WQS Feminino

Bruninha faz bonito na Austrália

Bruna Schmitz embarca para Indonésia

Bruna Schmitz segue na briga em Phillip Island. Foto arquivo: Divulgação Quiksilver.

A jovem paranaense Bruna Schmitz venceu sua primeira bateria em Phillip Island e avançou para a fase das 12 melhores surfistas na etapa nível máximo 6 estrelas que abre o WQS Feminino 2008 na Austrália.

 

A brasileira agora vai disputar duas vagas para as quartas-de-final com a top do WCT Serena Brooke que compete em casa e a norte-americana Erica Hosseini.

 

O Roxy Surf Festival tem prazo até domingo para ser encerrado, mas pode até acabar antes para aproveitar as boas ondas de 1 metro de altura como as da quinta-feira em Woolamai Beach. Seis australianas, duas havaianas, uma surfista da Nova Zelândia, de Portugal, dos Estados Unidos e a brasileira Bruna Schmitz, são as doze candidatas ao título na Austrália.

 

A paranaense de apenas 18 anos de idade praticamente confirmou a vitória nas primeiras ondas que surfou na bateria. Começou muito bem com uma nota 7 e na segunda ganhou um 6 para cravar imbatíveis 13 pontos. A havaiana Leilani Gryde, 2 anos mais velha, conseguiu duas notas na casa dos 6 pontos e passou em segundo, com ambas nem sendo ameaçadas pela neozelandesa Airini Mason e a sul-africana Stacey Guy.

 

Bruna Schmitz volta a enfrentar a experiente australiana Serena Brooke e a americana Erica Hosseini, que venceu a disputa anterior com o maior placar da quinta-feira, exatos 15 pontos somando a melhor onda do campeonato que recebeu nota 9,75 dos juízes. Também foi destaque na quinta-feira em Woolamai Beach outra surfista da Nova Zelândia, Paige Hareb, que bateu a já campeã mundial do WQS e top do WCT Jessi Miley-Dyer, cabeça-de-chave número 1 do Roxy Surf Festival.

 

Ela marcou 14,50 pontos contra 12,60 da australiana que é forte candidata ao título que nos dois últimos anos foi vencido por sua amiga Stephanie Gilmore. A bicampeã do WQS de Phillip Island em dezembro foi coroada como a mais jovem campeã mundial da história do ASP Womens World Championship Tour (WCT) logo em sua estréia na elite. Mais uma entre as muitas surpresas entre as doze melhores no primeiro campeonato feminino de 2008 é Bethany Hamilton, que teve o braço esquerdo arrancado num ataque de tubarão anos atrás.

 

A havaiana passou bem as duas baterias que disputou em Woolamai Beach, fazendo dobradinha com a americana Hosseini contra as australianas Dara Pendolf e Sarah Beardmore na quinta-feira. A próxima batalha é para chegar nas quartas-de-final, quando os confrontos passam a ser só com duas competidoras dentro d?água, sistema de disputa que prossegue até a grande final. A vitória no Roxy Surf Festival vale um prêmio de 4.500 dólares e a primeira liderança do WQS 2008 com 2.500 pontos.


Quinta fase

1a Jessi Miley-Dyer (Aus), Samantha Cornish (Aus), Claire Bevilacqua (Aus)
2a Sally Fitzgibbons (Aus), Paige Hareb (NZ), Francisca Santos (Por)
3a Serena Brooke (Aus), Bruna Schmitz (Bra), Erica Hosseini (EUA)
4a Laurina McGrath (Aus), Leilani Gryde (Haw), Bethany Hamilton (Haw)

Exit mobile version