Caio Faria vence categoria Júnior na abertura do Lui Lui Guarujaense 2006. Foto: Ivan Storti. |
Com sol e calor, a praia esteve lotada para acompanhar as finais das oito categorias, nas ondas de meio metro. A decisão mais acirrada foi exatamente a última, na categoria Open.
Rodrigo Silva venceu Leandro Santos por uma diferença de apenas um décimo. Na Júnior, Caio Faria levou a melhor. Entre os mirins, quem comemorou foi Kalani Silva, que vem despontando como uma das novas promessas guarujaenses.
Rodrigo Silva fica com o título na Open. Foto: Ivan Storti. |
Na Iniciante, o sorridente Wesley Santos, de Peruíbe, foi o vencedor, mantendo a sequência de bons resultados no campeonato (foi campeão petit em 2005).
Vitor Bernardo e Edgar Groggia protagonizaram duas disputas fortes nas categorias de base. A Estreante foi vencida por Vitor, mas depois Edgar deu o troco na Petit.
Nos pranchões, Danilo Rodrigo, atual líder do ranking brasileiro profissional, confirmou o favoritismo e na Feminina, a ubatubense Luana Coutinho, bicampeã paulista, foi a vencedora.
?Mesmo com as ondas pequenas, conseguimos, novamente, um evento de sucesso, com alto nível técnico. E ainda comemoramos a notícia dada pelo prefeito Farid Madi e pelo secretário de Governo, Antonio Addis Filho de que o surf fará parte dos Jogos Regionais de 2007, quando Guarujá será a sede?, vibrou o presidente da Associação de Surf de Guarujá, Ricardo Simonian, o Roley.
A primeira final no mar foi a mirim (até 16 anos) e Kalani Silva ficou na frente o tempo todo. Caio Ibelli radicalizou com um aéreo rodando de back side e chegou perto, com a melhor nota da bateria, 6,5. Nos segundos finais Wesley Moraes tentou reverter o resultado, garantindo emoção até o término da bateria.
Kalani venceu Caio por uma diferença de 35 centésimos ? 10,25 a 9,90 e Wesley veio logo atrás, com 9,30 pontos. Marcel Calixto completou o pódio. ?Foi muito bom vencer esse campeonato. Agora é esperar pelas próximas etapas?, disse o vencedor, de 16 anos e que trocou o futebol pelas ondas. ?Eu surfava desde pequeno, mas há dois anos que comecei a competir?, contou.
Clique aqui para ver galeria de fotos da primeira etapa
##
Wesley Santos leva a melhor na Iniciante. Foto: Ivan Storti. |
A bertioguense Juciele Rodrigues saiu na frente, mas Luana, atual bicampeã estadual e líder este ano, virou antes mesmo do meio da final.
?Doeu muito, mas deu para aguentar e o melhor, vencer?, disse a surfista de 17 anos. Duas competidoras da nova geração guarujaense completaram a final: Kaena Brandi foi a 3ª colocada, seguida de Vitória Tebet.
Luana Coutinho, campeã entre as meninas. Foto: Ivan Storti. |
Wesley Santos ficou em 3º lugar, com Devid Silva na sequência. Pedro Muttaner, outro talento de Peruíbe, foi o 5º colocado e Vitor Mendes, o Vitão, ficou com a 6ª posição.
Nos pranchões, Danilo abriu com um 6,75 e liderou toda a disputa. ?É super importante competir no circuito municipal, perto da torcida, onde comecei”, conta Danilo, 21 anos.
“Não tinha muita onda, mas quem é competidor tem de estar preparado para surfar em mar pequeno ou com onda de 4 metros?, conclui o atleta, que pratica o longboard desde os 12 anos. Murilo Graciola foi o vice-campeão, seguido do sebastianense Carlos Bahia, atual campeão do Circuito, e Gilmar Teixeira, de Peruíbe.
A final da categoria Júnior (limite de 18 anos) foi dominada por Caio Faria. ?Quero buscar este título. Em 2004 fiquei perto e agora que sai na frente espero administrar essa liderança?, afirma o surfista de 17 anos. Alex Ribeiro, de Praia Grande, terminou na 2ª posição, seguido de Marcelo Santos e Emerson Silva.
