C&A patrocina etapas do SuperSurf

Perdigão e Evandro de Abreu, da Abril

#Depois de duas etapas realizadas em ótimas condições de mar e público, o circuito brasileiro profissional 2002, há dois anos batizado de SuperSurf, se consagrou como um evento sólido e de futuro promissor para o surf brasileiro.

A entrada da Abril Eventos na organização, junto com a ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), e da Volkswagen como principal patrocinador deram a credibilidade necessária para que o esporte ganhasse espaço e força em segmentos nunca antes explorados, aumentando também o interesse da grande imprensa, público e mídia em geral.

Com o prêmio extra oferecido pela montadora, uma picape Saveiro para o campeão brasileiro, aumentaram também as expectativas em relação ao futuro dos atletas, que hoje possuem o mais forte circuito nacional do mundo, tanto em prêmios quanto em nível técnico e equilíbrio entre competidores.

A grande novidade para o segundo semestre é a entrada da rede de lojas C&A como patrocinadora das próximas etapas do SuperSurf. Quem anuncia a nova parceria é Evandro Franco de Abreu, 36 anos, gerente de produto da Abril e principal responsável pela organização do SuperSurf. Ele é um dos maiores entusiastas pelo sucesso do circuito.

#?Acabamos de fechar com a Sun Coast, uma marca da C&A. Ela será a surfwear responsável pelo patrocínio das quatro últimas etapas do circuito 2002 e já demonstrou interesse em fechar o circuito para o ano que vem?, comemora.

Acostumado a trabalhar com eventos, Evandro tem larga experiência com o meio futebolístico, onde atuou na área de marketing esportivo cuidando de patrocínios entre jogadores e clubes. Porém, ao entrar para o meio do surf, ele ficou maravilhado com o ambiente de camaradagem e alto astral que envolve o esporte.

?Eu já havia trabalhado na Abril há alguns anos e eles me chamaram de novo para cuidar do departamento de eventos que acabara de ser criado. Queriam desenvolver um trabalho com algum esporte radical e, através de uma pesquisa, descobrimos que o surf era a melhor opção?, conta Evandro. ?A ABRASP também estava a procura de apoio e a parceria foi um processo natural.?

A etapa de abertura deste ano foi histórica, com uma vitória emocionante do carioca Marcelo Trekinho, estreante no circuito, em ondas épicas na praia de Maresias, em São Sebastião (SP). Depois foi a vez de a pitoresca cidade de Itacaré, na Bahia, receber o circo do surf profissional brasileiro.

#Com um grande potencial de ondas, a cidade, escolhida pelos próprios competidores, não negou fogo e a praia da Tiririca foi o palco de mais uma disputa de alto nível entre a elite nacional. No final deu Tânio Barreto, atual campeão do SuperSurf, que já começa a sonhar com a possibilidade do bi.

Para Roberto Perdigão, diretor executivo da ABRASP, o circuito brasileiro atingiu a maturidade com a implantação do SuperSurf. ?Hoje temos um circuito extremamente forte e competitivo, com a mais alta premiação em âmbito nacional do mundo. Com uma divulgação mais ampla, o surf tem tudo para se tornar um esporte de interesse geral no país?, acredita.

Segundo Perdigão, o calendário também é fundamental para o desenvolvimento do SuperSurf. ?A escolha de lugares que abrigam boas ondas ajuda na motivação dos atletas e no interesse do público e mídia. A organização da Abril também tem sido impecável e estamos caminhando para a profissionalização definitiva do surf.?

#Para ele, a conseqüência natural deste processo é a abertura do mercado e a entrada de grandes empresas no patrocínio de eventos e circuitos. Perdigão cita o exemplo da Petrobras, que confirmou o patrocínio da etapa de abertura da perna brasileira do WQS, duas do Circuito Brasileiro de Longboard e três do ABRASP Super Trials Feminino, com um total de mais de R$ 100 mil em prêmios.

Porém, para que isso aconteça num período de curto prazo, é fundamental a exposição do produto na mídia. Após uma tentativa frustrada com a Rede Bandeirantes no primeiro ano, o programa do SuperSurf na TV está sendo transmitido pela MTV. Apesar de se tratar de um canal jovem, com linguagem atual, não possui vínculos diretos com o esporte, o que certamente é desfavorável para uma maior divulgação do circuito.

?O SuperSurf é um produto criado para um cliente especial, a Abril. A MTV, por pertencer ao grupo Abril, tornou viável a transmissão do programa, mas nada impede que ele seja veiculado em outros canais, como ESPN Brasil, Sportv ou mesmo canais abertos de grande penetração?, anuncia Perdigão. ?Estamos interagindo com o mercado para que o surf alcance este nível de visibilidade.?

#Em 2002 o circuito entrou no terceiro e decisivo ano, já que se consolidou como produto, mas ainda não atingiu o ápice em termos comerciais, e o contrato com a Abril acaba no final do ano. Porém, todos estão confiantes e acreditando na renovação. ?Hoje o SuperSurf é um produto forte. As pessoas me ligam para saber o que fazer para ter o evento na sua cidade?, diz Evandro.

?Mesmo assim, ele precisa se pagar, dar lucro para a Abril. Eu acredito que a renovação do contrato será feita, já iniciamos as negociações, mas temos que esperar o momento certo para dizer algo mais concreto?, conclui.

Mas Evandro acha que o surf atingirá seu grande momento como esporte de massa quando tivermos um campeão mundial. ?Precisamos investir na formação de ídolos no esporte. Esse é o caminho para alcançarmos o grande público?, encerra Abreu.

*Colaborou: Ader Oliveira.

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