King of the Groms

Caio Ibelli comanda o ataque

Caio Ibelli, Quiksilver King of The Groms 2009, Itamambuca, Ubatuba (SP)

Caio Ibelli busca o lip de Itamambuca. Foto: Renato Boulos.

O paulista Caio Ibelli foi o grande destaque do primeiro dia de competições da segunda etapa do Quilksilver King of The Groms que rola na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para assistir as entrevistas

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

A competição reúne grandes nomes do surf brasileiro com até 16 anos e vale uma vaga para a decisão mundial do evento, em Hossegor, França.

 

O maior adversário da molecada foi o mar e sua difícil arrebentação a

Jessé Mendes trabalha forte de backside. Foto: Renato Boulos.

ser ultrapassada. As ondas bombaram forte no pico e séries com cerca de 2 metros quebraram com formação regular, portanto a escolha de ondas foi fundamental para se dar bem.

 

Na quarta bateria das oitavas-de-final os paulistas Caio Ibelli e Gabriel Adisaka travaram um verdadeiro duelo. Os dois atletas encontraram ondas abrindo e com bom tamanho para darem um show de manobras.

 

O ubatubense Gabriel pegou a melhor onda do dia, que lhe valeu 8.50 e colocou fogo nas disputas. Na sequência o guarujaense Caio Ibelli pegou uma bela direita e mandou quatro fortes manobras para arrancar 7.50.

 

Em sua outra nota, Gabriel obteve apenas 4.20 pontos, que não foram suficientes para deter o instigado Caio Ibelli, que armou seu ataque em outra boa direita com batidas e rasgadas que lhe renderam 6.00 pontos e o passaporte às quartas-de-final.

 

No mesmo confronto tivemos a melhor nota e o melhor somatório do dia vindos de atletas diferentes, além de um nível de surf bem superior aos outros, porém vence quem tem faz a melhor soma e Caio Ibelli é quem avança. Placar final: 13.50 a 12.90.

 

Defensor do título brasileiro do King of The Groms e quinto lugar no mundial, o paranaense Victor Valentim também fez boa estréia na prova e garantiu sua vaga nas quartas-de-final ao derrotar sem dificuldades o jovem paulista Ygor Moraes por 10.25 a 3.00.

 

O paulista Jessé Mendes também avançou sem dificuldades às quartas ao vencer seu conterrâneo Lucas Santos por 11.75 a 4.50. Apesar da formação das ondas não ter sido das melhores durante esta bateria, Jessé encontrou espaço para algumas fortes e expressivas manobras.

 

Com muita garra e determinação, o cearense Anderson Rodrigues levou a melhor sobre o carioca Thiago Barcellos por 9.75 a 6.50. Anderson brigou forte para vencer e buscou as ondas durante todo o tempo. Outra batalha que o talentoso cearense enfrenta é a falta de patrocínio para continuar competindo.

 

O capixaba Rafael Teixeira se deu bem e avançou com vitória sobre o paulista Sidney Guimarães, que cometeu uma interferência e foi derrotado por 9.45 a 6.00.

 

Filho do bicampeão brasileiro profissional Ricardo Toledo, Filipe Toledo venceu a última bateria do dia em cima do seu amigo e também local Arthur Aguiar. Os dois mostraram bom conhecimento do pico e se atiraram nas maiores da série, porém Filipinho levou a melhor e venceu por 9.25 a 7.10.

 

##

 

Gabriel Adisaka pega melhor onda mas acaba eliminado. Foto: Renato Boulos.

Devido à dificuldade que a arrebentação oferecia neste confronto, a cada onda surfada os atletas tiveram que sair da água e correr para o canal no canto direito que facilitava a travessia.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para assistir as entrevistas

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Ao contrário da maioria dos campeonatos para atletas desta idade, a partir das oitavas-de-final os confrontos acontecem no formato homem-a-homem, assim como em grande parte das competições profissionais, fato que estimula os competidores a trabalharem melhor sua estratégia dentro d´água e os prepara para a profissionalização.

 

Filipe Toledo avança em casa. Foto: Renato Boulos.

Quem faturou a primeira etapa do King of The Groms no Arpoador (RJ) foi o paulista Gabriel Medina, que já garantiu sua passagem para a França e não participa desta etapa.

 

Para este domingo (31/5), as previsões indicam que o mar deve baixar um pouco em Itamambuca, porém as formação das ondas deve melhorar para o início das quartas-de-final.

 

Confira mais fotos e entrevistas em nossas próximas atualizações.

 

Segunda etapa do Quiksilver King of The Groms 2009

 

Quartas-de-final

 

1 Victor Valentim (PR) x Matheus Faria (RJ)
2 Daniel Munhoz (RJ) x Caio Ibelli (SP)
3 Anderson Rodrigues (CE) x Jessé Mendes (SP)
4 Rafael Teixeira (ES) x Filipe Toledo (SP)

 

Oitavas-de-final

 

1 Victor Valentim (PR) 10.25 x Ygor Moraes (SP) 3.00
2 Matheus Faria (RJ) 7.25 x João Paulo Zampieri (RJ) 5.25
3 Daniel Munhoz(RJ) 7.70 x Yagê Araújo (BA) 7.40
4 Caio Ibelli (SP) 13.50 x Gabriel Adisaka (SP) 12.90
5 Anderson Rodrigues (CE) 9.75 x Thiago Barcellos (RJ) 6.50
6 Jessé Mendes (SP) 11.75 x Lucas Santos (SP) 4.50
7 Rafael Teixeira (ES) 9.45 x Sidney Guimarães (SP) 6.00
8 Filipe Toledo (SP) 9.25 x Arthur Aguiar (SP) 7.10

 

Primeira fase

 

1 Victor Valentim (PR) 9.00, João Paulo Zampieri (RJ) 5.90 e Rodrigo Cardoso (ES) W.O.
2 Matheus Faria (RJ) 7.00, Ygor Moraes (SP) 3.75 e Bryan Franco (SP) 3.50
3 Yagê Araújo (BA) 10.75, Gabriel Adisaka (SP) 9.10, Pedro Fernandes (RJ) 6.90 e Paulo Andrade (RJ) 5.75
4 Caio Ibelli (SP) 2.00 e Daniel Munhoz (RJ) 1.00
5 Anderson Rodrigues (CE) 7.75, Jessé Mendes (SP) 7.40 e Samuel Igo (PB) 6.25
6 Lucas Santos (SP) 10.75, Thiago Barcellos (RJ) 6.00 e João Marcos (PR) 4.85
7 Rafael Teixeira (ES) 9.10, Filipe Toledo (SP) 7.50, Carlos André (SP) 5.00 e Renan Castro (SP) 3.35
8 Arthur Aguiar (SP) 10.75, Sidney Guimarães (SP) 10.75 e Guilherme Carvalho (AL) 2.75

 

Exit mobile version