Depois, foi a vez da petit entrar no mar. Os pequenos surfistas com até 10 anos de idade mostraram atitude e novamente houve a disputa entre Edgar Groggia e Vitor Bernardo. Desta vez, o resultado se inverteu e Edgar comemorou o 1º lugar. ?Batalhei na outra também, mas agora deu?, disse o surfista de 9 anos, que aprendeu a surfar aos 3. Vitor ficou em 2º lugar e Léo Guimarães, de Peruíbe, foi o 3º colocado. Pedro Muttaner também em outra final, ficou na 4ª colocação.
Clique aqui para ver galeria de fotos da primeira etapa
##
Edgar Groggia sobe ao topo do pódio na Petit. Foto: Ivan Storti. |
Iara se destaca – Hebert Moreno, iniciando em campeonatos, ficou na 5ª posição. Junto dos cinco meninos, Iara Assis Stella, de São Bernardo do Campo, se destacou.
A surfista de 10 anos é de São Bernardo do Campo e treina na Escolinha Surfistas para Sempre, na praia de Pernambuco, com o professor Eduardo Silveira, o Alemão.
?Sempre que venho para Guarujá, eu treino. Comecei por causa de uma amiga. Eu faço capoeira e ela queria aprender, então pedi para ela me ensinar a surfar?, contou a desinibida atleta.
Vitor Bernardo fatura categoria Estreante. Foto: Ivan Storti. |
A nova geração continuou em evidência com a final Iniciante (até 12 anos). Numa final com três surfistas de Peruíbe, Wesley Santos foi o vencedor. Pedro Coffers terminou na segunda colocação, seguido pelo único guarujaense da bateria, Antônio Barros, e Thiago Guimarães.
?Não deu para vencer na estreantes, que é a minha categoria, mas foi na iniciantes?, disse o sempre sorridente Wesley. O evento foi encerrado com a open. E o público conferiu grandes atuações. Leandro Santos saiu na frente e Rodrigo Silva tirou a melhor nota da bateria, 7 pontos, e depois um 4,75, suficiente para virar.
A disputa seguiu acirrada até o final e o experiente Paulo Matos, de 42 anos, também estava na briga. Mas quem tinha mais chances era Leandro que precisava de 5,51 e no último minuto tirou 5,40, perdendo a vitória por apenas um décimo.
Super campeão em 2002, Rodrigo ficou afastado das competições por um tempo e está de volta. ?Estou sem patrocínio e fica difícil viajar para fora da Cidade. Trabalho numa serralheria e não posso treinar sempre. Essa vitória me animou muito?, comentou Rodrigo, 25 anos, também conhecido como Fuinha, que teve a torcida especial de seu pai, Pedro Silva. ?Ele passa a maior vibração. Sempre foi assim e me ajuda muito?, elogiou o vencedor, também dono da melhor nota do evento, 7,5 pontos.
Paulo Matos, primeiro campeão brasileiro profissional da Abrasp, em 1987, terminou em 3º lugar, e Magno Pacheco foi o 4º colocado. O Lui Lui Guarujaense terá três etapas. A próxima será realizada nos dias 19 e 20 de agosto na Praia de Pitangueiras, e a final novamente no Tombo, no dias 4 e 5 de novembro. Nessa disputa também será conhecido o ?super campeão?, um incentivo extra, entre todos os campeões do Circuito, valendo uma moto zero km.
O Lui Lui Guarujaense de Surf Amador 2006 tem o patrocínio da Central Surf, Tent Beach, Kyw, Overboard e M.Brasil. Apoio da Prefeitura Municipal de Guarujá, através da Secretaria de Esportes e Lazer, Neco Carbone Longboard, Helio Coconut Hot Wave, RD Surfboards, Flex Academia, BHS, VI Fiberglass e FMA Notícias. Organização da Associação de Surf de Guarujá, com supervisão da Federação Paulista de Surf.
Clique aqui para ver galeria de fotos da primeira etapa