Shaper da laje

Butiá projeta foguetes no Sul

0

Butiá projeta foguetes para tow-in em Jaguaruna (SC). Foto: Divulgação.

O Shaper Butiá da Star Lite, que fabrica pranchas de surf há 20 anos em Jaguaruna (SC), vem renovando cada vez mais seu conhecimento como shaper. Desta vez ele aplica suas técnicas para desenvolver pranchas de tow-in.

 

Para Butiá, as pranchas de tow-in são desenvolvidas através de uma nova concepção de design hidrodinâmico. Sendo que essas pranchas são utilizadas em condições de extrema velocidade e pressão, tendo um padrão bem diferente da pranchas normais.

 

Há dez anos atrás, para você surfar uma onda de 15 pés era necessário no mínimo uma prancha 8?0??.

 

Já com as grandes inovações do esporte, você surfa ondas de 30 pés com uma prancha 5?9??.

 

Enfim?, existe uma grande diferença que resulta em detalhes fundamentais para a segurança e performance no surf de ondas grandes.

 

No Brasil são poucos os shapers que tentam desenvolver pranchas de tow-in. Butiá é um dos grandes privilegiados, e obteve um grande conhecimento nesta área logo após a descoberta da onda na Laje da Jagua, que esta entre as melhores ondas para a prática da modalidade no Brasil.

 

No momento, o shaper desenvolve um trabalho em cima dos modelos das pranchas do campeão mundial de ondas grandes Rodrigo Resende, que estão entre as melhores pranchas de tow-in do país.

 

Alguns big riders brasileiros já testaram e aprovaram suas pranchas, entre eles João Capilé e Fabiano Tissot, grandes freqüentadores da onda de Jagaruna.