Cabo Frio consagra Krisna e Suelen

0

Krisna de Souza manobra na praia do Foguete, Cabo Frio (RJ). Foto: Rick Werneck / Divulgação Petrobras.
A última etapa do Circuito Petrobras de Surfe Feminino, disputada neste domingo na Praia do Foguete, Cabo Frio (RJ), consagrou a potiguar Krisna de Souza e a paulista Suelen Naraísa.

 

Ao terminar em quinto lugar, Krisna assegurou o título da Divisão de Acesso nacional, enquanto Suelen venceu a etapa e ficou com o primeiro lugar do ranking do Circuito Petrobras, o que lhe valeu uma passagem para a Austrália.

 

A vitória em Cabo Frio anda rendeu o prêmio de R$ 6 mil para Suelen, que na final deixou a pernambucana Monik Santos, de apenas 15 anos, em segundo, seguida pela potiguar Alcione Silva e pela paulista Claudinha Gonçalves.

 

Suelen Naraísa comemora dupla vitória em Cabo Frio. Foto: Rick Werneck / Divulgação Petrobras.
Dois títulos estavam em jogo nas ondas de Cabo Frio: o da Divisão de Acesso, também chamada de Brasil Tour, e o do Circuito Petrobras.

 

O primeiro contou com quatro etapas, entre elas as três do Circuito Petrobras, que tem um ranking à parte, somente para estas três provas. E Suelen foi a grande protagonista do domingo.

 

Com a eliminação na primeira semifinal, Krisna podia ser superada ainda por Bruna Schmitz e Juliana Quint. Claudinha Gonçalves venceu a bateria e Suelen, na última onda, tirou o segundo lugar e a vaga na final de Juliana.

 

Festa na areia para Krisna, que terminou a temporada com 3.635, com Suelen aparecendo em segundo com 3.583. A carioca Taís de Almeida e  a paranaense   Bruna Shmidtz, com 3.315 dividem o terceiro lugar.

 

?Estou muito feliz com o título brasileiro e tenho certeza de que entrarei a próxima temporada ainda mais motivada?, disse Krisna, que até aquele momento liderava também o ranking da Petrobras.

 

Porém, com a vitória na final, Suelen, que não estava entre as 15 primeiras colocadas no ranking, deu um pulo e subiu para primeiro lugar, superando Krisna. Nas três etapas do Circuito Petrobras, a paulista somou 3.055 pontos, contra 2.830 da potiguar.

 

?Nossa nem acredito, como estou feliz?, disse Suelen, com os olhos cheios de água. ?Tive um ano difícil e vim para Cabo Frio determinada a fechar a temporada com chave de ouro, como ano passado. Dedico este título à minha mãe, Eliane. Quando eu saí de casa, disse a ela que lhe levaria um presente. Ela disse que queria o título. Esse é para ela?.

 

A etapa de Cabo Frio confirmou o surgimento de uma nova geração talento. Além de Bruninha, de 16 anos, quatro nomes surgem fortes no cenário nacional: As paulistas Camila Cássia e Natali Paola, que disputaram três finais nas categorias amadoras, Monik Santos, que fez a final entre as profissionais e na open, e a paranaense Nathalie Martins, de 16 anos, com a participação em duas finais (mirim e Junior), vitória na open e dois títulos do Circuito Petrobras, open e mirim.

 

Natahlie ainda foi eleita pelas demais competidoras a atleta mais radical e revelação da etapa.

 

No longboard, a paulista radicada em Santa Catarina confirmou no favoritismo e manteve sua invencibilidade no ano, vencendo mais uma etapa e ratificando o seu terceiro título brasileiro seguido.


Além de indicar a campeã da Divisão de Acesso, o ranking da Brasil Tour aponta as oito que atletas que se juntarão às 14 melhores do SuperSurf 2006 para formar a elite nacional de 2007.

 

Após a quarta etapa, as últimas vagas ficaram com Bruninha, Krisna, Camila Amarante, Viviane Maria, Bruna Queiros, Sueleen Ferreira, Brenda Rodrigues e Alessandra Vieira.

 

A última etapa definiu ainda as dez meninas que participarão do Festival Petrobras de Surfe, mês que vem, no Rio, juntamente com os dez primeiros do ranking da Seletiva Petrobras e do Petrobras Longboard Classic.

 

##

 

Pódio da categoria Profissional. Foto: Rick Werneck / Divulgação Petrobras.
Resultados

 

Profissional

 

1 Suelen Naraísa (SP)
2 Monik Santos (PE)
3 Alcione Silva (RN)
4 Cláudia Gonçalves (SP)

 

Longboard

 

1 Karina Abras (SC)
2 Mainá Thompson (RJ)
3 Aline Chaves (BA)
4 Mariana Vaz (RJ)

 

Bruna Schmitz, quarta colocada na divisão de Acesso. Foto: Rick Werneck / Divulgação Petrobras.
Campeã do Circuito Petrobras Karina Abras

 

Open

 

1 Nathalie Martins (PR)
2 Monik Santos (PE)
3 Camila Cássia (SP)
4 Natali Paola (SP)

Campeã do Circuito Petrobras Nathalie Martins

 

Júnior

 

1 Gabriela Bredas (RJ)
2 Camila Cássia (SP)
3 Mariana Vaz (RJ)
4 Natali Paola

Campeã do Circuito Petrobras Camila Cássia

 

Mirim

 

1 Camila Cássia
2 Nathalie Martins (PR)
3 Natali Paola (SP)
4 Michelle dês Bouillons (RJ)

Campeã do Circuito Petrobras Nathalie Martins

 

Grommets

 

1 Wendy Guimarães (RJ)
2 Bárbara Segato (ES)
3 Tábata dos Santos (RJ)
4 Luara Thompson (RJ)

Campeã do Circuito Petrobras Bárbara Segato

 

Ranking Petrobras ? classificadas para o Festival Petrobras de Surfe

 

1 Suelen Naraísa (SP), 3055
2 Krisna de Souza (RN), 2830
3 Alcione Silva (RN), 2580
4 Taís de Almeida RJ), 2510
5 Cláudia Gonçalves (SP), 2505
6 Monik Santos (PE), 2480
7 Bruna Schmitz (PR), 2450
8 Juliana Quint (SC), 2420
9 Nathalie Martins (PR), 2225
10 Tita Tavares  (CE), 1970

 

Ranking Divisão de Acesso

 

1 Krisna de Souza, 3.635
2 Suelen Naraísa, 3.583
3 Taís de Almeida, 3.315
4 Bruna Schmidtz 3.315
5 Alcione Silva, 3.140
6 Cláudia Gonçalves, 3.088
7 Juliana Quint, 3075
8 Monik Santos, 2990
9 Nathalie Martins, 2838
10 Juliana Guimarães (RJ) 2535