Válida como disputa Prime da divisão de acesso para o World Tour, a segunda etapa do SuperSurf Internacional 2011 começou nesta terça-feira em boas condições na cidade de Imbituba (SC).
Os brasileiros Jadson André, Jessé Mendes e Raoni Monteiro, que vêm de uma maratona de eventos do circuito mundial, caíram na água logo nas primeiras baterias desta terça, realizadas em ondas maiores de 2 metros e boa formação na praia da Vila.
Para garantirem vaga no segundo round, os três superaram o cansaço de várias etapas do tour neste mês, além de condições extremas durante a última semana na disputa Prime de Itaúna, Saquarema (RJ).
No domingo, um grande swell fez a direção de prova da etapa em Saquarema transferir as finais do evento para a manhã da última segunda-feira. Com o imprevisto, Raoni, Jadson e Jessé chegaram à cidade do Sul catarinense em cima da hora para a disputa do SuperSurf.
O potiguar Jadson André foi o primeiro a estrear nesta terça-feira. Logo na primeira bateria do dia, ele achou uma boa esquerda e avançou à segunda fase depois de vencer o australiano Adam Robertson (2º) e eliminar o também aussie Joske Heath (3º) e o paulista Odirlei Coutinho (4º) do evento.
“Estou bastante cansado, por causa das viagens e da bateria. Está uma correnteza muito forte. A onda é bastante longa, tentei pegar duas boas logo no começo. Foram as minhas melhores e consegui ganhar a bateria”, conta Jadson.
“Cheguei ontem às 23 horas e só fui dormir a 1 da madrugada. Dormi pouco, acordei às 5 horas. Agora vou poder descansar para voltar melhor ainda”, afirma o potiguar, que na última temporada venceu pela primeira vez uma etapa do World Tour na mesma praia da Vila.
“A Vila é um lugar muito especial pra mim. Eu nunca vou esquecer do que vivi no ano passado. Minha última bateria aqui tinha sido contra o Kelly Slater e foi minha primeira vitória na estreia no circuito mundial. Então, com certeza, esse lugar é especial para mim”, finaliza Jadson.
A bateria seguinte foi vencida por outro brasileiro, Jessé Mendes. O paulista achou uma boa esquerda no final e pulou do segundo para o primeiro lugar nos minutos finais. O carioca Yuri Sodré ficou na vice-liderança e também está classificado. O irlandês Glenn Hall (3º) e o cearense Messias Félix (4º) acabaram eliminados da disputa.
Jessé também citou o cansaço depois do duelo, já que vem de uma sequência de viagens com ótimos resultados em etapas Prime do circuito mundial. Ele foi o terceiro colocado na etapa de Lower Trestles, encerrada no início do mês na Califórnia (EUA), e obteve um quinto lugar na etapa de Saquarema na última segunda-feira.
“Sabia que minha bateria seria uma das primeiras, então peguei um voo direto do Rio. Cheguei às 22:30 em Floripa, mas até arrumar táxi e fazer check-in no hotel fui dormir apenas a 1 hora da manhã”, conta Jessé.
“Acordei hoje às 6:50 horas e vim treinar. Mas a correnteza estava muito forte, então achei melhor esperar minha bateria. Tirei a pressão do início. Agora é manter o foco”, encerra.
O carioca Raoni Monteiro foi o último do trio a estrear e caiu na água na quarta bateria do dia. O local de Saquarema vem de um vice-campeonato em casa e começou o evento em Imbituba com um segundo lugar. A disputa foi vencida pelo havaiano Mason Ho. Outro havaiano, Kolohe Andino, ficou em terceiro. O brasileiro Caio Ibelli foi o quarto (4º) da bateria.
“Foi muito importante passar. Cheguei ontem de madrugada bem cansado, às 3 horas da manhã. Nem jantei e acordei hoje sem energia nenhuma. Não peguei ondas boas, minha melhor onda foi um 5.50, mas o que importa foi ter passado”, diz Raoni.
O atleta, que ficou em nono na etapa do World Tour na Barra da Tijuca e em segundo no evento Prime de Saquarema, tenta uma sequência de bons resultados depois de um mau início nesta temporada. “Estou voltando a fazer o que eu sei, que é surfar, passar baterias. Graças a Deus minha cabeça está boa, minhas pranchas estão boas e estou aproveitando este momento bom”, desabafa Raoni.
Baixas Dois atletas da elite mundial não participam do SuperSurf Internacional na praia da Vila. As primeiras baixas anunciadas foram o brasileiro Alejo Muniz, que está doente, e o australiano Josh Kerr, por motivo não revelado. Em seus lugares entram o pernambucano Luel Felipe e o brasileiro naturalizado havaiano, Kiron Jabour.
Clique aqui para ver o evento ao vivo.