ASP World Masters

Bronco vai na paz

0

Peterson Rosa compete sem pressão no ASP World Masters. Foto: Silvia Martinez Rosa.

Um dos caçulas do SuperSurf ASP World Masters, o tricampeão brasileiro Peterson Rosa quer representar bem o país na competição que acontece nesta semana na praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ).

O surfista de 37 anos compete sem pressão pela vitória. “Fiquei muito feliz em ser convidado para este mundial e conviver com ídolos mundiais e daqui do Brasil”, diz Peterson.

“Mais do que competir, o legal é rever os amigos e estar junto de nomes como Occy (Mark Occhilupo) e Tom Curren. Vários com quem competi no circuito mundial e outros que sempre foram exemplos”, fala o atleta, que compete na categoria Master, para surfistas de 36 a 49 anos.

Na competição, Peterson reencontra vários surfistas que compartilharam a mesma época de tour: Kaipo Jaquias, Derek Ho, Luke Egan e Jake Patterson, além dos próprios brasileiros como Fábio Gouveia, Teco Padaratz, Guilherme Herdy, Ricardo Toledo, Victor Ribas, Fábio Silva, Renan Rocha e Jojó de Olivença.

“Peguei essa geração e é muito bom estarmos todos juntos”, ressalta o tricampeão brasileiro em 1994, 99 e 2000 e com 15 anos de disputas no World Tour, de 92 a 2006.

Em nova fase na carreira, Peterson Rosa vem se dedicando mais ao free surf e ao trabalho em fortalecer a marca que o patrocina. Ainda compete no Brasil, mas sem a obrigação de conquistar títulos.

“Não tenho compromisso de competição. A ideia é usar minha imagem para ajudar a AntiQueda. Claro que se estou competindo, quero vencer e vou fazer o máximo para deixar esse título mundial aqui no Brasil”, afirma Peterson.

Para ele, competir no Rio de Janeiro remete a boa recordação. Foi nessa mesma cidade, na Barra da Tijuca, que ele faturou sua vitória no Circuito Mundial, o Rio Marathon Surf Pro, em 1998. “O mar está pequeno, mas quero um bom desempenho para representar bem a bandeira do Brasil e da AntiQueda”, completa.

 

Com um formato especial, sem a eliminação dos atletas nas cinco primeiras fases, o SuperSurf ASP World Masters Championship segue até domingo (31), nas ondas do Arpoador. São 24 competidores, divididos em seis baterias, para restar oito na fase homem-a-homem, até a grande final.
 
Jogo rápido com Peterson Rosa

Nascimento 19/09/1974, no Guarujá (SP)
Apelidos Bronco, The Animal (no exterior)
Ídolo Fábio Gouveia
Ídolo na vida Minha mãe
Comida Feijão, arroz e batatas fritas
Bebida Saquê
Se não fosse surfista, seria jogador de futebol. Adoro futebol.
Outro esporte gosto de ação, voo livre, futevôlei na praia, frescobol, adoro automobilismo, F1
Diversão pegar onda
Filme de ação
Quando não está surfando estou cuidando da minha casa, da minha mulher, do meu jardim, focando nos campeonatos, nas coisas boas. É preciso plantar coisas boas para colher resultados bons
Melhor onda Matinhos (Paraná), G-Land (Indonésia) e Snapper Rocks e Kirra (Austrália)
Manobra preferida Tubo
Aposentadoria Viver dos meus negócios que construí, trabalhar minha imagem, dando palestras, se possível atuar na própria empresa onde estou, com a nova geração;
Peterson Rosa por Peterson Rosa É um cara que tem uma agressividade muito forte, aparente, mas que quando se conhece, tem um coração muito grande, capaz de tirar a própria roupa que veste para ajudar o próximo.
Peterson Rosa em uma palavra Animal

 

Leia mais

 

Legends descansam no Arpex (RJ)