Numa final bem equilibrada, Bruno Caraça foi o vencedor da categoria Open na abertura do Lui Lui Guarujaense de Surf 2008, neste domingo (dia 27), na praia do Tombo, Guarujá (SP).
Clique aqui para ver as fotos
Com sol, praia cheia, ondas de até 1,5 metros, a competição reuniu 129 atletas, divididos em oito categorias. Também comemoraram as vitórias os surfistas Caio Ibelli, na Júnior, Sidney Guimarães, na Mirim, Deivid Silva, na Iniciante, Edgard Groggia, na Estreante, Herbert Moreno, na Petit, Adriano Lima, na Longboard, e Vivian Messina, entre as meninas.
A primeira final no mar foi a dos caçulas da Petit (até 10 anos). Leo Guimarães liderou quase toda a bateria e no último minuto, Herbert Moreno, que tinha a melhor nota da disputa, 6,0 pontos, marcou 2,5 para se igualar ao rival e levar no desempate, justamente por ter uma nota mais alta.
Vitor Mendes terminou em terceiro, seguido por Nicolas Germano, Alison Oliveira e Derick Márcio.
Na Mirim, uma decisão digna do Circuito Paulista. Sidney Guimarães conseguiu uma nota 6,0 para ficar na frente. Seu primo, Thiago Guimarães ficou em segundo lugar, depois de uma disputa acirrada com Jessé Mendes, o terceiro.
O atual bicampeão da categoria, Caio Ibelli, terminou em quarto lugar. ?É sempre bom vencer no Guarujaense. É um campeonato bem forte?, disse Sidinho.
Na vez das meninas, Vivian Messina festejou muito a sua primeira vitória oficial, ao superar Adine Pereira, Geórgia Paschoal e Gisele Garcia. ?Eu já tinha feito três finais, mas esta foi a primeira vitória. Estou bem feliz?, vibrou a surfista de 17 anos.
Logo depois, o atual campeão, Edgard Groggia, saiu na frente, vencendo Victor Bernardo, seu rival há três temporadas. Herbert Moreno e Leo Guimarães também estava nesta final, ficando em terceiro e quarto lugares, respectivamente. ?Quero muito este título e a vitória na etapa inicial é um incentivo muito importante?, comentou o atleta.
Na quinta final da etapa, Caio Ibelli voltou ao mar e, desta vez, não deixou a vitória escapar. João Barros chegou a liderar boa parte da disputa e ficou em segundo lugar, com Wesley Moraes em terceiro e o potiguar radicado em Guarujá, Gustavo Sanches completando o pódio. ?Não deu na Mirim, mas levei na Júnior, um título que ainda não tenho e vou concentrar minhas forças para ser campeão?, falou Caio.
Na categoria Iniciante, Deivid Silva venceu com uma nota 7. Baiano de Itacaré e morando em Guarujá desde o início do ano, Yagê Araújo ficou em segundo, com Wesley Santos em terceiro e Edgard Groggia, em nova final, na quarta posição. ?Este é o circuito mais forte, quase um paulista. Vencer vale muito e vou batalhar pelo título?, ressaltou Deivid.
Nos pranchões, Adriano Lima também comemorou a sua primeira conquista no Circuito. O líder do ranking paulista, Rodney Costa, ficou com o vice e o campeão da categoria em 2007, Luizinho, terminou em terceiro, depois de ter a sua atuação prejudicada com a quebra do seu pranchão no meio da bateria. Em quarto lugar ficou Daniel Faria. ?Estou muito feliz, ainda mais pela final com nomes de destaque. Treinei muito e agora vou me preparar mais ainda para as outras etapas?, avisou Adriano.
Equilíbrio – Fechando o evento, a decisão open foi marcada pelo equilíbrio. Bruno Caraça abriu com um 6,25, mas o atual campeão da categoria, Leandro Santos, conseguiu assumir a ponta. Bruno, então, passou a precisar de 3,75 e garantiu uma nota 6, para iniciar a festa com os pais. Emerson Silva, supercampeão de 2007, terminou em terceiro e Kalani Silva ficou em quarto.
?Foi emocionante. Depois de quatro anos, estava precisando de uma vitória. No ano passado eu vacilei na última etapa e na briga pelo título da open. Precisava de um terceiro e perdi na semi. Agora que comecei com a vitória, vou com tudo?, frisou Bruno, que está com 22 anos e depois de ficar um semestre na Austrália, em 2006 decidiu trabalhar e encarar o surf como lazer.
?Tentei ser profissional, mas agora é só diversão. Vou participar do Guarujaense e do Paulista, mas sem pressão?, argumentou.
##
A etapa também teve como atração a Potência Expression Session, bateria sem regras, valendo a manobra mais radical. Thiago Guimarães foi o melhor, com um tubo, faturando R$ 500 em compras na loja paulistana.
Clique aqui para ver as fotos
O Lui Lui Guarujaense de Surf terá três etapas, todas na praia do Tombo. A próxima disputa será nos dias 11 e 12 de outubro e a finalíssima em 6 e 7 de dezembro.
Vale lembrar que desde 2002 o Circuito tem um prêmio especial, criado para garantir emoção até o final do ranking. Os campeões municipais (exceto da petit e estreantes) voltam ao mar, ao término da última etapa, para disputar uma moto 0 km, garantindo o título de supercampeão.
O Lui Lui Guarujaense de Surf 2008 tem os co-patrocínios de Central Surf, Kyw Boardstore, Overboard, Potência e Tent Beach. Apoios da Prefeitura Municipal de Guarujá, Neco Carbone Longboard, Helio Coconut?s Hot Wave, RD Surfboards, BHS, Academia Flex, Náutica Tintas, Up Drop e FMA Notícias. Organização da Associação de Surf de Guarujá, com supervisão da Federação Paulista de Surf.
Resultados da primeira etapa do Lui Lui Guarujaense 2008
Open
1 Bruno Caraça
2 Leandro Santos
3 Emerson Silva
4 Kalani Silva
Júnior
1 Caio Ibelli
2 João Barros
3 Wesley Moraes
4 Gustavo Sanches (Natal-RN)
Mirim
1 Sidney Guimarães (Peruíbe)
2 Thiago Guimarães (Peruíbe)
3 Jessé Mendes
4 Caio Ibelli
Iniciante
1 Deivid Silva
2 Yagê Araújo (Itacaré-BA)
3 Wesley Santos (Peruíbe)
4 Edgard Groggia
Estreante
1 Edgard Groggia
2 Victor Bernardo
3 Herbert Moreno
4 Léo Guimarães (Peruíbe)
Petit
1 Herbert Moreno
2 Léo Guimarães (Peruíbe)
3 Vitor Mendes
4 Nicolas Germano
5 Alison Oliveira
6 Derick Márcio
Feminina
1 Vivian Messina
2 Adine Pereira
3 Geórgia Paschoal
4 Gisele Garcia (Santos)
Longboard
1 Adriano Lima
2 Rodney Costa
3 Luizinho
4 Daniel Faria
Potência Expression Session – Thiago Guimarães (Peruíbe) – tubo