Primavera havaiana

Brazucas sem crise

0

Sylvio Mancusi se esconde da crise no Hawaii. Foto: Bia Silveira.

O ares de primavera reinam aqui no Hawaii. Baleias no outside, arco-íris cada vez mais constantes, crowd um pouco mais ameno, mas sempre crowd, afinal falamos da capital do surf.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o vídeo de surf

 

Clique aqui para ver o vídeo de kitesurf

 

Ao andar pelas ruas e avenidas do North Shore, já não tão lotadas como no passado, olho para os bicos das pranchas de alguns dos principais atletas e noto que a economia vai de mal a pior, como minha amiga Faith Milnes declarou: ”Os EUA preparam-se para se transformar em um país de segundo mundo”.

Phil Rajzman desce a ladeira havaiana. Foto: Bia Silveira.


Exagero ou não, as notícias no Brasil também não são nada animadoras. Nenhuma novidade, mas me parece que aqui a coisa é ainda pior, todos temem que esse auge da crise ainda não tenha afetado a América do Sul.

 

Discussões econômicas à parte, as ondas no Hawaii ainda são de primeiro mundo. Nos últimos 10 dias, boas ondas rolaram pelo North Shore, principalmente em Pipeline / Backdoor, Off the Wall, Sunset de gala e muitos surfaram Jockos com ótimas ondas.

 

No melhor dia pela manhã, altas ondas quebraram em Pipeline e Backdoor. Eu e meu companheiro Phill Rajzman entramos pela entrada de Off The Wall e o visual era alucinante. Decidimos até nos concentrar um pouco mais nas direitas, onde o crowd era um pouco menos tenso, com séries de 2 a 3 metros.

 

Romeu Bruno, Evaristo Ferreira, Haroldo Ambrósio, Pedro Manga, Felipe Cesarano, entre outros brasileiros dividiam o pico com muitos locais. As ondas ficaram perfeitas por algumas horas, até a entrada de um vento maral, que fez a maioria vazar do outside.

 

Os brasileiros Stephan Figueiredo, Pedro Manga, Ricardo Azevedo, Nathan Brandi, Phil Rajzman e eu, ainda voltamos a checar o mar no final de tarde, quando o vento terral voltou a bombar. Fizemos um crowd brazuca em Off The Wall, onde surfamos como se estivéssemos em casa. Somente Kamalei Alexander e dois bodyboarders vieram nos fazer companhia por alguns instantes.

 

Primeiro dia de teste de uma câmera anexada ao capacete, que filmou por alguns minutos e por falta de experiência na regulagem acabou desligando depois de ter filmado o primeiro tubo da sessão. No dia seguinte, o atual campeão mundial de kitesurf nas ondas, Guilly Brandão, pegou a câmera e arrepiou na bancada ao lado de Sunset como vocês podem conferir no segundo video.

 

A previsão é de muita onda e muito vento para a próxima semana.

 

Big Aloha, Deus no coração e até a próxima!