A galera brasileira representou bem a bandeira do país em terras havaianas na décima quinta Molokai-2-Oahu (M2O) Paddleboard World Championship, realizada no último domingo na ilha de Oahu.
Considerada uma das provas mais difíceis do mundo, a tradicional travessia de 32 milhas náuticas (cerca de 58 quilômetros) incluiu o Stand up Paddle nos últimos anos entre as categorias em disputa.
O evento é conhecido por levar seus competidores ao limite. A largada acontece em Kalua Koi-Molokai e vai em direção a Hawaii Kai, Sul da ilha de Oahu
Este ano o recorde de inscrição foi batido, com mais de 250 atletas.
Andrea Moller, brasileira e atualmente uma das melhores atletas da modalidade, foi a vencedora da categoria SUP Feminino.
Livio Menelau, brasileiro também radicado em Maui, conquistou a terceira colocação no SUP Masculino, atrás apenas do campeão Connor Baxter (promessa havaiana de apenas 16 anos) e Scott Gamble, segundo colocado.
Alessandro Matero, também conhecido como “Amendoim”, atualmente em segundo lugar no ranking brasileiro de SUP Race, viajou ao Hawaii para participar de algumas provas e foi o segundo colocado na categoria 30 a 39 anos.
Mo Freitas, de 13 anos, junto com Roberto, filho do brasileiro Tony Freitas, radicado em Oahu, foi sétimo colocado por equipes. Destaque também para o australiano Jamie Mitchell, que conquistou seu décimo título consecutivo na modalidade Paddleboard (deitado).
Neste ano, apesar das correntes favoráveis e ventos relativamente fracos, as condições foram consideradas difíceis principalmente por conta da presença constante de ondulações de até 2 metros surgindo em várias direções.
Confira acima a galeria registrada por Bruno Lemos, correspondente do Waves no Hawaii, com os melhores momentos da prova.