Jungle Beach ABC

Bruno Vaz fatura mais uma

Bruno Vaz, Jungle Beach ABC 2008, praia do Tombo, Guarujá (SP)

Bruno Vaz vence a categoria Open e ainda leva prêmio pela melhor manobra. Foto: Silvia Winik.

Já era previsto. A frente fria chegaria no litoral de São Paulo no final de semana, e com ela, boas ondas de um metro de altura. Cenário quase perfeito para a realização da segunda etapa do Circuito Jungle Beach ABC Surf 08, encerrada no último domingo (14/8), na praia do Tombo, Guarujá (SP).


Fé, sorte e muita disposição para superar os dias longe do mar foram decisivas para que novos campeões erguessem os braços para o alto em um ato de total agradecimento e comemoração. Foi assim com Roberta Costa, Rodmilson Scheurer, Clóvis Magalhães e Bruno Vaz.

 

Na primeira decisão do dia, quatro meninas foram para o mar e desfilaram beleza enquanto surfavam. Melhor para Roberta Costa que superou o favoritismo da tricampeã do ABC, Gabriela Rodrigues.

 

De São Bernardo do Campo, a professora de Educação Infantil realizou

Roberta Costa supera a tricampeã do evento. Foto: Silvia Winik.

seu sonho. “É muita emoção. É um sonho que tenho desde quando

comecei a surfar, estou emocionada. É muito bom ganhar”, diz Roberta.
 
Somando 10 anos nas ondas, a surfista mantém o preparo físico no TES – Treinamento Específico para Surfistas, oferecido aos três melhores colocados de cada categoria. Além disso, pratica yoga e surfa sempre aos finais de semana na praia da Enseada. Apaixonada pelo surf, ela convoca outras garotas a participarem do circuito. “Temos que chamar as meninas e mostrar para elas que dá para participar, basta acreditar e treinar”, completa Roberta.
 
Em seguida, foi a vez dos longboarders dominarem os seus pranchões. Daniel Jacques, de Diadema e campeão da primeira etapa, entrou disposto a levar o bicampeonato. Entretanto, na água estava o tricampeão do ABC, Rodmilson Scheurer.

 

Em sua última onda, Scheurer encontrou uma direita, fazendo-a até a beira. Com uma nota 6.5, ele assumiu a liderança e com poucos minutos para o término da bateria, ficou na beira torcendo para permanecer na frente.
 
Jacques ataca as ondas, pega mais de uma, no entanto, sem sucesso nas finalizações, caindo. Resta se contentar com a segunda colocação para a alegria do tricampeão. “Ter calma na final é o segredo. Esperei, pois sabia que tinha condições de virar. Deus me mandou a onda e consegui ganhar a bateria. Estou muito feliz”, comemora Scheurer, morador de São Bernardo do Campo.
 
Sobre a participação de Daniel Jacques, estreante no Longboard, Scheurer dá as boas-vindas. “É muito legal, tem que renovar. Ficar na mesmice, sempre com as mesmas pessoas ganhando, pode até desanimar os outros atletas que estão vindo competir. Acho isso legal e sadio”. Todavia, ele não deixa de lado o desejo de mais um título. “Com certeza espero chegar ao tetracampeonato. Senão, eu nem estaria aqui”, conta Scheurer.
 
Outra decisão empolgante foi entre a turma com mais de 35 anos. Clóvis Magalhães, 38, virou o jogo em cima de Oswaldo Domingues, tirando o título da Master de suas mãos na última onda e nos minutos finais. “Eu pedi a Deus para que viesse uma onda e virar. Ela veio e dei troco no Badú, pois na primeira etapa, ele virou na última onda me tirando o título. Agora estamos empatados”, diz o morador de Santo André.
 
Um fato interessante é que os finalistas foram os mesmos da primeira etapa, mudando somente as duas primeiras posições. Com a vitória de Clóvis, Oswaldo ficou em segundo, seguido pelo seu irmão Eduardo Domingues em terceiro, e Luiz Bueno, em quarto. Tanto Clóvis como Oswaldo permaneceram no mar para mais uma final, a última do dia.
 
