Catarinense amador

Briga pela liderança acirra disputa

0

Praia do Matadeiro recebe sétima etapa do circuito. Foto: Basílio Ruy.

Depois de passar pelas principais praias do litoral catarinense, o Circuito Catarinense Amador Fecasurf 2009 chega na reta final. O segundo ASM 2009, In Memorian Caio Kuerten acontece neste final de semana (12 e 13/9) nas melhores condições do mar entre as praias do Caldeirão e do Matadeiro, Sul da Ilha, Florianópolis (SC).

 

Válido pela sétima etapa do Circuito Catarinense de Surf Amador, a competição promete ter grandes disputas pela liderança do ranking da temporada, que está chegando ao seu final (no total são dez).

 

A previsão indica boas ondas e condições ideais de vento para o final de semana, o que com certeza garantirá o show de surf dos melhores atletas catarinenses nos “expressos” do Matadeiro.

Nada está definido na busca pelo título, mas quem chega ao Matadeiro com a liderança da categoria Open é Jonatan Busetti, atleta de Itajaí, que está com 3.698 pontos. Busetti sofre pressão dos demais adversários, a poucos pontos de diferença.

 

Os atletas de Florianópolis Deolir de Souza, segundo colocado com 3.657 pontos e Stewson Crippa, terceiro com 3.656 pontos vêm logo atrás do líder. O quarto colocado é Amilton Alves, de Bombinhas, com 3.508 pontos.

Na categoria Júnior (sub-18), o atleta de Balneário Camboriú Matheus Navarro, caminha para a conquista do título da temporada 2009 com 5.168 pontos, 1.578 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Imbitubense João Paulo de Abreu.

Matheus também lidera a categoria Mirim (sub-16) somando 5.187 pontos. Na segunda colocação vem outro atleta de Balneário Camboriú, Victor Drews com 4.194 pontos, seguido de perto por João Paulo de Abreu com 3.907 pontos e o paulista Wesley Santos com 3.786 pontos.

Na Iniciantes (sub-14) Yago Dora, de Floripa, lidera com 5.329 pontos com uma boa vantagem sobre o segundo colocado Wesley Santos, com 4.341 pontos e que está apenas a 68 pontos de diferença do terceiro colocado Yrvin Ravi, atleta do Sul da Ilha.

Entre os atletas da categoria Infantil (sub-12) quem segue na liderança é o Imbitubense Ian Tavares com 5.141 pontos seguido de perto por Gustavo Ramos de São Francisco do Sul com 4.989 pontos.

Na categoria Feminina, Evelin Conceição de Florianópolis mantém-se firme na frente do ranking com 4.851 pontos, mas logo atrás vem Aloha Maciel 4.111 pontos na segunda colocação e Ana Ceccareli na terceira colocação com 4.097 pontos.

Entre os atletas da categoria Master (acima de 35), quem lidera é Carlos Kxot da Guarda do Embaú com 4.762 pontos em uma briga acirrada com Rubens Farias de Floripa que vem na segunda colocação com 4.563 pontos.

No Circuito Local do Sul da Ilha quem lidera o ranking e pode levar uma passagem aérea para qualquer destino nacional, exceto Fernando de Noronha, é o atleta Pedro Husadel, que atinge a somatória de 1.900 pontos. Na segunda colocação com 1.466 pontos está Daniel Kuerten, e em terceiro colocado está Cauê Wood, que totaliza 1.240 pontos, seguido por Fernando Santiago, com 1.187 pontos.

Este ano os organizadores da etapa prestam uma homenagem a Caio Kuerten, atleta que faleceu ano passado vítima de câncer. Caio é lembrado com saudade, pois era frequentador assíduo das ondas do Matadeiro. Nasceu no pico e aperfeiçoou sua linha de surf. O garoto tinha 21 anos, era amante do esporte e gostava de desenhos. A arte que estampa o cartaz da competição é de autoria dele.

O  2º ASM (Associação de Surf da Armação e Matadeiro) tem o patrocínio do Governo do Estado, Fundesporte, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Co-patrocínio: Onik e Woodbrothers. Apoio: Saborear, Restaurante Vieira, Pousada Santa Ana, Chiclet Trunk e Grud Wax. Divulgação: Waves, Woohoo e Jornal Drop. Realização: Fecasurf e ASM. Promoção Woodbrothers.