Busca por recorde reúne gerações

Tentativa de quebra de recorde mundial de permanência do maior número de surfistas numa mesma onda

Tentativa de quebra de recorde mundial de permanência do maior número de surfistas numa mesma onda. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Mais de 60 surfistas tentaram bater o recorde mundial de permanência numa mesma onda nesta sexta-feira (27/1) no Quebra-Mar, Santos (SP).

 

Foram três tentativas, com os 60 candidatos perfilados mesmo com as ondas não ajudando muito. Na última vez, 37 atletas conseguiram descer a mesma onda, porém ficando abaixo da marca atual, onde 42 surfistas droparam a mesma onda no Rio de Janeiro.

 

A ação fez parte da segunda edição do Santos Surf Festival, evento que promoveu a cultura do surf, e contou com várias gerações no mar e dois convidados ilustres como espectadores, os irmãos Thomas e Margot Rittscher, que junto com os saudosos Osmar Gonçalves e Jua Hafers, foram pioneiros do surf no Brasil na década de 30.

 

Entre os que tentaram a quebra do recorde estavam Picuruta Salazar, o carioca Eduardo Bagé, Renato Wanderley, Sérgio Gadelha entre outros surfistas da antiga, como Fábio Jacuí.

 

Apenas uma mulher esteve na tentativa, a francesa Maider Portilla, que mora em Biarritz e estava em Santos acompanhando o evento.

 

O vice-campeão, Eduardo Bagé, ficou em Santos mais um dia para participar da festa. ?Isso é voltar às raízes do surf, quando todos pegavam onda juntos por puro prazer?, comentou Bagé.

 

Os pioneiros gostaram do que viram. ?É formidável, um grande espetáculo e atitudes assim incentivam?, ressaltou Thomas, de 88 anos.

 

?O surf é fabuloso. Quando começamos nos anos 30 nunca pensei que algum dia chegaria a isso. Gosto de todos os esportes, mas o surf é especial. Requer todos os músculos e há essa harmonia com a natureza?, frisou Margot, que aos 90 anos de idade, exibe grande lucidez e forma física.

 

O 2o Santos Surf Festival teve o patrocínio de VI Fiberglass Foam e Sabesp, com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Turco Loco e a colaboração do Caderno de Esportes de A Tribuna. Incentivadores culturais: Silver Surf, Sthill, Rip Wave, Surf Store, Classic Longboards, Hot Water, Zampol e Hawaii Surf Point. Realização da Federação Paulista de Surf, com homologação da Associação Santos de Surf e divulgação da FMA Notícias.

Exit mobile version