do primeiro round.

“Estou contente com meu desempenho nestes dois dias. Desde o Hawaii passei a competir mais tranquilo e essa tática deu certo. Agora é manter o foco para os próximos rounds. Espero sair daqui com um bom resultado”, afirma Ricardo, que chegou a partir sua prancha ao meio e teve que trocar de equipamento durante a bateria.

Na última bateria do dia, Miguel Pupo e Leandro Bastos garantiram a dobradinha brasileira contra o havaiano Kevin Sullivan (3o) e o alemão Marlon Lipke (4o).

Faltam nove baterias para o término da segunda fase. Os brasileiros que continuam na briga por uma vaga no terceiro round são: Bruno Rodrigues, Gabriel Medina, Yuri Sodré, Jerônimo Vargas, Bernardo Pigmeu, Wiggolly Dantas, André Silva, Jano Belo, Marco Polo, Flavio Nakagima, Raoni Monteiro, Jean da Silva, Robson Santos e Thiago Camarão.

Uma nova chamada acontece nesta quinta-feira às 7 horas (horário de Brasília).

Clique aqui para ver o evento ao vivo.

Confira mais fotos em nossas próximas atualizações.

Exit mobile version