Stand do Projeto Tamar na 2a Seletiva Petrobras, praia Mole, Florianópolis. Foto: Divulgação CTS. |
Além de disputar a etapa, o atleta marcou presença no stand do Projeto Tamar, programa de preservação às tartarugas marinhas.
O Tamar monitora mil quilômetros de praia, com 20 bases cobrindo oito Estados brasileiros.
Ao longo dos seus 24 anos, o projeto foi aperfeiçoando sua forma de trabalhar, buscando sempre soluções criativas para preservar as tartarugas marinhas.
Bruno Pitanga e Adriano Mineirinho de Souza, atual campeão mundial Pro Junior. Foto: Divulgação CTS. |
Da Bahia, Espírito Santo e Sergipe, foi se espalhando pelo litoral brasileiro e ilhas oceânicas. Hoje, as 20 bases estão espalhadas em pontos estratégicos da costa – pontos de desova e de alimentação.
Todas as estações têm estrutura operacional proporcional à demanda de cada uma, e ao tempo de implantação. Algumas funcionam ininterruptamente e outras apenas nas temporadas de desova.
“O interesse do pessoal de Florianópolis foi muito grande. Muitos perguntaram se o Tamar é uma instituição respeitada pelo trabalho de
Pitanga e Marcelo Andrade, diretor-executivo da Abrasp. Foto: Divulgação CTS. |
O atleta costuma realizar trabalhos de divulgação da preservação das tartarugas marinhas durante os campeonatos que acontecem no Brasil.
Em eventos realizados próximos a alguma base do projeto Tamar, ele conta com apoio logístico para divulgar os trabalhos.
Onde não tem base próxima, Pitanga distribui panfletos, folders, cartazes e faz a divulgação entre os atletas que disputam o circuito brasileiro.
Flávio Costa, Heitor Alves, André Teixeira e Pitanga durante o Freesurf Pro, no Guarujá. Foto: Divulgação CTS. |
Na próxima quinta-feira o atleta embarca para o Guarujá, onde disputa o Rip Curl Guarujá Pro, etapa do Brasil Tour que acontece entre os próximos dias 7 e 10 de outubro.
Pitanga conta com os patrocínios do Centro de Terapia em Surf (CTS) e apoio das pranchas Hilton Issa, Keahana e SDA acessórios.