Bruno Moreira e Gustavo Fernandes confirmados no Mundial

0

Um bom público compareceu em Maresias neste sábado para o Billabong Pro Junior 2003. Foto: Ricardo Macario.
Neste sábado foram definidos dois dos seis nomes que irão integrar a seleção brasileira que disputa o Mundial Pro Junior, em janeiro na Austrália. O paulista Bruno Moreira e o carioca Gustavo Fernandes já garantiram suas vagas na equipe e mais nove atletas estão na busca pelas outras quatro vagas.

 

Em boas ondas de 1 a 1,5 metros na praia de Maresias, São Sebastião (SP), foram realizadas as baterias do terceiro round e as quartas-de-final do Billabong Pro Junior, segunda e decisiva etapa da seletiva sul-americana da competição.

 

Campeão da primeira etapa, em julho, também em Maresias, Guga Fernandes, 20 anos, é um dos semifinalistas do evento e tem tudo para conquistar o título do circuito. “Eu sabia que estava muito perto da vaga com a vitória na 1a etapa, mas vou tentar o título geral. É um resultado importante na carreira de um surfista que está começando como profissional e tem a passagem aérea para a Austrália para o campeão”, disse Gustavo.

 

Bruno Moreira já garantiu a vaga para disputar o Mundial Pro Junior, em janeiro na Austrália. Foto: Ricardo Macario.
Já Bruno Moreira, 20, vice-campeão atrás de Guga, perdeu na primeira quarta-de-final, mas conseguiu acumular pontos suficientes para ir a Austrália tentar novamente o título mundial, já que em 2001 venceu o circuito e integrou a equipe que foi a Austrália.

 

Os atletas que irão representar o Brasil este ano serão conhecidos neste domingo, quando acontecem as semifinais e a grande decisão da prova. Dos nove candidatos às vagas, sete disputam a semifinal. Gustavo Fernandes enfrenta Adriano de Souza, o Mineirinho, e Gilmar Silva, ambos do Guarujá, além do conterrâneo Simão Romão.

 

Na outra semi estão os ubatubenses Saulo Júnior e Diego Santos, o catarinense Fernando Moura e o capixaba Michel Gratz. Deste grupo, Simão já está com o passaporte quase carimbado para o mundial. Adriano e Gilmar também têm boas chances, mas somente um deles irá conseguir a vaga, já que se enfrentam na mesma bateria.

 

Adriano Mineirinho foi m dos destaques do dia e esá bem perto de se classificar. Foto: Ricardo Macario.
Os surfistas da Praia Grande David do Carmo e Ricardo Ferreira, ambos destaques e finalistas da primeira etapa, na terceira e quarta colocações, respectivamente, vivem uma situação mais delicada. Eles irão torcer da areia por combinações de resultados dos adversários para conseguir as vagas.


O domingo também terá as fases finais das competições femininas, o Billabong Girls Pro – Circuito A Onda dos Sonhos, válido pela 6a etapa do Super Trials, e o Billabong Pro Júnior Girls, novidade nesta temporada para as meninas com até 20 anos de idade.

 

No Girls Pro a niteroiense Juliana Guimarães despachou a sua principal rival, a ubatubense Suelen Naraísa, e tem grandes chances de repetir a vitória da outra etapa em Maresias e garantir o vice-campeonato na temporada (a campeã por antecipação é a cearense Silvana Lima).

 

Ainda nesta disputa, a pequena Bruna Schimitz, de Matinhos, de apenas 13 anos, foi premiada com uma passagem aérea para o Hawaii, prêmio oferecido para a melhor amadora do ranking.

 

Gilmar Silva é um dos semifinalistas da segunda e decisiva etapa do circuito. Foto: Ricardo Macario.
As disputas começam às 9 horas, com as semifinais, e a final está marcada para rolar por volta do meio-dia. Antes das decisões, será realizada a Bleat Air Show, uma bateria especial, sem regras, que oferece R$ 1 mil para autor do aéreo mais alto e mais radical. Há ainda a Red Beach Best Wave, que premia com R$ 500 o autor da nota mais alta do final de semana – o santista Andrew Serrano lidera a disputa com um 9,5.

 

A galera pode acompanhar as notas e a locução do evento ao vivo pelo site Billabongbrasil.com.br/projunior.

 

O Billabong Pro Júnior tem o co-patrocínio da Bleat, Red Beach, High Point, KYW Surf, Central Surf, Sthill, Sun Peak, Overboard, Hot Water, Board Side. Apoio: Fluir, Waves.Terra. O Billabong Girls Pro – Circuito A Onda dos Sonhos tem a apresentação da Surftrip, Fluir Girls e Waves Girls Only. Apoio: Sportv e Universal Pictures. Os dois eventos têm patrocínio da Nutry, Goofy e Marco Polo. Colaboração: Governo do Estado de São Paulo/ Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. Supervisão: Federação Paulista de Surf, Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), Association of Surfing Professionals (ASP) South America. Realização: Billabong Brasil, ASSS e Prefeitura de São Sebastião.