Brasileiro Pro

Bruninho é destaque

Hudson Felipe, Marands Pro Noronha 2013, Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)

As ondas só devem subir mesmo no sábado, mas a Cacimba do Padre já apresentava boas condições para o início do Marands Surf Pro na sexta-feira em Fernando de Noronha (PE).

 

O show de tubos começou no terceiro confronto do dia, com o niteroiense Bruno Santos e o pernambucano Halley Batista fazendo os primeiros recordes da etapa que abre a corrida pelo título máximo do surfe brasileiro em 2013 no maior palco do esporte no país.

 

Quem também brilhou no primeiro dia foi o jovem pernambucano de apenas 15 anos de idade, Douglas José, o Dodô de Maracaípe, que surfou bons tubos para registrar o segundo maior placar do campeonato.

 

A primeira fase recomeça neste sábado na 12.a das 16 baterias, com a primeira chamada às 10 horas no Arquipélago de Fernando de Noronha.

“Realmente Noronha provou mais uma vez que nesta época do ano é um dos melhores lugares pra surfar e fiquei amarradão por este evento que veio pra engrandecer o surfe brasileiro, preenchendo a lacuna da saída do WQS”, destacou Bruno Santos, que já venceu a etapa do Mundial em Fernando de Noronha em 2009 e até hoje é o único brasileiro a ser campeão do WCT do Tahiti nos temidos tubos de Teahupoo. Bruninho é um dos big riders que só decidiu participar do Marands Surf Pro depois de ver a previsão das ondas para a Cacimba do Padre.

“Estou amarradão. Nada melhor do que começar o Circuito Brasileiro em um lugar que dá altas ondas”, disse Bruno Santos. “Vai dar pra curtir, pegar boas ondas e tentar um resultado maneiro aqui. Apesar de hoje (sexta-feira) não ter subido ainda, o mar já deu uma reagida e as condições estão muito boas. A direção do swell, o vento, está tudo encaixando pra dar altas ondas a semana inteira, então daqui pra frente é só melhorar. A bateria tava o maior sufoco, mas veio aquela última onda que abriu o tubo perfeito e aí foi só passar pro dentro”.

Bruninho encerrou falando sobre a sua última onda, um tubo profundo que valeu a maior nota do Marands Surf Pro Noronha, 9,5. Antes disso, Halley Batista liderava a bateria com uma nota 8,75 que até então era o recorde de campeonato.

 

O niteroiense totalizou imbatíveis 15,75 pontos e o pernambucano somou 14,40 nas suas duas notas computadas. A vitória escapou no último minuto, mas a classificação já estava garantida para Halley Batista.

“Graças a Deus as ondas começaram a entrar mais fortes no meio da minha bateria, com muita perfeição para os tubos que é a marca aqui da Cacimba”, falou Halley Batista. “Assim facilita uma melhor performance dos atletas e foi isso que aconteceu. Consegui achar um 8,75, o Bruno (Santos) fez um 9,5 na última onda e foi dada a largada nos high-scores (notas altas) do evento né?”.

Revelação mirim No entanto, nenhuma outra bateria rolou ondas tão boas quanto nessa terceira do dia. O único que conseguiu colocar seu nome no topo das listas de recordes do campeonato foi o surfista ainda da categoria Mirim, Douglas José.

 

Com apenas 15 anos de idade, sua pequena estatura encaixou perfeitamente com as condições do mar na sexta-feira. Dodô surfou dois belos tubos que valeram duas notas na casa dos 7 pontos. Dodô, como é mais conhecido, atingiu 14,85 pontos, superando os 14,40 de Halley Batista que também é de Ipojuca como ele.

“Estou amarradão. É só a segunda vez que participo de uma competição profissional e aqui consegui desenvolver a minha habilidade de pegar tubos”, falou Douglas José, com desenvoltura. “O meu forte é surfar tubos e aqui me senti em casa. Lá em Maracaípe, minha praia, não tem tubos assim, só de vez em quando, então tenho que mostrar minha técnica aqui. Aqui sim é onda de tubos e estou muito feliz por ter vencido a bateria”.

Dodô é mais uma revelação do celeiro de bons surfistas pernambucanos de Ipojuca, no litoral sul do estado. E ele acabou eliminando um dos seus incentivadores na cidade deles, Alan Donato.

 

O cearense Edvan Silva conseguiu a segunda vaga para a próxima fase na bateria e Donato foi derrotado em sua estreia no Marands Surf Pro, junto com o paulista Marco Aurelio.

Noronhenses Oito surfistas de Fernando de Noronha competiram nas onze baterias realizadas no primeiro dia na Cacimba do Padre e apenas dois avançaram para a segunda fase.

 

A primeira classificação foi de Hudson Felipe no segundo confronto da sexta-feira, vencido pelo paulista Robson Santos. E a outra só veio na última bateria do dia, com Patrick Tamberg conquistando a primeira vitória noronhense com um tubo que surfou nos minutos finais.

Os outros que venceram as suas baterias de estreia no Marands Surf Pro foram o cearense Artur Silva, que bateu até o cabeça de chave número 1 e bicampeão brasileiro Renato Galvão no primeiro confronto do dia, iniciado ao meio-dia quando a maré começou a encher na Cacimba, o niteroiense Bruno Santos, os pernambucanos Junior Lagosta e Douglas José, o cearense Dunga Neto, os baianos Bruno Galini e Franklin Serpa, o paraibano Fabio Gouveia e os paulistas Robson Santos e Hizunomê Bettero, que sempre conseguiu bons resultados nas etapas do Mundial em Noronha.

“Muito bom começar vencendo o primeiro campeonato do ano, ainda mais em um paraíso como esse”, enalteceu Hizunomê Bettero. “Não é o WQS, mas Graças a Deus está tendo esta etapa do Brasileiro pra gente poder estar aqui surfando essas ondas. Estou superfeliz de estar aqui de volta, o mar vai só subir daqui pra frente e queria passar de qualquer jeito pra poder continuar surfando os tubos aqui da Cacimba do Padre. Esse campeonato vai ser animal”.

Pernambucano e Longboard Depois do Marands Surf Pro, que termina no domingo, o Noronha Surf Festival inaugura o Circuito Cyclone / Bali de Surf Pernambucano 2013 nos dias 26 e 27 e outra marca pernambucana, a Gold Island, vai abrir o circuito da Associação Brasileira de Longboard (ABL) nos dias 1 a 3 de março, fechando a programação esportiva do evento que promete ficar na história do esporte das ondas no Brasil. Durante a semana também serão promovidos cursos de juízes e palestras ambientais em Fernando de Noronha, além de festas e shows para a confraternização de todos os participantes.

Exit mobile version