A categoria Open também teve outro novo nome na galeria dos campeões. Bruno Vaz, de São Bernardo do Campo, mostrou que o domingo era dele e de mais ninguém. Comparecendo na praia sem saber se poderia competir, ele garantiu sua participação graças à desistência de um atleta. Na primeira disputa, Vaz passou de fase na última onda, e por pouco, não ficou de fora do evento.
 
No round seguinte, o surfista de 24 anos, marcou a maior nota da competição. Em uma esquerda, ele deu três pauladas de backside e recebeu dos juízes 9 pontos, dos 10 possíveis. Sua sorte mais uma vez foi comprovada, pois nesta etapa teve a premiação da melhor onda e Bruno levou para casa uma roupa de borracha da marca FreeSurf Wetsuits como premiação.
 
Na final não poderia ser diferente. Na metade do tempo para o término da bateria, ele assume a liderança e mantém até o toque da sirene. “O mar está difícil e para quem viesse a onda, iria fazer os pontos para virar, pois todos surfam muito bem. Mas veio para mim e dei sorte”. Estreante no circuito, ele comemora. “Só tenho que parabenizar a organização e as empresas envolvidas. Hoje, tem muita cidade do litoral deixando de fazer seu circuito e nós do ABC temos o nosso”, finaliza Bruno.
 
Clóvis Magalhães saiu da água exausto depois de duas finais seguidas. “Não foi fácil porque trabalhar cinco dias seguidos e chegar no fim de semana para correr em duas categorias é bastante cansativo. Estava até dando câimbras nos braços, mas valeu a pena. Gosto muito de participar desse evento, é legal pra caramba”, afirma o supervisor de vendas, vice-campeão Open.
 
A terceira e última etapa acontece no dia 15 ou 16 de novembro. A competição é realizada somente em um dia, na praia do Tombo, no Guarujá (SP). Na quinta-feira que antecede o evento, é anunciada a data de acordo com as melhores condições do mar. Na ocasião, os campeões do circuito das quatro categorias do ABC tentarão a sorte mais uma vez nas ondas. Uma passagem aérea para o Peru (SP/Lima/SP) estará em jogo na disputa do super campeão.
 
Para obter mais informações, entre em contato pelos telefones (0xx11) 9527 7280 ou 7178-5050.

 

O Circuito Jungle Beach ABC Surf 08 conta com patrocínio da rede de lojas Jungle Beach Surf and Street. Apoio: Reef, Mormaii, Vibe, OkDok, Goofy, Superbanks, Allmada Surfboards, Australlian Grand Surfboards, BHS, Denis Surf, DPR, Waves.Terra, Fama Assessoria e Prefeitura do Guarujá. Realização e organização: Associação de Surf da Grande São Paulo, Associação de Surf do Guarujá, Federação Paulista de Surf, Event Tools Promoções e Eventos Ltda e Cultural B.
 
Resultados 


Open ABC

 

1 Bruno Vaz – São Bernardo do Campo
2 Clóvis Magalhães – Santo André
3 Robinson Silva – São Bernardo do Campo
4 Oswaldo Domingues – Santo André
 
Longboard ABC

 

1 Rodmilson Scheurer – São Bernardo do Campo
2 Daniel Jacques – Diadema
3 Glebson Siqueira – Santo André
4 Alan Gregory – São Bernardo do Campo
 
Feminino ABC

 

1 Roberta Costa – São Bernardo do Campo
2 Gabriela Rodrigues – São Bernardo do Campo
3 Débora Almeida – São Bernardo do Campo
4 Renata Murakami – Santo André
 
Master ABC

 

1 Clóvis Magalhães – Santo André
2 Oswaldo Domingues – Santo André
3 Eduardo Domingues – Santo André
4 Luiz Bueno – Santo Bernardo do Campo

 

Exit mobile version