Billabong Eco Festival

Buia orienta galera na Bahia

Billabong Eco Festival 2008, praia do Forte (BA)

Os corais da praia do Forte são aliados da população. Foto: Juninho.

Localizada a pouco menos de uma hora da capital baiana, a praia do Forte atrai turistas de todo o mundo com sua simpática vila, com diversas lojinhas e bares bem aconchegantes e por suas variadas ações ambientais, que envolvem além de turistas, toda comunidade.

 

O Billabong Surf Eco Festival que traz alguns dos maiores atletas do surf mundial para competirem a 17ª etapa do WQS – World Qualifying Series – Masculino e a 6ª do Feminino, ambos de nível cinco estrelas, se preocupou também em interagir e conscientizar surfistas, comunidade e turistas sobre os problemas ambientais e a importância de pequenos gestos para poupar a natureza de estragos sem volta.

 

No último domingo (15/6), o biólogo Cláudio Sampaio “Buia”, que faz parte da LIBA ? Liga Baiana para a Conservação dos Ambientes Recifais – palestrou sobre a importância de preservar os recifes de corais e como pequenas ações de hoje podem evitar um prejuízo incalculável para o planeta ao longo do tempo.

 

Respeitar as trilhas demarcadas pelos biólogos, não jogar lixo na praia e não usar nenhum tipo de creme no corpo ao entrar nesses recifes, são atitudes fundamentais para preservação da vida nestes locais.

 

Na palestra ?Recife de Coral, as Cidades do Mar?, Buia apresentou também, a importância da preservação dos recifes para os surfistas, que contam com a bancada de recifes para que as ondas quebrem com perfeição.

 

?As bancadas, além de serem fundamentais para o meio ambiente e surfistas, são também aliadas da população já que podem ser considerada fonte de emprego e renda, com a pesca e turismo, e produzem remédios que podem auxiliar em diversas doenças como a AIDS. Hoje basicamente todos os componentes existentes nos coquetéis para o HIV, por exemplo, são encontrados nos recifes?, afirma Buia.

 

O biólogo junto com sua equipe e comunidade, demarcou a trilha localizada em frente da Tenda Ambiental montada para o evento, que deve ser respeitada por surfistas e todo o público presente no Billabong Surf Eco Festival, a fim de evitar acidentes ambientais e físicos.

 

O Billabong Surf Eco Festival é uma realização da Dendê Produções e Axé Mix. Apresentação: Nova Schin. Patrocínio: Billabong, Petrobras, Governo do Estado da Bahia, Iberostar Bahia e Shopping Iguatemi. Colaboração: Uranus2, Rede Out Light, AL2, Mídia Bus, e Prefeitura de Mata de São João. Apoio: Nixon, Von Zipper e Kustom.

 

Exit mobile version